quarta-feira, 23 de abril de 2014

Análise de Clan - Dark Irregulars

A BT12 foi muito generosa com os Dark Irregulars e seu archetype Amon's Follower. Mas não foi apenas o archetype com cross ride que entrou com tudo no meta, o clan também ganhou suporte para uma build genérica de break ride. E tudo isso pode ser misturado de inúmeras formas, inclusive com os suportes antigos:
http://finalturntcg.blogspot.com.br/2013/02/decks-cartas-clans-dark-irregugulars.html


Demon Marquis, Amon "Яeverse"
Demon World Marquis, Amon
King of Masks, Dantarian
Master of Fifth Element


Amon's Follower, Psycho Grave
Amon's Follower, Ron Geenlin
Amon's Follower, Hell's Draw
Knowledge Drunkard


Amon's Follower, Fools Palm
Amon's Follower, Hell's Deal
Dimension Creeper
Amon's Follower, Vlad Specula
Poet of Darkness, Amon
Doreen the Thruster


Amon's Follower, Cruel Hand
Dark Knight of Nightmareland
Amon's Follower, Psychic Waitress
Hysteric Shirley
Amon's Follower, Hell's Trick
Amon's Follower, Fate Collector
Greedy Hand

Gameplay:
Dark Irregulars possuem inúmeras cartas que fazem soul charge de formas diferentes e inúmeras cartas que ganham boost a partir da soul. O segredo para tirar o melhor proveito desse clan é equilibrar esses 2 efeitos para que não falte soul charge nem unit para aproveotar essa soul. Um erro muito comum é se impressionar com alguns efeitos e montar o deck inteiro em torno deste efeito, mas o jogador acaba esquecendo que nenhum efeito é de graça, ele precisará pagar counterblast, perder alguma carta ou só ativará uma vez quando a unit entrar em campo.

Normalmente isso acontece com a Doreen the Truster. Ela pode facilmente boostar com 15~18k ou até mais, formando colunas de 30k+ sem nenhuma dificuldade, mas para cada 3k um efeito foi ativado e uma carta foi usada. E com certeza o deck não terá recurso para somar tanta força por vários turnos. Claro que é possível usar 1 ou 2 efeitos por turno e manter um boost forte pelo jogo todo. mas o Poet of Darkness, Amon é um boost de 9k sempre, conseguindo alcançar 21k com Ron Geenlin na build do Amon. Em outras builds, cartas como Master of Fifth Element e Dantarian farão todas as colunas atacar com muita força sem precisa que algum efeito de soul charge seja ativado todo turno.

O número mágico na soul dos Dark Irregulars é 6, com isso todos os efeitos podem ser ativados e as soul adicionais só servirão para aumentar os boost dos G3 que só serão ativados depois do limit break e consequentemente só farão diferença do final do jogo. Mas para os primeiros turnos do jogo, independente dos suportes na mão inicinal, é possivel colocar 5 cartas na soul apenas com o starter Greedy Hand, buscando o Dimension Creeper do deck e ativando seu efeito. Mesmo na pior das situações, depois da Break ou Cross Ride, existirão 6 cartas na soul.

Não é viável tentar impedir que os combos do DI aconteçam, seus principais efeitos e boosts são substituíveis e nenhuma unit é dependente de carta específica para funcionar. Mas é viável procurar controlar o jogo a partir dos fundamentos e mecânicas básicas do jogo. Controlar campo e mão, e só entregar o Limit Break ao oponente quando for possível lidar com esses efeitos são os caminhos para não se perder contra esse deck. E se um adversário jogando de Dark Irregulars usar uma build focada em alguma key card, é só eliminar essa carta sempre que possível para frustrar os planos do oponente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário