terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Pokémon X/Y e Poker

Desde dezembro estou jogando Pokémon X, terminei o "story mode" já faz um tempo mas ainda tenho muita coisa no "post-game" para fazer. Mesmo assim estou começando a me aventurar numas batalhas e estou pegando gosto pelo jogo competitivo. Pensando na mecânica das batalhas comecei a ver que é o mesmo raciocínio que uso jogando poker. Aqui vão alguns exemplos desse raciocínio:

- O que ganha do que:
Tanto no Pokémon, quanto no Poker, temos que saber quais tipos têm vantagem contra cada tipo ou quais combinações de cartas ganham de outras.

- Você não joga contra os pokemon/cartas, você joga contra o Jogador:
Essa é uma das principais características do poker, mas é exatamente o mesmo raciocínio que usamos para escolher o golpe quando o adversário certamente ira trocar de pokemon ou quando trocar sem o oponente esperar. Por exemplo, um jogador tem um pokemon elétrico contra outro de água. certamente o pokemon de água será trocado por um de terra, em resposta a isso o pokemon elétrico usa um ataque ataque que seja elétrico, sabem que isso pode acontecer o pokemon de água poderia até atacar que não sofreria tanto dano, imaginando que essa é uma decisão provável, o pokemon elétrico pode ser trocado por um pokemon de planta (que manteria a vantagem contra água ou terra, não importando a decisão do adversário).

- Blefar e prever o blefe:
Assim como existem inúmeras jogadas a serem previstas e todas trazem resultados diferentes, é possível fazer o oponente pensar que você está na desvantagem para maximizar os resultados dessa jogada.

- Mind Game:
No final tudo se resume a um jogo mental onde tudo pode ganhar de tudo, sempre é possível virar e tudo depende de prever o raciocínio do adversário e ter as melhores respostas para isso. As vantagens são muito mais psicológicas do que visuais. Alguma semelhança com Yu-Gi-Oh! e Vanguard? =p

O jogo é muito mais complexo do que parece e as possibilidades são infinitas. Não tem como não se animar com esse tipo de cenário! ^^

P.S. Quem quiser me adicionar, meu friend code é: 2234-9520-2820 =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário