sexta-feira, 25 de abril de 2014

Análise de Clan - Nova Grappler

Com a maior parte dos suportes nessa temportada vindo apenas na BT13, os Nova Grappler ainda não possuem muitos recursos para poder dizer que é um deck que impressiona como tantos outros. Mas o principal clan com mecânica de stand e focado em múltiplo ataques possui jogadas tão diferenciadas que ainda pode surpreender e ser uma opção viável no metagame de hoje:


3x Ultra Beast Deity, Illuminal Dragon
4x Beast Deity, Ethics Buster


4x Beast Deity, Hatred Chaos
4x Beast Deity, Golden Anglet
2x NGM Prototype


4x Tough Boy
4x Clay-doll Mechanics
4x Twin Blader
2x Toolkit Boy


4x Red Lightning
4x Fighting Battleship Prometheus
4x Minimum Raizer
4x Wall Boy
3x Beast Deity, Riot Horn

Gameplay:
No momento, Beast Deity é uma build incompleta. O único boss viável é o Illuminal Dragon, ainda é possível jogar com usando a cross ride para um jogo mais focado no controle de campo, mas pelo fato do archetype ainda não possuir units suficientes para cobrir todos os espaços em todas as grades, principalmente nos G2, uma build mais lenta fica instável.

A idéia aqui é ser o deck mais agressivo do jogo com o maior todas de shield disponível, e usar ao máximo os beast deities disponíveis. Por isso o deck joga com 12 críts e o que não é beast deity na front row está aqui para rápido de campo depois de atrasar o oponente. O MGN  Prototype permite que o deck comece atacando com mais de 1 coluna sem medo de perder units. Afinal, sua função é se sacrificar para evitar 1 dano e quando ele é atacando acaba fazendo exatamente a mesma coisa. Para fazer o Ethics Buster alcançar 21k e o próprio NGM alcançar 16k, o Tough Boy é o melhor boost para a trocação de dano com o oponente enquanto o Toolkit Boy é o boost que fas os VG atacar exatamente com 16k e diminui o custo do Iluminal ou dá a ele um efeito "on hit" que força o oponente a perder shield turno após turno. Com tanta agressividade, o deck leva rapidamente o oponente a 5 danos, e com um total de shield 70k maior que a média é fácil escolher quais danos levar e não ter medo da maioria das break rides. O Clay-doll Mechanics parece não tem muita utilidade durante o early/mid game, mas alcançando o Limit Break, o deck consegue até 3 turnos atacando 5 vezes com 16k+ para causar o último dano. A primeira vez com a break ride, a segunda com o efeito do Iluminal, e a última desvirando 1 dano para ativar o efeito do Ilunimal umas segunda vez. Esses ataques fortes múltiplas vezes no late só são possíveis graças às várias cópias do Riot Horn que levantam junto com a front row, maximizando os efeitos dos G3.

O fato de muitas units só serem úteis em momentos específicos do jogo tornam o deck mais inconcistente e isso deve ser aproveitado ao jogar contra os Nova Grapplers. Eles precisam dos danos no early game para tirar o oponente da joga de conforto, também não possuem forma de substituir units facilmente. Então a melhor opção aqui é tentar atrasar o jogo, defender cedo e procurar eliminar aquelas RGs que causaram problemas mais tarde.

O torneio de Xbox, Wii e uma enxurrada de boosters é nesse domingo e este foi o último post antes disso. Nessas últimas semanas os decks mais competitivos do formato foram abordados. Espero que isso ajude alguém de alguma forma. =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário