segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O porque de ter escolhido Cardfight! Vanguard

Já joguei muitos card games diferentes, comecei jogando Pokémon TCG, passei um tempo pelo Magic The Gathering e joguei por muitos anos Yu-Gi-Oh!, também joguei muitos outros menores e menos conhecidos. Agora migrei pro Vanguard, um dos motivos é pelo fato dos outros jogos começarem a ficar muito repetitivos e eu estar procurando algo novo, mas o principal motivo eu acredito que seja uma questão de evolução.

Não estou dizendo que os jogos que existem a mais tempo são inferiores ou piores que os novos, mas principalmente no caso de vanguard, os criadores aprenderam com os erros dos outros e encontraram um equilibrio muito interessante na mecanica. Vou descrever quais caracteristicas eu achei que Cardfight! Vanguard melhorou (na minha opinião) com relação a esses 3 jogos e no que inovou. Vou descrever de forma muito resumida, por isso me desculpem os jogadores desses card agmes que acharem as comparações erradas ou muitos superficiais.

Por primeiro Magic: esse foi o pai de todos os outros TCGs, apesar de todo player de qualquer outro card game reclamar de muitas falhas, tudo começou aqui e todo o resto foi baseado nele. Magic tem um sistema de custo baseado em cartas que geram mana, os terrenos. Em media, 1/3 do baralho são terrenos, isso gera o primeiro problema com relação ao fator sorte se faltar ou sobrar terrenos no começo do jogo, você tem uma desvantagem muito grande. Duel Masters ve uma adaptação interessante para corrigir esse problema, onde não existem terrenos e qualquer carta pode se tornar uma fonte de mana.

Depois do Magic, outro jogo que se tornou muito grande foi Pokémon TCG. Tem um sistema de custo parecido com o do Magic, onde as cartas de energia funcionam como as cartas de terreno. A forma encontrada para corrigir a fala do Magic foi investir na dinâmica. Pokemon tem inúmeras cartas de busca ou de compra, e quanto mais você acelera o seu deck, maiores são as chances de vir a carta que você precisa. O problema que isso causou foi o fato de todos os decks se obrigarem a jogar da mesma forma e usar as mesmas, caso contrario não eram competitivos. Isso matou a variedade do jogo.

Yu-Gi-Oh! seguiu passou muito parecidos com Pokémon, mas enquanto Pokemon conseguiu corrigir isso facilmento com sua política de banir as coleções antigas, Yu-Gi-Oh! tentou corrigir banindo as cartas e combos mais fortes e desacelerando o jogo. O problema é que todos os decks de Yu-Gi-Oh! continuam usando as mesmas cartas a diferença é que o jogo deixou de ser ofensivo e ficou defensivo e mesmo que existam inumeros decks diferentes no cenario competitivo, quase todos jogam exatamente igual e mais da metade do baralho é identica. Essa variadade nula se deve ao fato do jogo ter eliminado uma caracteristica que tanto magic quanto pokemon tinham, as cores/tipos definidos pelos terrenos e energias, que por si só já impediam que qualquer carta pudesse ser colocada em qualquer baralho. Essa limitação obriga uma variedade mínima no jogo.

E por ultimo, Vanguard corrigiu os problemas de variedade criando clans, onde cada habilidade só pode ser aplicada se o seu baralho for quase que totalmente daquele clan. Corrigiu o problema das cartas usadas unicamente para custo usando os danos como custo. E corrigiu o problema de inumeras cartas iguais para acelerar fazendo todo jogo ficar ficar identico com uma mecanica naturalmente mais rapida que os outros jogos e um risco real de derrota por deck off caso acelere de forma descontrolada.

Vanguard ainda tem uma vantagem  para os criadores, enquanto alguns jogos proibem coleções inteiras para poder controlar a mecanica e lançar uma grande quantidade de cartas novas e interessantes, outros proibem cartas separadas para equilibrar o jogo e mantém uma gama enorme de efeitos, o que acaba impedindo que muitas cartas interessantes sejam lançadas na mesma coleção sem desestruturar o jogo. Graças ao sistema de clans de vanguard, uma coleção pode ter inumeras cartas identicas mas para clans diferentes, isso permito ao jogo evoluir num ritmo constante e equilibrado. Algumas pessoas chamam isso de preguiça para criar uma variedade maior de efeitos, eu acho que essa preguiça permite que os criadores tenham mais tempo p/ testar a mecanica e cometer menos erros. No momento considero Vanguard o jogo mais equilibrado entre os card games.

4 comentários:

  1. Conheço os card games citados e assim como você fiquei muito tempo em yugioh. Nao vou dizer q abandonei os outros card games, mas Vanguard esta me chamando mais atenção no momento. De fato a mecânica é bem equilibrada, tanto que uma disputa entre dois decks diferentes pode ser tao acirrada que o resultado pode depender da sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim sim! O mais interessante é que todo clan pode ser competitivo e mesmo que o jogo possa depender de sorte, tomar as decisões corretas e aprender a analisar o jogo é que mais faz diferença =D

      Excluir
  2. Tbm concordo, jogo yugioh ate hoje, porem to mais concentrado e migrando pro vanguard,
    o conjunto de situaçoes de analise que o vanguard possui e sublime e como voces disseram nenhum deck e inferior ao outro, dando uma dura batalha , e uma emoçao muiiiito grande equanto se duela. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim! diferente de outros card games, o simples fato da bushiroad não estar descepcionando com seus lançamentos, coleção após coleção já é um grande vantagem ^^

      Excluir