quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Unit Wars: Shamsiel Vs Metatron

Mais um Unit Wars, dessa vez com as duas principais bosses dos Angels Feather. Shamsiel e Metatron.


Semelhanças:
Elas têm funções bem diferenciadas, a principal semelhança é que ambas trocam cartas e ambas buscam da damage zone. Elas também possuem um efeito próprio que possibilite que alcancem os 21k na coluna do VG. Mesmo que usem mecânicas diferentes, as duas se utilizam dos mesmos recursos para gerar mais boost. A Aphrodite e a Baruch dão boost ao Vanguard e podem ativar seus efeitos várias vezes sendo recicladas pelos VG. Já os Pegasus ganham boost sozinhos sempre que o efeito do Boss é ativado.


Diferenças:
A princial diferença seria o fato de uma buscar para a mão na battle phase e outra buscar para o campo na ride phase, ao buscar para a mão, a variedade de jogadas é maior, enquanto ao buscar para o campo na ride phase permite que as cartas sejam usadas no mesmo turno para atacar.


Vantagens da Shamsiel:
-Um dos maiores potenciais defensivos do jogo
-Maior variedade de jogadas
-Mais versatilidade ao trocar cartas, tudo que estiver na damage pode ser util
-Consegue distribuir boost para mais units


Vantagens da Metatron:
-Superior Ride
-Maior volume de jogadas ao trocar 2 cartas por turno
-Mais velocidade para formar colunas
-Menos dependente do setup dos Pegasus

Demorou mas aqui está a card wars dos Angel Feathers! Concordam? Não Concordam? Críticas? Sugestões? Comentem! =]

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Decks Alternativos: Mr. Invincible

O líder dos Nova Grapplers é o primeiro super herói que surgiu no jogo. Eles resume as principais características do clan em seus 2 efeitos. Desvirar dano e levantar units. Existem muitas variações de build usando o Mr. Invincible, inclusive várias misturando clans, já que seu mega blast levanta qualquer unit, não apenas Nova Grapplers. É comum misturar com Pale Moon ou Dark Irreguulars para acelerar o mega blast. Também é possível usá-lo como suporte para RGs com custo alto de CB, como Dragonic Overlord. Mas nessa build não averá mistura de clans:


4x Mr. Invincible
4x Armored Fairy Shubiela


4x Magician Girl Kirara
4x Super Eletromagnetic Lifeform, Storm
2x Brutal Jack


4x Twin Blader
4x Tough Boy
4x Clay-Doll Mechanics
3x Oasis Girl


4x Battleraizer
2x Turbo Raizer
4x Red Lightning
2x Shinning Girl
4x Ring Girl, Clara
1x Transmigrating Evolution, Miraioh

Gameplay:
O foco desse deck é abusar do counterblast e soulblast, principalmente com os efeitos "on hit" da shubiela e kirara. O deck possui uma facilidade enorme para facilitar os custos dessas cartas, como suporte adicional, Brutal Jack e Oasis Girl ajudam no beatdown com custos muito baixos. Para tornar esses custos praticamente nulos e aumentar a pressão sobre o oponente, mais efeitos de desvirar danos são inseridos, no caso o Storm e o Clay-doll Mechanics. O jogador pode pagar CB sem medo que sempre terá danos sobrando.

O deck é dependente dos efeitos "on hit", mas mesmo se nada rodar como o planejado ainda existe um lado bom. Para os efeitos não serem ativados o oponente precisa gastar shield, se ele gastar shield continuamente, no late game não conseguirá mais defender e as condições do megablast estará pronta. Como o Invincible consegue ativar seu megablast mesmo estando na RG. Ele tem grandes chances de consegue pelo menos 1 hit no final do jogo.

É possível tentar focar no megablast invés de usar o invincible como um suporte para as RGs, mas o grande problema desse foco é que, se o oponente chegar a 5 dano ele não aplicará efeitos e todos os efeitos que não foram aproveitados durante o early e mid game para focar no megablast invés de gerar vantagem sempre fazem diferença.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Decks, Cartas & Combos: Tipos de decks

Para começar a falar sobre como jogar contra cada deck ou clan é bom lembrar que da mesma forma existem estratégias e jogadas que são melhores contra cada um, também existem estratégias e jogadas que possíveis em deternados decks e em outros não. Por isso, antes de começar uma discução mais aprofundade com relação aos counters de cada build e como explorar melhor ponto fortes e fracos de cada deck é importante dividir os decks em grupos com mecânicas parecidas. Também é importante lembrar que nenhum deck possui apenas uma característica e que eles foram divididos por suas características princiapais, mas também podem se encaixar em outras.


Search Decks:
-Royal Paladins, Shadow Paladins, Gold Paladins, Murakumo, Neo Nectar
São os decks com maior velocidade e versatilidade do jogo.

"Limited" Search Decks:
Angel Feather, Granblue, Pale Moon
Possuem a mesma versatilidade dos clans acima, mas não buscam diretamente do deck, o que limita essa procura. Normalmente possuem custos mais baixos ou condições melhores.

Draw Decks
Oracle Think Tank, Genesis, Bermuda Triangle
Também conseguem uma versatilidade com muitos efeitos de compra. A diferença é que os efeitos busca, sempre vão trazer aquilo que o jogador precisa, com restrições. Enquanto efeitos de draw não possuem nenhuma restrição mas não buscam de forma direcionada.

Retiring Decks:
Kagero, Narukami, Dark Irregulars
Decks que minam as forças do oponente, gasta menos recusos para defender e forçando o oponente a gastar mais recursos para atacar.

Stall Decks:
Megacolony, Link Joker
Lembram muito os decks com mecânica de retirar units, mas invés de retirar travam elas de diferentes formas. Prolongando o jogo e buscando um controle de campo.

Multi Atks Decks:
Spike Brothers, Aqua Force, Nova Grappler
Possuem uma mecânica que gera ataques adicionais. Quanto mais fácil de conseguir estes ataques, menores são seus custo e condições e quanto maiores os custos mais fortes os ataques.

Boost/Beatdown Decks:
Tachikaze, Great Nature, Dimension Police
Os clans que ganham os boosts mais fortes dentro de determinadas condições. Para compensar essa força adicional, possuem custos altos e muitas limitações, mas para se manter competitivos possuem suportes que fazem seus custos se tornar algo positivo.

Dividindo os clans por blocos é mais fácil compará-los e organizar as ideias para parar cada um deles. =]

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Anuncio: Vanguard Brasil Championship

Anunciando está iniciativa dos próprios jogadores de organizar um campeonato nacional visando o crescimento do jogo e chamar atenção da bushiroad para o Brasil, quando mais volume este torneio tiver mais atenção chamará, para conseguirmos um suportes oficial com regionais, nacionais, vagas para continentais e mundiais precisamos dar um passo de cada vez. E este é o primeiro passo para algo muito grande.


O torneio está sendo planejado para o dia 08/12/2013. Aqui está o link do fórum Vanguard Brasil, para maiores informações e sugestões:

A ideia é conseguir o maior número de jogadores possível, por enquanto a espectativa é de 50 players. Para não incentivar jogadores a desistir, peço que todos que não tiverem nenhuma sugestão ou algo para acrescentar e só queriam dizer que não vão por qualquer motivo que seja, nem comentem. Nem aqui, nem no forum. Por mais inocente que possa parecer um comentário, qualquer tipo de resposta negativa pode desincentivar outros jogadores a participar. Por isso, mesmo os jogadores que não irão participar, se vocês querem ver o jogo crescer e conseguir mais suporte, só comentem se for para acrescentar algo e não para gerar discussão. Obrigado! =]

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Decks Alternativos: Agravain

Como prometido no último top5, aqui está o deck focado no megablast do Agravain:



4x Knight of Fury, Agravain
3x Holy Mage, Manawidan



4x Black Dragon Knight Vortimer
3x Knight of Superior Skills, Beaumains
3x Sacred Guardian Beast, Nemean Lion



4x Knight of Elegant Skills, Gareth
4x Scout of Darkness, Vortimer
4x Halo Shield, Mark
2x Precipice Wrhilwind, Sagramore



2x Coongal
4x Elixir Sommelier
4x Flame of Victory
4x Dantegal
4x Silent Punisher
1x Black Dragon Whelp

