quinta-feira, 6 de junho de 2013

Tendência de Jogo: Chuva de Críticos

Pratimente todos os decks competitivos do jogo usam pelo menos 8 critical triggers e nenhum stand. Hoje vamos ver alguns pontos sobre os porquês dessa tendência de jogo que aparentemente anda dando ótimos resultados.



Para não se prolongar muito falando sobre cada tipo de trigger, os motivos para se usar 4 draws e 4 heals são por estes serem os triggers defensivos. Num deck equilibrado é interessante que metade dos triggers seja defensiva e metade seja ofensiva. Não tem problema usar mais triggers ofensivos ou defensivo dependendo da proposta do deck ou do estilo de jogo. Mas o padrão é meio a meio.

Os motivos de não misturar stands e criticos é a proposta de jogo que cada trigger dá. Ao jogar com stands, ataca-se antes com uma coluna lateral para poder aplicar o efeito do stand, mas caso um outro trigger seja checa, só existe uma coluna lateral para receber os boosts e dependendo a força dessa coluna e da força das units do oponente, esse boost pode não forçar nenhuma carta a mais. Por isso, atacar com o vanguard primeiro dá mais veratilidade e mais opções de jogada com os triggers.

Para os stands serem melhor aproveitados a melhor opção seria usar usar 16 stands ou apenas stands de trigger ofensivo e aceitar que os boosts dos triggers defensivos possivelmente não serão bem aproveitados. Na maioria das situações, os stands não possuem muita sinergia com os Crits, Draws e Heals. Por isso acabam não sendo usados.

Outro ponto importante é que o que ganha jogo é dano e enquanto os stands podem dar um dano extra, os criticos dão um dano extra. Os stands dão ao oponente a opção de escolha entre defender ou não e sempre que a jogada dá o poder de escolha ao oponente, ele vai tomar a opção menos prejudicial para ele mesmo.

O stand também ajuda a controlar o jogo e torna o jogo lento, um jogo lento dá tempo do oponente se recuperar e virar o jogo. o crítico ajuda a ganhar rápido e não dá tempo para o oponente recuperar a desvantagem. Para isso não acontecer stands precisam ser combinados com efeiton 'on hit' para dar mais vantagen e forçar mais e mais shield.

Falando em ganhar rápido, com o lançamento de novas cartas e mais suportes para todos os clans, anda ficando cada vez mais comum ver builds com 10 ou 12 criticos. Um deck que abusa dos criticos tem grandes chances de transformar cada hit em 2 danos. Isso coloca o oponente sob uma pressão enorme. Ele precisa defender o ataque do vanguard para não ter uma desvantagem muito grande, mas uma coluna de 21k recebendo crit + boost também força muito shield. Pouquíssimos decks consegue aguentar uma sequência de turno sob esse tipo de pressão.



Eu particulermente gosto do stand e do critico e não sou muito fã dos draws. Recentemente, o campeão do Stand Up Chalenge National, dos EUA foi um Kagero Full Stand com 6 Draws (Escreverei sobre esse deck logo). Será que a tendencia está mudando ou foi só 1 golpe de sorte? Com o tempo descbriremos...

8 comentários:

  1. Fiquei ansioso pra ver esse Deck Kagero q vc citou,pra mim a questão de trigger depende mt do Deck,builds como a de Gold Rutile,Enigma Rain,The End(essa combina com tudo) e a break ride do nova grappler se dão mt bem com os stands,mas acho q nem uma build narukami por exemplo,q tem como foco acabar com os recursos e usar seus ataques devastadores pra finalizar já combinam mais com criticos,pois o oponente ficara com medo de levar os dois danos e na pressão por estar sem recursos

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    1. Concordo, Spike Brothers é outro deck que stands não combinam muito. Amanhã eu posto o review sobre este kagero full stand =]

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    2. alias ñ combina nada,muitas vzs nem teria oq levantar,acho q o bermuda tbm ñ pelos efeitos de voltar cartas pra mão q nem o do trial deck do ott

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    3. Bermuda eu acho que até combina com stand dependendo da build. A Riviere tem um efeito 'on hit' que o oponente tenta evitar que acerte, e a mecanica da Raindear ger ataques adicionais e jogo com muitas RG com efeitos 'on hit'

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    4. me referi as q voltam cartas pra mão apenas

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    5. Ah sim, Lena principalmente, não tem nenhuma sinergia com stands ^^

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  2. Virar tendência... Estou vendo já o pessoal entupindo de stand os decks... Igual quando começaram as primeiras listas de 8 ou 12 críticos... Se saísse um deck com 1 critico 1 stand e 6 draws, o pessoal ia usar igual... Os únicos que merecem méritos são esses campeões... Cagada ou não são eles que montam essas builds antes de qualquer coisa... O deck por ser o mais tool box possível. Topou, sempre tem gente pra copiar...

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    1. Exatamente ^^"
      Tds os triggers são equilibrados, todos os clans também, o que desequilibra são os próprios players.
      Acho que existem deck e build faceis de jogar que qualquer player pode ganhar. Mas também existem deck mais complicados de jogar que usados da forma correta fazem muito mais estrago.
      Meu desafio pessoal ultimamente é encontrar a melhor forma de jogar com Megacolony ^^"

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