quinta-feira, 28 de março de 2013

Decks Campeões: Pale Moon

Este clan chegou muito longe na Ingleterra e no continental europeu com o mesmo player. Suas Builds nos dois torneios tinham pequenas variações mas a ideia era a mesma. Lembrando que algumas builds ganharam mais de um torneio e possuem suas diferenças, por isso a quantidade de cada carta é apenas uma reverência:

Pale Moon - Luquier


4x Silver Thorn Dragon Tamer, Luquier
3x Midnight Invader


4x Crimson Beast Tamer
4x Barking Cerberus
2x Fire Breeze, Carrie
2x Dancing Princess of the Night Sky


4x Hades Hypnotist
3x Skull Juggler
4x Turquoise Beast Tamer
3x Purple Trapezist


2x Dynamite Juggler
4x Poison Juggler
4x Rainbow Magician
2x Flyer Flyer
4x Popcorn Boy
1x Girl Who Crossed the Gap

Gameplay:
Essa build joga de uma forma bem simples, usa units muito fortes para alcança facilmente 20~21k nas colunas laterais, usando os efeitos do clan faz a Luquier ultra passar os 21k com frequencia e usando o limit break da Luquier no final do jogo, quando os jogadores começam a ficar sem recursos, faz uma jogada +4 e ganha 12~15k de boost para o vanguard. Finalizando a partida. O deck paga dois counter blasts durante o começo e meio do jogo no máximo. Um com a Starter para bustar um boost mais forte que foi usado para dar ride ou entrou na soul por soul charge. E outro com a Dancing Princess para mandar uma Crimson Beast Tamer para a soul, transformando todas as Turquoise Beast tamers em boosts de 9k e todas as outras crimson em beaters de 11k. Um desses custos podem não precisar ser pagos caso a Crimson entre na soul com efeitos de soul charge ou se tornano vanguard no turno 2. Assim como o custo da Starer pode ser subtituido pelo efeito de uma Purple Trapezist. Isso significa que na pior das Hipóteses o deck ainda possui 3 counter blasts para seus efeitos, que é o custo da Luquier para trazer até 4 units para a mesa. A Fire Breeze, Carrie está no deck para gerar pressão, não necessariamente para ativar seu efeito, mas se a Crimson Beast Tamer entrar na soul sem usar CB ou por condições do jogo o Midnight Invader se tornar o Vangaurd, Carrie eventualmente ativará seu efeito de draw. Pale Moon é um deck dependente de algumas condições para forma seus combos, e essas condições se baseiam em conseguir as cartas certas para colocar as cartas certas na soul. Por isso os triggers são balanceados entre draw e críttico. Usando umas quantidade um pouco maior de draws o jogador aumenta as chances de comprar as cartas do combo.

Pale Moon é, entre os clan menores, um dos que mais tem variações. Também um é clan que não possui muitas previsões de lançamento no futuro. Provavelmente não será um clan visado na terceira temporada, dando espaço para os clans com pouco suporte.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Torney Report: 1o Box Tornament Curitiba

Este é o primeiro de muitos torneios a serem divulgados neste blog realizado neste último sábado, dia 23 de Março, na Jungle lan house, aqui em Curitiba. Foi um torneio para 16 participantes, eliminatória em melhor de 3. O campeão ganhou uma box de BT05. Houve uma variação muito interessante de decks, 14 builds diferentes, de 11 clans entre os 16 participantes. As fotos do torneio estão perdidas no celular de alguns dos participantes, assim que eu conseguí-las atualizarei este post:



Clan Breakdown:

O torneio teve muitas partidas cheias de tensão e também partidas engraçadas. Com direito a desejos de feliz pascoa do campeão com deck de Pelinore ¬¬'. O interessante de eliminatória é que nenhum jogador se permite errar, a disputa fica mais intensa e a competitividade aumenta. Claro que também existem aqueles problemas, jogadores acabam sendo eliminados por causa de zica. Não conseguindo nem ao menos alcançar o G3. Num geral o torneio foi um sucesso, tudo foi bem organizado e ocorreu sem grandes contra-tempos. Já estamos preparando os próximos!

terça-feira, 26 de março de 2013

Deck Campeões: Granblue

Grandblue é um clan com poucas variações, só recebeu um grande volume de suporte duas vezes no jogo e a cada vez teve apenas um boss, Basskirk e Cocytus. O Basskirk é uma carta que que está se tornando ultrapassada, assim como a grande maioria dos megablasters, então no momento temos apenas a build do Cocytus, que inclusive ganhou um regional em Los Angeles no ano passado. Sempre é bom lembrar que algumas builds ganharam mais de um torneio e possuem suas leves variações, por isso a quantidade de cada carta é apenas uma reverência:

Granblue Cocytus:


4x Ice Prison Necromancer, Cocytus
3x Deadly Swordmaster/God-eating Zombie Shark


4x Ruin Shade
2x Skeleton Demon World Knight/Skeleton Swordsman
4x Deadly Spirit/Commodore Blueblood/Three Star Chef, Pietro


4x Gust Jinn
2x Dancing Cutlass
4x Dandy Guy, Romario
4x Deadly Nightmare/Evil Shade/Dragon Spirit


2x Chappie the Ghostie
4x Knight Spirit
4x Rough Seas Banshee
4x Ghoul Cannonball
4x Doctor Rouge
1x Captain Nightkid

Esse deck funciona de forma muito parecida com a build do Garmore, mas suas vantagens são conseguir refazer uma coluna de 20k não importando o que sobrou no deck. Contra Granblue não é muito util tentar eliminar as RGs mesmo elas sendo Key Cards, mesmo elas sendo muito fortes. Ao fazer ride do Cocytus mesmo por cima de outro Cocytus o jogador tem acesso a todas as cartas que já foram retiradas ou descartadas. Existem 2 variações de build, uma delas é basicamente Anti-Zica, vai acelerar bastante o deck no começo do jogo, permitindo a superior ride do Deadly Swordmaster e no meio do jogo em diante o Cocytus começa a descer como Vanguard para atacar com 26k sendo boosado pelo Dragon Spirit e recompor o campo para se manter consistente. A outra build é 100% focada no Cocytus, não usa a Deadly Series para fazer superior ride e aposta tudo na força bruta. Granblue tem a possibilidade de usar 12 críticos e como qualquer deck agressivo, não deixa de fazê-lo. Chappie the Ghostie é um dos grandes diferenciais do clan, mesmo sendo um G0 extra no deck, é um shield de 10k a mais, que diminui o deck em 1 carta e coloca na drop zone tudo o que o jogador mais precisa para seus combos. Por conta do aumento do número de G0 em 2, a quantidade de G3 e G1 diminui em 1 cada. O Star Chief Pietro permite um pequeno loop combinado ao Cocytus, sendo revivido ao pagar CB2 e ao hitar devirando dano para que mesmo que morra, possa ser revivido de novo quando um novo Cocytus entrar. A Dancing Cutlass possui 2 utilidades, uma é obviamente comprar cartas e a outra e colocar na drop zone as cartas usadas na ride phase, permitindo que sejam revidas. Assim, key cards usadas para ride como os 'boosts' Romario, Evil Shade e Dragon Spirit, ou os 'beaters' Skeleton Swordsman e Pietro, podem vltar para a mesa. ou até mesmo numa situação que foge do ideal, onde o jogador se obriga a dar ride de um outro G3, como o Zombie Shark, é possível revê-los depois da ride do primeiro Cocytus.

Como muitos clans menores, granblue possui poucos suportes, mas se mantêm consistente, este provevlmente será um clan que receberá sub-clans tão cedo, pois ainda tem muito suporte mais genérico a ser explorado dentro da mecânica de drop zone.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Decks Campeões: Oracle Think Tank

OTT possui 2 build completamente diferentes que já apareceram nos tops ou ganharam torneio. Como elas são completamente diferentes, o gameplay será explicado separadamente. Lembrando que algumas builds ganharam mais de um torneio e possuem suas leves variações, por isso a quantidade de cada carta é apenas uma reverência:

CEO/Tsukuyomi


4x Goddess of the Full Moon, Tsukuyomi
3x CEO Amaterasu


4x Silent Tom
4x Goddess of the Half Moon, Tsukuyomi
3x Oracle Guardian, Red Eye

4x Battle Sister, Chocolat
4x Oracle Guardian, Gemini
4x Goddess of the Crescent Moon, Tsukuyomi
2x Weather Girl, Milk/Luck Bird


4x Victory Maker
4x Lozenge Magus
4x Oracle Guardian, Nike
4x Psychic Bird
1x Godhawk, Ichibyoshi

Gameplay:
A primeira ideia desse deck é usar a ride chain da tsukuyomi para aumentar as chances de não ter miss ride. O graças à ride chain, o Red-Eye e a própria Amaterasu, o deck consegue gerar soul muito rápido, e com o pouco uso de counter blasts possibilita o Mega Blast da Amaterasu. O Silent Tom é um dos grandes trunfos do OTT. Junto com os 8 criticos, ele se torna uma unidade com um poder ofensivo enorme, basicamente só podendo ser parado por sentinels. As variações de build são criadas a partir do foco que o jogador dá ao deck, se ele prefere jogar com Amaterasu, a Weather Girl não se torna muito útil, porque soma 24k na coluna do VG enquando qualquer boost de 7k soma 21k. Já se o jogador prefere a Tsukuyomi, o boost de 10k é importante e o soulblast do Lucky Bird pode atrapalhar, já que a Tsuku precisa ter 6 cartas na soul para taivar seus efeitos e todas as tsukuyomis de Grade mais baixo na soul para não ficar com 9k.

Souless CoCo


4x Scarlet Witch, CoCo
3x Battle Sister, Souffle


4x Silent Tom
4x Oracle Guardian, Wiseman
3x Battle Sister, Mocha


4x Battle Sister, Chocolat
4x Oracle Guardian, Gemini
3x Battle Sister, Cocoa
3x Emerald Witch, LaLa


4x Victory Maker
4x Lozenge Magus
4x Oracle Guardian, Nike
4x Psychic Bird
1x Little Witch, LuLu


Gameplay:
CoCo é um deck que ataca muito rápido e muito forte, comprando muita carta e somando colunas de 20k~21k muit fácil, além do grande poder ofensivo do Silent Tom. O segredo do combo está do efeita da CoCo e da LuLu, que pelas regras do jogo, o dono das cartas pode escolher a ordem de ativação dos efeitos que são ativados ao mesmo tempo. Permitindo fazer o soulblast da LuLu primeiro, e ao ficar sem soul, ativar o efeito da CoCo, ganhando 3 cartas do o draw e 1 boost de 5k no campo. Este combo permite recuperar rudo que foi usado para dar ride no turno 3 e no turno 4 comprar mais 1 carta se for possivel fazer ride da CoCo mais uma vez. Como o que limpa a soul é o starter, mesmo que a CoCo não venha no começo é possível fazer metade do combo e deixar tudo pronto para quando a CoCo vier.

Dois decks completamente invertidos, um focado em aumentar a soul outro em diminir. A única semelhança é o Tom, que provavelmente é o melhor G2 do jogo ^^".