sexta-feira, 30 de maio de 2014

Pokemon XY - Metagame 7/10 - Prevendo Estratégias

O fundamento mais importante nas partidas de pokemon é prever as ações do adversário. Mais importante do que saber se o pokemon que você está enfrentando é forte ou fraco contra o seu é saber que, se um jogador está em desvantagem, ele trocará de pokemon e tentará reverter essa situação, por isso muitas vezes a melhor escolhe pode não ser o golpe super efetivo e sim um golpe que seja efetivo contra o adversário atual e contra quem o oponente pode trazer. Mas e se o oponente não decide trocar? Ou prevê a previsão? Não entramos num loop de previsões, o tal Overthinking? Isso não acaba virando uma sequência de golpes aleatórios? Não exatamente.

Por isso que é fácil fazer uma comparação direta entre Pokemon e Poker. Se um jogador profissional, ou muito experiente, jogar contra amadores, mesmo que ele jogue da forma mais correta possível em muitas situações o jogo será decidido pelo acaso por que seus adversários não estão seguindo a mesma linha de raciocínio, consequentemente não se encaixarão em suas previsões. Pokemon funciona exatamente igual, e sempre temos jogadores novos começando.


O Ideal nesse caso, é analisar o nível e estilo de jogo do seu adversário durante os primeiros turnos. Definir o quão complexa é a estratégia dele e qual seu nível de agressividade é a primeira dica que ele lhe dará para conseguir prever suas jogadas. Para fins teóricos, pode-se dizer que existem 3 níveis de previsão viáveis: 

A jogada evidente:
"Meu pokemon é de água e o meu adversário é elétrico, vou trocar para um tipo terra."

A previsão em si:
"Meu pokemon elétrico pode matar esse pokemon de água, mas meu adversário provavelmente vai trocar, então acho melhor usar energy ball que é super efetivo contra ambos."

A previsão da previsão:
"Estou em desvantagem com esse pokemon de água, e meu adversário sabe disso, então vou trocar para esse meu pokemon de fogo com earthquake, que vai levar dano neutro ou pouco efetivo de qualquer coisa que ele tenha e pode matar ele no turno seguinte."


Cada situação é diferente e muitos pokemon possuem mais de um tipo, deixando todas essas jogadas extremamente ricas e complexas. Nem sempre temos os recursos perfeitos para contra atacar também, e temos que jogar com o que temos. Nos primeiros turno, é possível perceber se o oponente está tentando antecipar suas ações seguindo esses três níveis de previsão e assim definir melhor qual ação tomar. Em todo caso, sempre existem muitas decisões possíveis e algumas sempre são mais seguras, como escolher um golpe que seria neutro contra qualquer ação do oponente ou a maioria delas.

Com o tempo aprendemos diferentes jogadas, principalmente quando somos surpreendido pelos nossos oponentes, assim crescemos no jogo até termos conhecimentos pra criar nossas próprias jogadas e surpreender também, o que será o assunto da próxima matéria! Está gostando dessa série? Acha que está sendo esclarecedor, útil ou interessante? tem alguma sugestão ou complemento? Deixe seu comentário! =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário