terça-feira, 11 de março de 2014

Game Theory: Game Momentum

Em todo jogo, algum participante está sempre esta atacando, sendo mais agressivo e sendo mais ativo. Enquanto outro jogador está procurando responder a essas jogadas agressivas e tomando uma atitude mais passiva e defensiva.

Dentro desse  raciocínio, Yu-Gi-Oh! é um jogo defensivo. Os jogadores buscam um um controle de campo para poder atacar sem risco enquanto seu adversário faz jogadas mais agressivas e arriscadas para tomar o controle do campo. No yugi, gasta-se cartas para atacar e ninguém quer gastar cartas à toa.

Já Vanguard é um card game ofensivo. Em uma partida equilibrada, ambos os jogadores desenvolvem seu campo em função de jogadas ofensivas, forçando o oponente a perder recursos e a partir disso ter um domínio do campo e ganhar o jogo. No Vanguard gasta-se cartas para defender e ninguém quer gastar cartas à toa.


Em League of Legends, existe uma vantagem natural da defesa, mas quem ataca normalmente está mais forte e mais confiante. Mas ambos os times precisam armar jogadas e se arriscar o minimo que seja para conquistar novo objetivo. Mesmo que o time com a vantagem seja normalmente o atacante, é impossível jogar de forma passiva, principalmente defender de forma passiva. Nesse caso, o time em desvantagem também procurará jogadas mais arriscadas para tomar a vantagem e controlar o jogo.

No Heartstone e no Pokémon, depende muito das builds e do estilo de jogo. Estes jogos possuem mecânicas que permitem builds mais abrangentes (ou eu simplesmente acho isso por que ainda não domino tão bem essas mecênicas ^^"). Mas a questão é que em qualquer um desses jogos o importante é conquistar uma vantagem e mantê-la. Isso se chama possuir o "Momentum", ditar as jogadas, administrar a vantagem, forçar o oponente a se arriscar e cometer erros, etc. E esse é um dos maiores segredos de qualquer estratégia competitiva.

Talvez, tudo nesse post seja meio repetitivo, acho que já falei sobre isso com outras palavras. Para muitos essas nomenclaturas não mudam muita, mas espero que para alguém isso torne mais fácil de entender as mecânicas dos jogos e a forma de criar novas estratégias. =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário