quarta-feira, 18 de junho de 2014

Pokemon XY: Sunny Day Team

Hoje teremos aqui mais um time de pokemon, o primeiro time de clima do blog. Assim como os clans de vanguard, teremos um exemplo de time, uma breve explicação da estratégia base e algumas dicas e ideias de como jogar contra esse tipo de time.



Mega Charizard Y @ Charizardite Y
(Drought)
Protect
Flametrhower
Solar Beam
Dragon Pulse



Venusaur @ Black Sludge
(Chrorophyl)
Sludge Bomb
Giga Drain
Leech Seed
Sleep Powder



Umbreon @ Leftovers
(Synchronize)
Protect
Wish
Dark Pulse
Sunny Day



Rhyperior @ Expert Belt
(Solid Rock)
Stealth Rock
Earthquake
Rock Slide
Dragon Tail



Arcanine @ Life Orb
(Flash Fire)
Flare Blitz
Wild Charge
Extreme Speed
Morning Sun



Starmie @ Choice Scarf
(Natural Cure)
Scald
Psychic
Ice Beam
Rapid Spin

O time de sol é focado principalmente em pokemon de fogo e grama, que são os principais beneficiados pelo sol. O que torna esse time tão interessante é o fato de que as fraquezas de fogo são água, terra e pedra, os três tipos que grama possui vantagem. Então tudo que o oponente pode usar para tirar vantagem do pokemon de fogo pode ser facilmente contra-atacado usando a própria base do time. Nesse caso, para ter o núcleo bem consistente e bem protegido, só precisamos cobrir as fraquezas de grama. O Venusaur prossui fraquezas a Voador, Fogo, Psíquico e Gelo. Gelo não será um problema já que a base do time é fogo, Um pokemon dark pode anular as fraquezas a Psíquico enquanto um pokemon pedra consegue cuidar de Fogo e Voador. Fogo ainda merece uma atenção especial já que o sol aumenta a força dos golpes desse tipo, por esse motivo um pokemon com flash fire pode ser duplamente aproveitado, para impedir o oponente de usar o sol ao seu favor e usar o máximo possível do seu potencial com ataques de fogo. O Charizard ainda possui fraqueza a elétrico, mas como é muito comum a combinação pedra/terra no mesmo pokemon, o mesmo pokemon usado para cuidar de pokemon voadores e de fogo, pode ser usado contra elétricos. Na última vaga do time, é interessante usar um pokemon de água que possua um segundo tipo, pois água continua sendo um tipo importantíssimos num geral e nem sempre o sol estará ativado. E mesmo com sol ativo ele ainda possuirá um segundo tipo STAB.

De forma mais específica, o Charizard precisa de um turno para mega evoluir e ativar o sol, por isso o protect é importante para começar o combo mesmo na pior das situações. Com o setup pronto, o Venusaur se torna o principal atacante do time graças ao chlorophyl, que dobra sua velocidade, mesmo assim ele ainda pode ser de grande utilidade usando leech seed, sleep powder e sludge bomb para causar diferente tipos de status negativos. Umbreon é a principal defesa e suporte do time, conseguindo se defender de praticamente qualquer ataque, curar outros membros e reativar o sol. Rhyperior é o principal tank físico, conseguindo se defender bem até de ataques super efetivos graças à sua habilidade e também quebrando combos do oponente com dragon tail e stealth rock. O extreme speed do Arcanine é o único e mais importante golpe de prioridade do time enquanto morning sun maximizado pelo sol dá sustentação aos ataques "tudo ou nada" como flare blitz e wild charge. Como time acaba sendo bastante dependente de troca para ativar o sol e usar os suportes, o starmie cai como uma luvar sendo o spinner do time. Scald é seu golpe de água que é muito útil pelo efeito, mesmo no sol e seus outros ataques complementam as deficiências do resto do time.

Ao combater esse time é crucial aproveitar as chances de eliminar o pokemon que ativa o sol, sem ele o resto do time não alcança todo o seu potencial fica com seus pontos fracos mais expostos. Já sabemos que o adversário cobrirá bem os pontos fracos do membros chave, mas pelo mesmo motivo que o solarbeam do charizard é um grande trunfo, é comum ver pokemon dos mais variados tipos com rock slide, principalmente lutadores. O oponente não trocará seu pokemon pokemon voador contra um lutador, assim como não trocará seu pokemon de água, pedra ou terra contra o charizard.

Claro que não é possível combinar todo tipo de contra ataque para todos os tipos de pokemon em todos os membros de um time. Algumas jogadas podem ser planejadas com antecedencia, mas a maioria pracisa ser criada na hora. É nesse momento que entra a experiência e habilidade de cada jogador.

Essa foi a primeira matéria sobre um time de clima. Logo falaremos sobre os outros climas e outros times. Comente sobre qual seu clima preferido e qual time quer ver por aqui antes! =]

8 comentários:

  1. Nunca vi um tipo de gelo competitivo to mó curioso pra ver esse ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! Time de gelo ´´e o próximo da lista então =]

      Excluir
  2. cara volta a fazer post de vanguard

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanguard anda meio parado por aqui, mas vou procurar trazer alguma coisa =]

      Excluir
  3. Respostas
    1. uhauhauhauhahua só vanguard n vai rola... n tem muito assunsto p/ se falar agora...

      Excluir
  4. CARA MUITO BOA A IDEIA #SÓVANGUARD

    ResponderExcluir