sexta-feira, 2 de maio de 2014

Game Theory: Competitivo - Balenceando Agressividade e Controle

Em praticamente qualquer jogo, só é possível ganhar atacando e isso premia a agressividade. Mas jogadas agressivas sem planejamento dão abertura para contra-ataques, o que premia a estratégia e o jogo mais controlado. Mas também, se tivermos duas estratégias defensivas a partida não terminará nunca. Por isso o ideal é encontrar um equilíbrio entre ataque e defesa. Existem duas teorias que são comumente aplicadas no poker mas funcionam para qualquer jogo de estratégias e também podem ser usadas em conjunto:

-Safe Aggression:
A ideia da agressão segura é só arriscar quando se possui a vantagem e nunca gastar mais recursos do que essa diferença de vantagem. No caso do poker, a ideia é só apostar quando se tem certeza que vai ganhar e só arriscar quando está ganhando, mas nunca apostar mais do que a vantagem que possui sobre os outros jogadores para que ninguém o supere. Em qualquer TCG o recursos são as próprias cartas. Seguindo este estilo de jogo, só se deve fazer uma jogada agressiva se possuir mais cartas que o oponente e nunca gastar mais cartas que essa diferença. Jogo eletrônica funcionam exatamente da mesma forma, mas a questão é definir quais são os recursos que levam um jogador à vitória. Estes recursos podem ser a quantidade de pokémons no time, tamanho de unidade mitares no exercito (Starcraft/Age of Empires), quantidade de ouro/levels/equipamentos (League of Legends/DotA), etc.

Uma variação desse estilo é jogar como se sempre possuísse menos recursos que o oponente mesmo quando já possui uma vantagem, mas uma hora será necessário finalizar o jogo e arriscar. É muito comum ver times de LoL dominar a partida inteira mas acabarem perdendo o controle do jogo no final por não saber como finalizar.


-Variação de Estilo de acordo com os Recursos:
Para variar de estilo de jogo durante uma partida com consistência é preciso definir alguns parâmetros para essas mudanças. No poker é completamente natural trocar de estratégia de acordo com a quantidade de fichas, principalmente quando se está perdendo, essa técnica foi adptada e muito usada no yugioh, inclusive na criação da inteligencia artifical dos bots nos jogos elestrônicos, usando como parâmetro os pontos de vida. Enquanto o jogador possui de 100% a 50% da vida, ele joga de forma mais agressiva, de 50% a 25% ele procura buscar o controle da partida, de 25% a 10% ele joga de forma totalmente defensiva e com 10% para baixo e ele vai para o tudo ou nada e se torna totalmente ofensiva pois não se tem muito a perder.

Em muitas partidas, se não na maioria delas, o jogo pode parecer equilibrado e ninguém parece estar superando ninguém. Mas sempre existe um jogador sendo mais ofensivo e contra-atacando. É muito importante definir em qual situação você está e se as estratégias de cada jogador, seus estilos de jogo e  a mecânica do próprio jogo valorizam mais o jogador ofensivo ou defensivo para saber como reagir e qual posição tomar. Mas isso é assunto para um outro post! Deixe sua dúvida, crítica ou sugestão nos comentários! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário