Assistindo o episódio onde o Naoki duela contra a Suiko na semana passada lembrei de um fundamento de game theory que envolve quase todos os tipos de jogo, principalmente jogos que administração de recursos, como todo card game. Nesse episódio, Naoki gasta 3 cartas da tua mão para conseguir um poder muito e acaba não conseguindo se defender no turno seguinte.
Todo mundo já deve ter ouvido alguem falar algo do tipo "De que adianta o teu vanguard atacar com 150k e 5 críticos se uma defesa perfeita segura ele?". A jogada onde se utiliza muitos recursos para formar uma única coluna com poderes absurdamente altos se chama "Totem". Em muitos jogos esse tipo de jogada é muito importante e competitiva em outros nem tanto. No caso de Cardfight! Vanguard, esse tipo de jogada normalmente não é indicada.
No vanguard, normalmente se gasta muitos recursos para conseguir esse tipo se resultado e mesmo um ataque exageradamente grande só vai causar 1 dano se não possuir críticos adicionais. Por isso, normalmente é mais vantajoso criar colunas equilibradas onde é possível mas não é fácil para o oponente defender. Principalmente, por que nesse jogo, totem sempre é uma jogada ofensiva, já que os boost não permanessem durante o turno do oponente.
Pode se resumir os fundementos ofensivos do jogo em atacar a maior quantidade de vezes, com uma força equilibrada e críticos adicionais quando possível. Nesse caso, a grande vantagem do jogo está em formar 3 totens menores e tentar fazê-los atacar mais vezes ou com críticos adicionais. Já possível ver esse tipo de evolução acontecendo no jogo. A maioria das Break rides seguem esse tipo de mecânica, assim como os clans mais novos, Aqua Force e Genesis. Acredito que com o tempo as mecânicas se resumirão em 4 ou 5 tipos diferentes. As de boost, crítico, ataques adicionais e vantagem numérica (buscando ou retirando units). Todos clan possuirá um desses tipos de efeito como principal e alguns outros secundários. E provavelmente pouquíssimos clans (Gold e Royal Paladins) possuirão cartas com todos os tipos de efeitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário