terça-feira, 20 de maio de 2014

Pokémon X/Y: Metagame - Erros Iniciantes

Pokemon XY está ai a um bom tempo e comparado a qualquer card game, muitos torneios estão acontecendo com uma frenquência muito maior simplesmente pela praticidade de poderem ser organizados não apenas presencialmente, mas também online. Para quem nunca se arriscou muito no modo competitivo (como eu) e está entrando nisso agora, começamos a bolar inúmeras estratégias sem muita base para tentar formar o time ideal e muitas dúvidas começam a surgir.

Então vamos começar falando daquelas coisas meio comuns que todo treinador iniciante gosta de fazer ou ignora. Ganhando muito ou não o importante é ter noção de quais jogadas fizeram diferença, saber quando foi questão de habilidade dos jogadores e quando foi pura sorte. Entender por que algumas builds que achamos tão perfeitas simplesmente não encaixam na prática. Este post é uma prévia do que será abordado nas próximas semanas e a seguir temos um resumo de cada tópico que envolve os raciocínios mais comuns de quem está começando:



- Nenhum Pokémon é invencível. Não adianta tentar formar um pokemon com status perfeitos e move set super efetivo contra tudo. Eles continuarão tendo alguma fraqueza. É importante aceitar que 1 único pokemon dificilmente vai ganha de um time todo, ele sempre terá um counter e sempre é bom ter planos alternativos.

- Mesmo que um time cubra todas as falhas, depois que o primeiro pokemon é derrotado uma falha surge.

- Moves que causam dano não são os únicos úteis e infinitos buffs não garantem a vitória sozinhos.

- Inovar demais e surpreender demais gera muitos pontos fracos. STAB Moves (Same Type Attack Base) são os golpes mais efetivos do jogo. Quando um pokémon usa um golpe do mesmo tipo dele, ele causa 50% a mais de dano. Formar um build completamente inusitada para surpreender o oponente pode realmente surpreender, mas não necessariamente terá força suficiente para ganhar de builds muito sólidas

- Velocidade e Força combinam muito, mas algum pokemon defensivo é importante para segurar a velocidade e força do adversário.

- Estratégias fechadas e lineares, como times baseados em clima são muito sólidas, e por possuírem fraquezas muito evidentes, é fácil de prever o counter do oponente. Mesmo assim sempre é importante possuir planos alternativos e pensar em diferentes formas de sair dos situações que o adversário te colocar. Porque as mesmas jogadas não funcionarão sempre da mesma forma.

- Todos pensam que formaram um time ideal, seu oponente também. É melhor sempre contar que ele tem uma carta na manga contra a sua estratégia e agir com cautela, se ele realmente tiver, você estará preparado, se ele não tiver você estará apenas administrando a vantagem.

- Seus Pokémons não precisam conseguir lidar contra todas as próprias fraquezas e ser super efetivo contra que tem vantagem contra eles. é mais importante não ser completamente anulado contra ninguém.

- Abilities são efeitos passivos que podem ser usados várias vezes durante a partidas, Muitos pokémons podem ser mais úteis por causa de suas abilities únicas do que por seus golpes. Como é o caso de todos os pokémon com abilities que afetam o clima, não precisar perder um turno para ativar seu Hail, Sunny Day, Rain Dance ou Sandstorm faz com que seu time já comece com uma vantagem de força contra qualquer time.

Esses tópicos funcionarão como um sumário do que virá nos próximos posts. Gostou da abordagem sobre esse tema? Acha que algo poderia ser diferente? Concorda? Não concorda? Esqueci de alguma coisa? Deixe seu comentário! =D

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