Em absolutamente todos os jogos que envolvem o mínimo de estratégia, os jogadores possuem uma plano de jogo pré-determinado e tentarão seguir este plano da forma mais fiel possível. Esse plano pode ser um combo específico, uma jogada na hora certa, preparar um setup no campo, counters contra as jogadas mais comuns do meta, qualquer tipo de jogada que leve à vitória.
Mas claro que nem sempre tudo dá certo, ou por que o oponente soube parar a jogada certa, ou por que não veio a carta que faltava, etc. Quando dependemos de algum tipo de sorte para completar a jogada, seja sacar a carta certa, rolar dados ou qualquer situação em que envolva o "acaso", não existe muito a ser feito além de procurar jogadas alternativas para conseguirmos jogar com o que temos, para isso precisamos estudar todas as possibilidades que nossas estratégias permitem e saber como aplicá-las.
Mas e quando o adversário para as nossas jogadas perfeitas? Todo o setup montado, todo o esforço durante a partida foi para completar determinado combo e o oponente defender e contra ataca. Nessa situação entram em ação um outro tipo de jogadas alternativas para fazer todo esse esforça valer a pena.
Um exemplo no Vanguard é a build "The End Full Stand". A grande ameaça do deck é o persona blast do The End, que o oponente tentará impedir a todo custo, como o vanguard dificilmente acertará o ataque os stands criam uma nova ameaça, múltiplos ataques com as rearguards, garantindo todos os benefícios que esses ataques podem fazer. E em muitos casos, pegando o oponente de surpresa.
No pokémon, existem times de clima, como os times de "Rain Dance", que mesmo possuindo muitos tipos repetídos e a mesma fraqueza, é um time muito competivo e que consegue lidar bem com essas fraquezas quando possue a vantagem de campo. Mas e quando enfrenta um outro time de clima e o clima muda? E essa vantagem se torna desvantagem? Ainda não estudei muito a fundo esses times mas já percebi que sempre existem pelo menos 2 pokemons que não possuem uma sinergia muito grande com o clima mas estão lá para responder à possíveis counters do adversário.
Uma estratégia pré-determinada sempre trás bons resultados em partidas lineares, mas todo combo ou estratégia tem fraquezas e sempre podemos explorar essas fraquezas ao nosso favor e ter uma carta na manga. =D
Fiquei curioso agora: como seria um exemplo de deck "Full Stand" do The End? Algo como 12 Stand Triggers? Normalmente os decks do The End que eu vejo usam mais críticos.
ResponderExcluirÉ um deck que ficou popular no ano passado depois que um cara ganhou o nacional dos EUA com esse deck. Aqui está o report sobre esse torneio e esse deck: http://finalturntcg.blogspot.com.br/2013/06/torney-report-national-championship.html
Excluir