quinta-feira, 27 de março de 2014

Pokémon XY: Meu primeiro time!

É isso ai, finalmente montei meu primeiro time no pokemon XY. Não é tão competitivo, é composto mais pokémons que eu gosto/acho divertidos do que por pokes techs que cobrem qualquer fraqueza e se encaixam nos ranks do Smogon. Comecei a pensar na base desse time a um bom tempo e depois de alguma pesquisa descobri que é uma estratégia muito mais complexa que engloba várias builds, todas com mecânicas parecidas. Ainda pode ser melhorado, mas só aprenderei todas as suas fraquezas com o tempo.

O Nome desse tipo de build é Volt-Turn, se baseia nos golpes Volt Switch e U-Turn, que causam dano e trocam o pokémon, gerando vantagens defensivas nessas trocas e ganhando vantagem de campo sem ficar perdendo tempo ao trocar pokemons sem atacar. Essas trocas também forçam o oponente a trocar muitas vezes para se adequar às forças e fraquezas, fazendo-o perder tempo enquanto leva dano de graça.


Zoroark - Ilusion (Choice Scarf)
-U-Turn
-Dark Pulse
-Flamethrower
-Energy Ball

Ele é um dos que podem ser usados como inicial, porque graças a sua Ability, Ilusion, o oponente não tem como saber se é outro pokémon ou o Zoroark disfarçado. Com Choice Scarf, ele provavelmente atacará antes com U-Turn indiferente de qual pokemon o oponente comece, permitindo trocar para o pokémon que melhor consiga enfrentá-lo. Durante o meio da partida, Zoroark sempre se disfarçará como o sexto pokemon do time, no caso o Mienshao, um pokemon lutador. Nesse momento o oponente pode tentar usar algum ataque psíquico, principal fraqueza de lutador e mas imunidade dos noturno. Assim o Zoroark pode ganhar 1 turno de ataques de graça.



Ferrothorn - Iron Barbs (Rocky Helmet)
-Leech Seed
-Protect
-Spikes
-Gyro Ball

Principal Wall do time, possui 10 resistências e 1 imunidade. Por ser muito resistente, facilmente durará alguns turnos em campo ou ganhará jogadas de graça enquanto o oponente troca de pokemon para poder enfrentá-lo. Durante esses turnos de graça, Ferrothorn vai preparando o campo com Leech Seed, Spikes, fazendo o oponente levar danos fixos referentes a uma porcentagem de sua vida todos os turnos ou sempre que trocar. Leech Seed também recupera a vida do pokémon ativo tornando o Ferrothorn mais difícil de ser abatido. Isso combinado com Protect, garante muito mais recuperação e muito mais dano fixo. Sua Ability, Iron Barbs somada com Rocky Helmet tiram quase 30% da vida de qualquer pokémon que encoste nele. Por exemplo, se um pokémon consegue tirar de 50 a 75% da vida do Ferrothorn com um golpe físico muito forte, ele levaria 2 turnos para derrotá-lo (e perderia quase 60% da vida), mas graças ao Leech Seed, Ferrothorn Roubará 12,5% da vida do adversário por turno, combinado com Protect o adversário levará pelo menos 3 turno para desferir 2 ataques, perdendo 37,5% da propria vida para o Leech Seed, com essa absorção o Ferrothorn não morre mais em apenas 2 golpes e ao alternar Protect com outros Golpes força o oponente e levar 5 Turnos para derrota-lo. No final das contas o adversário é derrotado depois do segundo ataque enquanto o Ferrothorn continua em campo com a vida longe do vermelho. Depois do campo preparado, se Ferrothorn ainda estiver em boas condições na batalha, pode ajudar a eliminar o pokémon ativo com Gyro Ball que causa mais dano de acordo com a diferença de velocidade entre os pokémons. O segredo aqui é que Ferrothorn é um dos pokémons mais lentos do jogo, por isso causa dano máximo em praticamente qualquer pokémon. Suas únicas fraquezas são Lutador e Fogo e ambos esses tipos são imunidades do Chandelure. Garantindo que mesmo se o oponente trocar o mais rápido possível para enfrentá-lo, ele será trocado pelo Chandelure sem que o oponente acerte ataque algum.



Chandelure - Flash Fire (Life Orb)
-Flamethrower
-Shadow Ball
-Energy Ball
-Substitute

Além de cobrir todas as fraquezas do Ferrothorn, a Ability Flash Fire absorve os ataques de fogo e aumenta o poder dos ataques desse tipo, tornando-o o pokémon com maior potencial de dano no time. Chandelure possui speed base 80, que é alto, mas facilmente ultrapassável. Isso seria um grande problema se não fosse os bons valores de Def e S.Def, ambos com 90, que permitem que ele sobreviva a 1 ou 2 ataques que não sejam super efetivos. Conseguindo contra atacar muitos "Glass Cannons" super fortes, super rápidos e com pouca defesa. Graças ao S.Atk base de 145, ele tem boas chances e sair na vantagem numa troca franca de danos mesmo sem começar atacando. Substitute é um bom movimento quando o oponente tenta prever a sua troca, usando um golpe que não causaria muito dano ao Chandelure, mas cauraria ao pokémon que entraria no lugar dele, garantindo que ele se mantenha em campo por mais alguns turnos sem se preocupar com o dano levado.



Flygon - Levitate (Choice Band)
-Outrage
-Earthquake
-U-Turn
-Crunch

Enquanto Chandelure é o principal Special Sweeper, Flygon é o principal Physical Sweeper. Possui base de Atk e Speed 100 e ataques STAB com poder base acima de 100, resistência aos 3 tipos iniciais e imunidade a terra e elétrico. Conseguindo cuidar de pokémons importantíssimos que existem em todo time.
Mesmo quando o combate não está a seu favor, se o adversário não for mais rápido, ele acertará um U-Turn e será trocado pela melhor opção para a batalha. Seu último ataque é Superpower, um dos golpes mais poderosos do tipo lutador, perfeito que quebrar alguns dos principais tanks, que normalmente são Normal, Metal ou Pedra. O ponto fraco do Superpower fica com menos impacto graças ao U-Turn novamente, que dará um pequeno dano trocará de pokemon. Melhor do que apenas trocar, e da próxima vez que Flygon entrar em campo estará com seus stats zerados.



Lanturn - Water Absorb (Leftovers)
-Thunder Wave
-Volt Switch
-Scald
-Toxic

O segundo Tank do time, enquanto o Ferrothorn possui mais Def, Lanturn possui mais S.Def. Mesmo que a Ability Volt Absorb acabe dando uma resistência a mais. Nesse time é mais interessante transformar a resistência contra Água em Imunidade mesmo que deixe o Lanturn sem nenhuma resistência a elétrico. Isso se deve ao fato dele absorver a principal fraqueza do Chandelure e do Flygon já possuir imunidade a elétrico. Graças ao seu potencial defensivo, é possível usar o Lanturn para travar algumas peças chave do time adversário resistindo ao primeiro ataque e paralisando com Thunder Wave, em seguida atacar antes com Volt Switch graças à paralisia, trocando para o pokémon mais adequado para continuar a batalha. Contra os pokemons imunea a ataques elétricos, a batalha já é ruim desde o começo (nada que uma troca para o Flygon não resolva), mas em situações desesperadas é possível tentar deixar o adversário queimado ou envenenado com Scald ou Toxic.



Mienshao - Regenerator (Wide Lens)
-High Jump Kick
-Rock Slide
-U-Turn
-Fake Out

O combo com o Zoroark citado antes é o principal motivo para este pokémon ser o último do time, mas ele não possui fraqueza apenas a Psíquico, também é fraco contra Voador. Então se existir um voador no time adversário e Mienshao puder superar a velocidade dele, pode dorretá-lo sozinho com Rock Slide. Mienshao também consegue cuidar daqueles pokémons chatos com Sturdy ou Focus Sash e precisam de apenas 1 turno para atrapalhar durante todo o jogo, mesmo depois de derrotados graças ao Fake Out + High Jump Kick. Também é possível ganhar muitos turnos extras Com Fake Out + U-Turn contra pokemons defensivos. O dano do Fake Out pode não ser muito grande, mas os turnos extras são uma grande ajuda para efeitos de status como Burn ou Poison, além do Leech Seed do Ferrothorn. A Ability dele se encaixa como uma luva para o estilo de jogo "Hit and Run", Regenerator recupera uma pequena parcela de sua vida toda vez que ele sai de campo. Duas das principais fontes de dano do Mienshao possuem 90% de chance de acerto, High Jump Kick e Rock Slide. Uma delas tira metade da vida do usuário quando erra e a outra está aqui para pegar desprevenido pokemons que possuem vantagem contra ele. Para tornar esses golpes mais confiaveis, este pokemon está equipado com Wide Lens, que aumenta as chances de acerto em 10%, deixando estes golpes com apenas 1% de chance de errar.

O time pode usar 3 líderes dependendo do time/estratégia do oponente, o Zoroark para enganar o oponente, o Ferrothorn para colocar colocar Spikes no campo ou o Mienshao iniciando com uma jogada "Hit and Run". O importante é o Zoroark nunca ficar como último menbro para não perder a ilusão. O Interessante desses times focados em U-Turn e Volt Switch é a facilidade de se adaptar e responder às ações do oponente, mantendo o ritmo e controlando o jogo. A principal fraqueza desse time é a falta de um "Spiner". Um membro com o golpe "Rabid Spin" para limpar as Entry Hazards, como Stealth Rocks, Spikes e Toxic Spikes que causariam muito mais dano do que normalmente causa num time regular. Já que nesse as trocas são constantes. Já o inverso também é verdadeiro, este tipo de time também força o oponente a trocar muito para não ficar sempre na desvantagem. O Ferrothorn é uma ótima barreira e enquanto o oponente não derrotá-lo, possuir um Spiner é inútil, já que o Rapid Spin é um ataque físico não muito forte e pouco efetivo ao Ferrothorn, o oponente pode até conseguir limpar as Spikes mas o custo será muito maior.

Apesar de até um pouco superficial, essa análise já ficou muito longa. Com certeza essa estratégia possui fraquezas que eu nem imagino. Dúvidas, sugestões e críticas são sempre bem vindas! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário