Cada pokemon possui uma habilidade única que ajuda a definir seu papel no time e refinam as estratégias. Existem 188 habilidades diferentes e mesmo que cada pokemon só possua uma, muitos possuem mais de uma opção, além dos pokemon com hidden ability, que só podem ser adquiridos em momentos únicos de alguns jogos. No caso das versões XY, a maioria dos pokemon com hidden abilities são encontrados no Friend Safari. Como existem muitas habilidates diferentes e muitas podem ser usadas com o mesmo objetivo, falaremos apenas das mais comuns em batalha divididas em categoria:
- Proteção contra algum Tipo:
Levitate é uma habilidade que simula o tipo voador, dando imunidade a ataques de terra. Outras Habilidades como Flash Fire, Sap Sipper, Volt Absorb, Water Absorb e algumas outras, além de dar imunidade a um tipo específico, ativam um segundo efeito, dando boost ou recuperando vida. Essas abilities podem ser usadas como uma carta na manga para surpreender o oponente e também são as únicas opções de imunidade a Grama, Fogo e Água, já que nenhum tipo possui imunidade natural a eles.
Levitate é uma habilidade que simula o tipo voador, dando imunidade a ataques de terra. Outras Habilidades como Flash Fire, Sap Sipper, Volt Absorb, Water Absorb e algumas outras, além de dar imunidade a um tipo específico, ativam um segundo efeito, dando boost ou recuperando vida. Essas abilities podem ser usadas como uma carta na manga para surpreender o oponente e também são as únicas opções de imunidade a Grama, Fogo e Água, já que nenhum tipo possui imunidade natural a eles.
- Boost de Stat/Dano:
Existem pokemon que causam mais dano dentro de determinadas condições graças a suas habilidades, é o caso de pokemon com Technician ou Huge Power. Já existem outros que ganham boost sempre que uma condição de ativação é cumprima. Alguns exemplos são Speed Boost, Contrary e Moxie. Essa abilidades ajudam a definir o move set, permitindo que golpes mais fracos com efeitos adicionais bons se tornem muito fortes no caso de technician, que um Protect seja usado com máximo potencial somado ao Speed Boost, ou que um golpe que ficaria mais fraco a cada uso fique mais forte com Contrary.
- Diminuição de dano do oponente:
Assim como existe abilities que dão boost ao usuário, existe outras que diminuem a força do adversário. O melhor exemplo é o Intimidate, que diminui o ataque físico do adversário pela metade sempre que o usuário entra em campo.
- Efeitos por contato: Static, Poison Point, Iron Barbs, Gooey
a maioria dos golpes físicos fazem contato com o oponente. Nesse contato, algumas habilidades podem ser ativadas. Static e Poison Point são exemplo que causam status negativos a adversários que fazem contato com o usuário.
- Cura de HP ou Status: Regenerator, Natural Cure
Regenerator, Natural Cure e Healer são habilidades que recuperam o usuário ou outro pokemon enquanto ele são trocados. Isso normalmente entre no time como tech, quando se possui uma fraqueza a determinadas estratégias, como entry hazards, curar um poison de uma wall ou um burn de um atacante físico.
- Criam Clima: Drought, Snow Warnning, Drizzle, Sand Stream
Os times de clima possuem no centro de suas estratégias pokemon que criam clima assim que entram em campo, porque já que o time inteiro se beneficia com isso não vale a pena perder uma ação ativando o clima. Mesmo assim ainda pode ser interessante que algum pokemon possua os moves Sunny Day, Rain Dance, Hail ou Sandstorm para não depender exclusivamente de um pokemon. Drought, Drizzle, Snow Warning e Sand Stream são os respectivas abilities dos moves citados.
- Ativados pelo Clima:
O que torna os times de clima tão interessantes e poderosos, é a combinação entre esses climas e as habilidade que são ativadas com eles. Dobrar a velocidade, aumentar a evasão e recuperar vida todos os turno são alguns desses efeitos representados por Swift Swim, Chlorophyll, Sand Veil, Ice body e muitos outros.
O que torna os times de clima tão interessantes e poderosos, é a combinação entre esses climas e as habilidade que são ativadas com eles. Dobrar a velocidade, aumentar a evasão e recuperar vida todos os turno são alguns desses efeitos representados por Swift Swim, Chlorophyll, Sand Veil, Ice body e muitos outros.
- Previnem dano: Sturdy, Magic Guard, Rock Head
Algumas abilities conseguem dar mais sustentação para pokemon pouco defensivos. Magic Guard deixa o usuário imune a todos os tipos de dano que não sejam por ataques, stealth rock, sandstorm, poison e recoils são alguns exemplos do que eles são imunes. Sturdy garante que, quando o pokemon levar um golpe fatal enquanto estiver com o HP chieo, ele sobreviverá com 1HP. E Rock Head previne dano de recoil.
- Dão prioridade a determinados golpes: Prankster, Gale Wings
Existem apenas dois golpes nessa categoria e são bem específicos. Pranksters aumenta a prioridade de golpes não ofensivos, ajudando a formar setups. A hidden ability exclusiva do Talonflame, Gale Wings, aumenta a prioridade de todos os golpes do tipo voador.
Existem muitas habilidades que apenas um pokemon no jogo possui, e já estamos ficando extensos demais para passar por todas. Mas com a prática e pesquisando um pouco conseguimos conhecer todas as mais utilizadas e com mais tempo acabamos conhecendo todas ou quase todas. Gostou do post? Acha que me enganei em alguma descrição? Gostaria de fazer algum pedido para novos assuntos ou materias? Sua opinião é muitos importante então deixe-a nos comentários. =]
Existem muitas habilidades que apenas um pokemon no jogo possui, e já estamos ficando extensos demais para passar por todas. Mas com a prática e pesquisando um pouco conseguimos conhecer todas as mais utilizadas e com mais tempo acabamos conhecendo todas ou quase todas. Gostou do post? Acha que me enganei em alguma descrição? Gostaria de fazer algum pedido para novos assuntos ou materias? Sua opinião é muitos importante então deixe-a nos comentários. =]
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