segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Game Theory: Características do jogo competitivo

Todo card game colecionável é um jogo vivo, em constante evolução a cada nova coleção lançada. Existem características que estão presentes em todo card game e que definem sua mecânica, suas regras, seus jogadores e o caminho que este jogo seguirá durante sua evolução. Hoje tentarei descrever todas essas características referentes a Vanguard dividindo-as em 2 grupos, as controláveis e não controláveis:


Características Controláveis:

-Estratégias Básicas:
Aquelas coisas básicas que todo jogador procura fazer independente do deck. Formar as colunas, controlar o limit break do adversário, procurar a vantagem de mão, se manter com mais dano para poder curar enquanto o oponente não. São controláveis por que se um jogador não fizer e principalmente, não souber como isso gera vantagem, ele estará se prejudicando. Essas são aquelas características obrigatórias para não ficar na desvantagem.

-Builds:
As builds definem os combos, estilos de jogo e recursos disponíveis de cada jogador. Ela pode conter algum elemento surpresa (como um stil vampir no OTT) ou seguir a risca determinada estratégia. Em todo caso o foco principal da build é manter a sinergia e diminuir a zica.

-Counters contra o meta:
Em torneios, é comum que os jogadores procurem jogadas que tenham vantagem contra os decks mais forte e mais populares, aumentando as chances de sucesso. Nem todo clan ou build possui opções suficientes para parar outros decks, é dessa forma que o meta começa a ganhar corpo. Os decks mais versáteis e mais sólidos conseguem jogar mais competitivamente.

-Variações de jogadas:
A versatilidades e uma grande opção de recursos permite que o deck tenha várias jogadas e seja mais imprevisível, dificultando para que o oponente consiga jogar contra.

- Táticas "In Game":
Cada decisão tomada durante a partida que precisa ser escolhida prevendo as próximas jogadas, como defender ou não cada ataque, quando atacar e onde atacar e a ordem dos ataques.

-Mind Game:
Enquanto os jogadores tentam prever e antecipar cada jogada do oponente, um dos jogadores pode tentar manipular as decisões do oponente procurar forcá-lo a tomar a decisão errada ou desviar atenção de determinada jogada.

-Metagame:
São os decks mais fortes e mais populares, que definem as estratégias principais nos torneios e chegam até a definir a criação de cartas. Sendo que a bushiroad sempre procurará lançar cartas mais fortes e interessantes.

-Memória:
Ao prestar atenção e lembrar de todas as cartas já usadas e a forma com que elas foram usadas é possível não apenas prever os recursos que o oponente ainda tem como definir sua linha de raciocínio para conseguir antecipar suas jogadas.

-Treino:
Aprender na prática a usar todas as características acima e tirar o melhor proveito de todas elas.


Característica Não Controláveis:

-Mão inicial:
Mesmo com o muligan, ainda não é possível escolher com  o que começar na mão. Por isso o importante é saber improvisar com que vier.

-Cartas na ordem certa:
Assim como o a mão inicial, se o combo vem na ordem errada não tem o que fazer, dependendo do andamento do jogo podemos tentar esperar o combo ou usar o que temos e ver até onde conseguimos chegar.

-Trigger:
É o fator mais importante no Vanguard e o menos controlavel. Nada é mais imprevisível e fora de controle, tanto nos seu s lados positivos quanto negativos.

-Boosts na hora certa e beaters na hora certa:
Para formar colunas consistentes, é muito importante que a quantidade de G1 e G2/G3 seja equivalente. Se vier muito de um e pouco de outro as colunas serão muito fracas ou nem poderão ser chamadas de colunas.

Por enquanto é isso. Algumas das características controlaveis podem parecer meio abstratas para o vanguard, mas são extremamente importante em qualquer card game. Vanguard ainda estar muito no começo, o jogo competitivo ainda não está muito definido. Vamos torcer para que tudo se torne mais interessante e a skill algum dia se torne mais importante que a sorte. ^^

4 comentários:

  1. Hey Lucas,

    eu gosto pra caramba dos seus posts...

    porem vc ta jogando muiiiito LOL...

    ta esquecendo de postar ¬¬'...

    mas mesmo assim vlw...

    let´s image
    let´s vanguard \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. auhuhauhauhauhauhauhauhauh

      não é isso kra... vanguard é muito divertido, quando vc entra no jogo pensa "existe um poço sem fundo de estratégia nesse jogo, se eu pular nesse posso nunca vai faltar assunto e sempre vai ter algo a ser estudado". Depois vc descobre que esse poço não é tão fundo assim. ^^"

      o jogo não deixa de ser divertido por causa disso, mas não é a habilidade do jogador que mais conta, é o trigger e as rides no early game. Então não existe muito mais a se discutir ou estudar. =/

      basicamente, vanguard está passando por uma fase onde faltam assunto relevantes p/ serem discutidos num cenário competitivo. =S

      Excluir
    2. pois é nhe...
      eu amo muiiiiito vanguard... e falo sobre ele todo dia..., mas realmente.. achar sempre um posto técnico sobre ele não é fácil, e voce consegue fazer isso, com ótimas palavras... \o/

      porem eu acho, que ficar sem os posts, os usuários, vão esquecendo, de entrar pois não esta tendo mais posts, e no decorrer do tempo, onde o cara acessava todo dia, começa a acessar de vez enquanto e por ai vai.

      eu acho que se falta assuntos técnicos a se comentar.. posta sobre os novos bosses que tao surgindo, e coloca o que vai influenciar, ou pergunta as nossas opinioes. sei lá, não precisa ser tudo técnico, só precisa ser interessante ^^

      So acho que seus posts são fodas,
      e não quero perder o costume de acessar o blog todo dia ^_^

      vlw my friend

      let´s image
      let´s vanguard \o/

      Excluir
    3. pois é... seria uma pena perder isso ^^"
      mas tb n quero baixar o nível, se eu for escrever só p/ encher linguiça, n acho que vai ficar muito interessante...
      vou fazer ver se acho um novo assunto que de muito pano p/ mangá ^^

      Excluir