sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Final Turn! TCG

Olá! Bem vindo ao Final Turn TCG! Este é um blog sobre jogos, principalmente "card games" e "game design theory". Mais especificamente Cardfight! Vanguard. O objetivo principal deste blog é funcionar como um diario dos meus estudos, teorias e experiências com jogos de forma geral, por isso é muito provavel que os posts acabem virando uma bagunça e eu mude completamente de tema no meio deles. Como a ideia é organizar meus pensamentos, vou tentar ser organizado e se por acaso essas informações ajudarem mais pessoas seria melhor ainda.

E vamos ao primeiro post!


Acho que seria válido começar explicando sobre a relação Designer-Player. Apesar do criador de jogos sempre visar o melhor para os jogadores e pensar nas formas mais criativas e interessantes de chamar a atenção e precisar acima de tudo da aprovação deles, o jogador também é o maior inimigo do game designer. Afinal todo jogos tem um vencedor e todo jogador quer vencer, e sempre vai existir os jogadores que vão procurar todo tipo de oportunidade para ganhar vantagem durante uma partida. Isso torna o trabalho do autor extremamente árduo e cansativo porque se ele quer que todos os recursos que ele pensou tanto sejam utilizados durante o jogo, eles precisam manter um equilibrio. O jogo inteiro precisa manter um certo equilibrio.

Enquanto o criador tenta manter um equilibrio, o jogador vai sempre procurar o desequilibrio de forma que isso traga benefícios para ele. Mas não é só isso, o criador tem um segundo problema que é dar as ferramentas para que esse desequilibrio seja criado. Em um jogo equilibrado demais, os jogadores acabam perdendo o interesse por não gerar muito desafio.

A grande dificuldade do game designer acaba sendo prever todas as possiveis jogadas para que esse equilibrio não seja muito grande. Mas enquanto a criação é feito por uma pessoa ou por uma equipe, a quantidade de jogadores procurando falhas é absurdamente maior e fatalmente surgirão falhas que precisarão ser arrumadas.

Por isso, um game designer deve sempre estar ciente que terá que fazer correções. E um jogador tem que aceitar que as mudanças que ocorrem em todos os jogos colecionaveis, atualizaveis ou com expansões sempre visam uma evolução saudável e mais interessante para o jogo.

Nos proximos posts tratarei sobre Vanguard e sobre a minha opinião com relação a cada clan.

2 comentários:

  1. Eu gosto muito dos seus posts, ajudaram muiiito na hora de decidir, e organizar meu clan...
    todo dia acesso o blog, e os videos dos campeonatos sao legais, vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado! =D
      Vou continuar me esforçando para fazer um bom trabalho =D

      Excluir