segunda-feira, 2 de junho de 2014

Pokemon XY - Metagame 8/10 - Surpreendendo o Adversário

Ao começarmos a ter mais domínio da mecânica, criamos time mais equilibrado com estratégias mais ricas. Testamos nossas teorias e descobrimos o que funciona e o que não funciona, mas muita coisa que não funciona é por que é muito previsível. O Zoroark possui uma ability feira para enganar os adversários, mas se o adversário conhece ele estará preparado para isso. E se tornássemos isso um fator surpresa?


Hidden Power é um ótimo exemplo de ataque surpresa, afinal pode ser de qualquer tipo do jogo (menos fada). Outro exemplo que nem é mais tão surpreendente de tão comum que se tornou graças ao Charizard Y com solarbeam é qualquer pokemon de fogo com atacar de grama. Afinal suas fraquezas são Água, Terra e Pedra, exatamente os 3 tipos frágeis a grama.

É difícil criar um padrão para esse tipo de jogadas, por que se fossem previsíveis não seriam surpreendentes. No final tudo acaba sendo questão de analisar o próprio time, encontrar seu ponto fraco e usá-los como isca. Times de clima e mono-type se saem muito bem nesse quesito, deixando as desvantagens escancaradas para o oponente se aproveitar e montam a estratégias em torno de contra atacar isso.

Hoje vimos de forma superficial a vantagem que as jogadas "não-ortodoxas" podem gerar. Mas é importante ter em mente que as jogadas previsíveis e mais comuns, são assim por um motivo. O próximo assunto a ser tratado é uma comparação entre essas jogadas. Estamos entrando na parte final dessa série de matérias e elas estão se tornando mais curtas. Os fundamentos mais importantes já foram abordados e agora estamos apenas lapidando esse conhecimento. Comentários, críticas e sugestões são sempre muito bem vindas! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário