quarta-feira, 19 de março de 2014

Pokémon X/Y: Criando um Time

O formato de batalhas mas popular do pokémon são as singles battles. Não tem nenhum segredo, times de 6 pokémons se enfrentam um contra um, podendo ser substituídos a qualquer hora pelos jogadores. Quando um pokemon é derrotado, ele é substituído pelo próximo até o time inteiro do seu adversário ser derrotado.

 Eu sempre gostei dos pokémons mais fortes e mais rápidos, com a maior variedade de tipos e golpes ofensivos para tentar derrotar qualquer pokemon com apenas 1 ataque. Mas o jogo não é tão simples, seu adversário pode trocar e absorver seus golpes. Você pode trocar também mas se só tiver pokes ofensivos ele levarão muito dano e se seu adversário prever suas trocas, eles serão derrotados rapidamente. Assim como um time 100% defensivo sempre terá dificuldades contra status que causam dano fixo, como Burn e Poison. Suas partidas sempre serão demoradas por não conseguir derrubar nem serem derrubados facilmente. Nessa situação esses efeitos de dano podem causar mais dano que ataques normais.


Por isso é importante que cada membro cumpra um ou mais papéis determinados dentro do time. Existem inúmeras funções que seus pokémons podem possuir, mas num geral, essas são as mais comuns:

-Special Sweeper e Physical Sweeper:
Assim como existem 3 status defensivos (HP, Defense e Special Defense), existem 3 ofensivos. Attack, Special Attack e Speed. Os Sweepers são aqueles canhões de vidro que podem derrubar qualquer adversário mas são frágeis defensivamente. Normalmente possuem uma grande variedade de tipos de ataques e são a principal fonte de dano ao time adversário.

-Special Wall e Physical Wall:
Como existem ataques físicos e ataques à distância, é importante ter pelo menos 2 pokémons defensivos. Um para cada tipo de ataque já que só é possivel maximizar os EVs de 2 status e um deles provavelmente será HP, sobrando Defense ou Special Defense para o segundo status máximo. Claro que é possível dividir os pontos para criar um pokémon que funcione como uma barreira híbrida. Funcionará bem, mas não com o mesmo resultado de uma build 100% focada em cada tipo de defesa. Normelmente possuem algum boost defensivo ou algum golpe de cura.

-Wall Breaker:
Quando o Sweeper possui algum tipo de boost de status ele é chamado de Wall Breaker, pois com esse boost ele tem o potencial para derrotar até os pokémons mais defensivos. Alguns Wall Breakers não possuem pontos em Speed e sim e HP ou algum tipo de defesa, pois precisam de tempo para formar seu setup e então usar seus ataques com força máxima.

-Tech Crippler:
Ok, os Sweepers são a principal fonte de dano rápido, mesmo que não derrotem em 1 ataque trazem progresso à partida. As walls seguram os Sweeper, mas são fracas ofensivamente e dão tempo para os Wall Breaker se prepararem. Mas depois do setup formado, como se pára um pokemon cheio de buffs? Deixando-o aleijado! Se ele ficar paralisado, dormindo ou até mesmo envenenado ou queimando, ele já não é uma ameaça tão grande. Um dos Walls do time pode cumprir esse papel, assim como um Sweeper pode se tornar um Wall Breaker.

-Support/Healer:
Não é tão comum quanto as outras funções, mas alguns times com uma estratégia muito fechada podem usar uma poke sem nenhuma forma de dano mas com golpes que sustentem o resto do time. Por exemplo, Wish é um golpe que cura o pokémon que estiver em campo no próximo turno, Baton Pass troca o pokémon em campo mas mantém todos os boosts do pokemon anterior. Assim um pokemon forte pode entrar em campo ainda mais forte e depois de ter levado alguns pokemon pode ser curado mesmo sem possuir uma habilidade de cura.

No final, mesmo que o time não possua uma grande estratégia chea de combos, o importante é tentar manter um equilíbrio no time. Conseguir atacar e defender bem, ter uma boa variedade de tipos, assim como golpes e opções para travar os combos mais chatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário