segunda-feira, 4 de março de 2013

Game Theory: Mão Inicial 1/2 - Aproveitar os Recursos Disponíveis


Uma das características mais importantes de um card game é o fato de que quase sempre as partidas são completamente diferentes. Isso acontece porque as cartas nunca vêm na mesma ordem e principalmente porque geralmente a mão inicial é muda. Isso significa que mesmo que você pense em um combo perfeito que possa funcionar muito bem desde o primeiro turno, ele nem sempre vai funcionar, e o que fazemos quando a jogada principal do nosso deck não funciona? improvisamos!

É nesse momento que se percebe o jogador que não sabe improvisar, em qualquer situação adversa ele vai começar a reclamar de zica, sorte do oponente ou do azar dele. Volto a lembrar que todos nós temos um lado meio morikawa e muitas vezes reclamamos sem razão ^^'. Mesmo que seja normal reclamarmos que quando a jogada não é a ideal, o melhor é evitar isso e tenta se concentrar no jogo.

Então vamos direto ao ponto! Jogar com os recursos disponíveis! Considerando que administrar os recursos é uma das melhores formas de alcançar a vitória e que a forma mais facil de conseguir mais recursos para conseguir controlar o jogo mais facilmente é com o twin drive, logicamente o objetivo secundário mais importante no começo do jogo é alcançar o grade 3. Para conseguir isso, fazemos aquilo que todo mundo faz, usamos o muligan para conseguir 1 carta de cada grade. Mas o que fazemos com as cartas que sobram?

A cada situação, as melhores decições a serem tomadas mudam. A infinidade de efeitos, combos e estretégias tornam extremamente complicada a realização de uma análise completa, por isso começarei falando apenas das melhores decições a se tomar com relação aos grades adicionais na mão:


Grade 0
Possuir muitos triggers na mão inicial normalmente significa desvantagem, mas também significa que o jogador possui poucos recursos ofenisivos e muitos recursos defensivos. Nesse caso é importante fazer o jogo lento e esperar os recursos melhores. O jogador consegue defender facilmente os primeiros ataques, tornando os ataques posteriores menos preocupantes. Ele também dificilmente conseguirá ser ofensivo no começo do jogo, então é importante manter o nivel de de danos e de recursos em equilibribrio. A melhor forma de fazer isso é defender os ataques faceis e atacar as rear guards para forçar o oponente a perder cartas. Não é bom se preocupar em ganhar rápido, os shields na mão garantirão que o jogo dure bastante.


Grade 1
Ao possuir muitos boosts no começo do jogo, significa que é possivel colocar muita pressão no oponente desde o primeiro turno, mas para não ficar sem boosts mais tarde é importante possuir alguns shields para defendê-los ou boosts extras para não ter que se preocupar caso eles sejam atacados. No caso da falta de algum grade maior, é importante tentar ser o mais ofensivo possível e tantar ganhar o jogo antes que o atraso nos rides e a falta de recursos comecem a fazer diferença.



Grade 2
Uma grande quantidade de Grades altos normalmente significa uma pouca quantidade de boosts, isso significa que é importante ganhar vantagem com as units ofensivas antes que os boosts do oponente lhe dÊem uma vantagem maior do que  a grande quantidade de ataques no segundo turno. Daqui em diante as jogadas do oponente começam a influemciar mais nas decições do jogador. Por exemplo, ao ver que o oponente tem checou mais G2 e G3 depois de estar com afrontline cheia, não é vantagem nenhuma atacar as rearguards. Assim como caso o oponente tenha checados muitos boosts e principalmente se possuir mais bossts na mesa, é intereessante eliminar a frontline do oponente para que ele só consiga atacar com colunas mais fracas e sem intercept.


Grade 3
Os G3 são muito parecidos com os G2 em quse todas as características, menos 1. Não possuem shield, isso significa que, em uma partida cheiia de G3 na mão inicial, o jogo será pouco defensivo e só começará a ser ofensivo a partir do turno 3. Também não é um jogo ideal, mas se torna equilibrado se for possível controlar a quantidade de danos e de recursos com os não-G3 que vierem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário