terça-feira, 13 de maio de 2014

Análise de Clan - Spike Brothers

Pode-se dizer que o combo mais agressivo e mais exagerado do jogo é baseado na Break Ride dos Spike Brothers. Então atentendo a pedidos, aqui vai o maior combo possível do jogo! Obrigando o oponente a ter mais de 120k de shield na mão para defender todos os ataques:


3x Demonic Lord, Duddley Emperor
3x Bad End Dagger
3x Juggernault Maximum

4x Highspeed Brakki
4x Duddley Maison
1x Blow Kiss Olivia
1x Fierce Leadder, Zachary


4x Cheer Girl, Marilyn 
4x Medical Manager
4x Reckless Express
2x Wonder Boy

4x Cheerful Lynx
4x Cheer Girl, Tiara
4x Sonic Breaker
4x Silence Joker
1x Mecha Trainer

Gameplay:
O super combo desse deck gira em torno do Bad End Dagger, que distribui 10k de boost à toda unit atacante. No turno da Break Ride, as colunas de 16K do Brakki ganham mais 10k e podem ganhar mais 5k ativando seus próprios efeitos somando 31k. Depois do Duddley Emperor atacar com boost + 10k somando 31k também, ele pode buscar 2 Juggernault Maximums, que sozinhos alcançarão 26k em cada ataque. Contra um vanguard de 11k os cálculos ficam o seguinte:

1o atk: Brakki (14k) + G1(7k) + 10k = 31k - 25k shield (3 cartas)
2o atk: Brakki (14k) + G1(7k) + 10k = 31k - 25k shield (3 cartas)
3o atk: Duddley Emperor (13k) + Wonder Boy(8k) + 10k = 31k - 30k shield (p/ o atk não passar com 1 trigger) (3 cartas)
4o atk: Juggernault Maximum (16k) + 10k = 26k - 20k shield (2 cartas)
5o atk: Juggernault Maximum (16k) + 10k = 26k - 20k shield (2 cartas) 
Total: 120k de shield (pelo menos 13 cartas sendo 11 delas triggers)

Para utilizar esse combo com segurança é importante que o oponente esteja com 5 danos ou poucas cartas na mão. Vale lembrar que, para cada dano a menos que ele possuir é uma chace a mais de checar um trigger no dano e facilitar a defesa de todos os outros ataques. Um cálculo seguro é, para cada dano a menos que o oponente possuir são 3 cartas a menos que ele não precisa ter em mãos. Por isso esse deck precisa procurar o early rush a todo custo. O lado bom é que, ou o oponente defende cedo e fica com pouco shield ou leva os danos e precisará de 120k para sobreviver e como já foi mostrado antes, o total de shield de um deck gira em torno dos 250k. O que significa que metade dos shields do oponente precisam estar em mão no turno da Break Ride.

Obviamente, a melhor opção para o oponente é defender cedo, mas o deck também tem respostas para isso. Pois caso o jogador tenha causado pouco dano no turno do combo ele pode buscar o Duddley Maison invés do Juggernault para ganhar ataques adicionais a cada acerto. Garantindo um Sexto ou Sétimo ataques, que podem deixar o oponente com 5 danos e forçar todo o resto de shield que ele pode ter. Se a situação é tão complicada que mesmo se o oponente não possuir mais defesas nos último ataques ainda não seria possível ganhar, o deck pode buscar a Olívia e o Zachary para controlar o campo e ganhar a vantagem numérica, mantendo o controle do jogo e dando boas chances de conquistar a vitória nos turnos seguintes.

A quantidade de shield pode ser diminuída caso o oponente possua sentinels, mas nesse caso não é bom para o oponente levar os primeiros ataques esperando um trigger para só depois usá-la, então ele não tirará o melhor proveito de possíveis triggers no dano.

Como qualquer deck de combo, quando falta alguma carta no turno que tudo será aplicado não é possível usar o máximo potencial do deck. Mesmo assim o combo é tão grande que em muitos casos metade dele é o suficiente para ganhar o jogo.

Gostou do combo dos Spike Brothers? Tem alguma sugestão para este ou para outros decks? Deixe seus comentários! Todos são lidos e respondidos =]

10 comentários:

  1. valeu por atender meu pedido

    ResponderExcluir
  2. cara faz um deck do Liberator, Monarch Sanctuary Alfred

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faço sim, já ta na lista, essa semana ta meio corrida, tive que viajar, mas agora estou voltando com força total =D

      Excluir
  3. Combo destrutivo esse, hein? Belo post!

    Esqueci de pedir no post sobre o Perfect Raizer, mas poderia me dizer se é uma boa idéia usar o Perfect Raizer junto com o Asura Kaiser? E se a resposta for positiva, como seria um deck que usasse essas duas units como boss?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma boa ideia sim, as vezes pode funcionar melhor que o ethics buster. A ideia é +- a mesma aproveita a forçar do Raizer Custom para ganhar ataques adicionais =]
      Escrevi meio por cima sobre isso uma vez, mas não cheguei a fazer nenhuma decklist: http://finalturntcg.blogspot.com.br/2014/01/dicas-estrategias-grade-3-relevantes-ao_27.html
      Vou fazer um post mais compelto sobre esse deck =]

      Excluir
  4. E outra dúvida, esse deck do Bad End Dagger + Duddley Emperor usa um considerável número de cartas que pagam Soul Blast, mas apenas 4 cartas no deck ajudam a aumentar a soul. Posso ter falado bobagem, mas isso não atrapalharia o deck?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois da Break Ride o vanguard terá 1 carta de cada grade na soul, menos G0, totalizando 3 cartas O Emperor coloca 2 cartas na soul para ativar seu efeito, que acabam sendo usadas como custo por 2 juggernaults ou brakki que atacariam em seguida.

      Os custos da Olivia e do Zazhary realmente acabam escapando da quantidade de soul que é garantida, por isso temos apenas 1 de cada no deck. Eles estão ai mais para abrir um leque maior de opções de jogadas para todo tipo de situação do que para funcionar como uma carta chave para todos os momentos.O Dudley Maison também coloca cartas da mão na soul, o que permite buscar o Zachary ou a Olivia pelo próprio efeito do Maison possuindo soul suficiente.

      O principal problema no final acaba sendo a quantidade de cartas na mão. Muito recurso acaba sendo usado para gerar soul. Nesse caso pode ser interessante aumentar a quantidade de Zacharys, tirando a Olivia ou diminuindo a quantidade de Maisons. É uma pena que até hoje o clan ainda não recebeu um segundo set de triggers, serio ótimo para o combo jogar com 8 draws ^^"

      Excluir
  5. Parabéns pela matéria!!! continuem com o ótimo trabalho!

    ResponderExcluir