sexta-feira, 3 de maio de 2013

Deck Building: Winning Image

Um dos fundamentos mais importantes na hora de montar o deck e planejar suas estratégias é imaginar exatamente o que o deck vai fazer e como ele vai rodar. Assim é possível descobrir quais efeitos tem maior sinergia e quais atrapalham. Além de ter um objetivo bem definido antes da partida começar, sabendo exatamente o que deve ser feito para ter mais chances de vitória.


Toda deck build começa pelo boss e todo deck roda em torno desse boss. Um dos decks mais populares de Nova Grappler é o Asura/Azure que utiliza 2 bosses e joga formando uma front row extramamente defensiva onde todas as units possuem 11k. Como esse deck possui 2 bosses, ele possui 2 variações muito definidas. A build da Asura Kaiser como o Azure Dragon como suporte, e a Build do Azure Dragon com o Asura Kaiser como suporte. É possível perceber algumas dessas variações a partir do suportes usados do deck. O melhor exemplo é o uso ou não do Black Tortoise, o suporte que busca o Azura Dragon e aumenta as chances de ativar o persona blast. Ele é muito importante se o boss principal for o Azure Dragon, mas ele é anti combo se o boss principal for o Asura Kaiser, que ativa efeito ao checar G3. Se o player tira os G3 do deck a partir de outros efeitos ele diminui as chances do Asura Kaiser ativar seus efeitos.

Spike Brothers é um clan que possui um ótimo exemplo de cartas aparentemente básicas que atapalham o combo. Num deck tão rápido que chega a ser desesperado, onde todas as RG da front row precisam atacar e voltar para o deck, os vanilas podem acabar atrapalhando. Como o combo depende de um campo cheio muito rapidamente e alcançar o Limit Break o mais rápido possível, cartas que não entram no campo como sentinels atrasam o jogo, esse atraso dará tempo para o oponente conseguir mais defesa e pode custar a partida.

É importante analisar se cada um dos suportes do clan realmente ajudam o seu combo, pois muitos deles são ótimos para um boss e inuteis para outro. Até mesmo vanilas ou cartas básicas como sentinels podem ter que sair do deck.

2 comentários:

  1. Matéria bacana, se mais pessoas que começassem a jogar vanguard leem-se isto, iriam gastar menos tempo e dinheiro ao montar o deck.

    Uma coisa que seu sempre utilizei ao montar meus decks, é visualizar meu campo perfeito. Isso me ajuda a utilizar cartas que fazem com que eu consiga esse campo mais rápido, e mesmo que o oponente retire alguma unit, eu consiga repor o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente essa ideia! ^^
      foco no que o deck é feito p/ fazer, sem firula =]
      espero que muita gente leia! xD

      Excluir