Como Megablast o Agravain é dependente de 8 cartas na soul e 5 danos. Além disso, seu efeito o torna dependente de possuir um campo cheio. A ride chain do Vortimer, além de não pagar counterblast, ajuda a ganhar cartas extras no campo, aumentando o potencial do Agravain. Mesmo sendo um deck dependente de combo, não é interessante usar draw trigger porque a soulcharge obritória já acelera muito o deck e esse tipo de build procura atrasar o jogo por 8 turnos para conseguir o megablast, para compensar a falta de velocidade, o deck possui os Sagramore G1 que ajudam a acelerar de forma controlada. Para ajudar a manter o tempo das jogadas sob controle, o deck utiliza o Nemean Lion como um shield adicional e o Manawidan para formar colunas de 20k para atacar as RGs. O Coogal e o Flame of Victory ajudam a acelerar o megablast, o Coongal também ajuda a aumentar o total de shield do deck. Outra jogada que permite acelerar o megablast são as rides adicionais com cópias dos Agravains, mas isso precisa ser usado com muito cuidado para não desperdiçar cartas e gerar soul desnecessária. O melhor momento para fazer ride de um segundo Agravain é quando já se tem 5 danos e 6 cartas na soul, então com a ride e a soul charge consegue-se 8 e a ativação do megablast é feita no mesmo turno.

Por enquanto é isso. Concordam? Não Concordam? Acham melhor com a Supeior Ride do Ezel no lugar do Vortimer? Comentem =]

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

UCF - Ultimate CardFight! #14

Bernardo Vs Alexandre! Novo Campeão, novo desafiante e os desafios continuam:


E os desafios continuam, ainda temos novos desafiantes! Finalmente é a vez de Michael Siqueira e sua sereias.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Deck Profile: Gold Paladins - Garmore (O melhor Custo/Benefício do jogo)

Este é o deck que considero o mais competitivo e mais barato do jogo e mesmo sendo muito simples é o mais fácil do player jogar errado com ele:

G3

4x Great Silver Wolf, Garmore
1x Holy Mage, Manawidan
1x Gigantech Destroyer
1x Battlefield Storm, Sagramore

G2

1x Blaster Blade Spirit
2x Blaster Dark Spirit
4x Mage of Calamity, Tripp
1x Lop Ear Shooter
1x Player of the Holy Bow, Viviane
2x Sacred Guardian Beast, Nemean Lion

G1


4x Knight of Elegant Skills, Gareth
2x Sleygal Dagger
1x Advance of the Black Chains, Kahedin
2x Charjgal
1x Listener of Truth, Dindrane
1x Precipice Whirlwind, Sagramore
4x Halo Shield, Mark

G0

4x Flame of Victory
4x Silent Punisher
4x Dantegal
4x Elixir Sommelier
1x Little Fighter, Cron

-Gameplay:
o Motivo de ser muito fácil de jogar errado ou de não aproveitar o melhor potencial do deck é porque não existe uma jogada fixa ou uma jogada que é sempre certa. Este é o fundamento principal de um deck Tool Box. O jogador possui inúmeras opções de jogada e precisa escolher a melhor de acordo com o andamento do jogo. Ele pode retirar boosts, retirar beater, comprar cartas, desvirar dano, aumentar o total de shield, buscar o boost de 11k do vanguard, buscar units que trazem mais units quando entram ou quando atacam e formar magic numbers e inúmeras formas. Quase todos esses efeito possuem suas versões "on hit" e "on call", o que significa que pode-se escolher ativar o efeito 1 vez sem que o oponente para fazer algo para negar como também pode-se escolher efeitos com a possbilidade de ativar várias vezes se o oponente não gastar shield para segurar.

Os triggers são 4 heals e 12 crits, a configuração mais agressiva possível que mais abre possibilidade de ganhar antes do limit break do oponente e que com certeza obriga qualquer oponente que procure o controle do jogo a joga com pouco shield sempre procurando defender o vanguard que ataca com 26k. O starter ajuda a adicionar o Garmore, que é a carta que abre todo esse leque de opções. A segunda carta mais importante é a Tripp, que desvira dano e permite que todos esses efeitos sejam ativados. O resto se resume em escolher a melhor jogada entre inumeras opções, na melhor hora possível xD.