quarta-feira, 24 de abril de 2013

Metagame: Tiers do TCG

A nova temporada de torneios oficiais está prestes a começar! E a pergunta que não quer calar é "Quais serão as builds mais vitoriosas?". Futuramente vou falar mais detalhadamente sobre o gameplay de cada build, mas hoje vamos falar dos Tiers. Tiers são os rankings de força que é dado pelos players às builds de acordo com o aproveitamento que esses decks tem nos torneios.

Tier 0:
Não acredito que exista Tier 0 no Vanguard. Seria um deck que tem vantagem contra absolutamente qualquer outra build do jogo. Na época do Barcgal, pela falta de recursos dos outros clans, era possível considerar o Royal Paladin um Tier 0.



Tier 1:
São os decks mais populares e mais fortes do jogo. São aqueles que sempre estão nos tops dos torneios mesmo que não exista uma Hegemonia de apenas 1 deck. No TCG essa hegemonia gira em torno de The End, Phantom Blaster Overlord e Masjesty. Com Spectral Duke Dragon, Vermilion e Stern Blaukluger correndo for fora (o que chamamos de Tier 1.5, aqueles decks muito competitivos mas não tão populares quanto os Tier1).



Tier 2:
Aqueles decks que tem potencial para ganhar de qualquer outro, mas não tem a mesmo concistência ou presença nos tops são os Tier 2. Spike Brothers, Grandblue, Dark Irregulars e Pale Moon são alguns exemplos de clans que possuem combo muito sólidos, decks bastante competitivos, mas não aparecem com tanta frequancia nos tops, talvez por questão de popularidade e não de força.



Tier 3:
Aquelas builds "for fun" ou clans com falta de suporte básico se encaixam no Tier 3. Normalmente são builds muito baratas e não são decks para torneio. O principal foco desses deck é serem divertidos ou possuirem algum combo/conceito diferente. Aqui se encaixam build de todos os clans, principalmente Megacolony, Tachikaze e Bermuda Triangle.

O jogo anda se tornando cada vez mais equilibrado e todos os clans estão cada vez mais competitivos. Acredito que em pouco tempo todos os clans se tornarão Tier 1.5~2 e a competitividade entre eles será cada vez maior.

4 comentários:

  1. O jogo estava se tornando competitivo na BT09, diversos clãs com cartas poderosas, conseguindo topar.

    Depois da BT10 o jogo se tornou desbalanceado para o lado dos Eradicator. Fora que os japoneses não gostam de inovar no vanguard, sempre aparecem com os mesmo decks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, vamos ver como a coisa e encaminha no TCG... meu medo é essa mudança de ordem dos lançamentos de TDs e EBs... Bermuda vai prometer bastante nessa virada de semestre, vai ter a primeira break ride do TCG...

      Excluir
  2. amigo, pude notar que vc sequer mencionou OTT...para vc OTT se encaixa no tier 1.5 ou no tier 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se encaixa melhor como 1.5... quase 1. Não é por acaso que tsukuyomi esta na lista de limitadas no OCG e Tom também estava até pouco tempo atrás

      Excluir