segunda-feira, 11 de março de 2013

Dicas & Estratégias: Potencial Defensivo - Total Shield

O total de shield de um deck é um tópico que parece completamente teórico, e parcialmente é! Ele influencia apenas no potencial defensivo do deck. Mas na prática, o que importa é a quantidade de shield na mão e as colunas formadas no campo.

Mesmo assim, acredito que esse assunto seja  válido para fazer um comparativo em relação a algo que ninguem presta atenção e podem influenciar diretamente nos resultados de algumas partidas.

Para exemplificar essa comparação vou usar 2 decks considerados "no limite do equilíbrido dos grades" e cada 1 possui características que torna correta, ou no mímino aceitável que sua builds seja desse jeito:

6/13/14/17
G3

4x Great Silver Wolf, Garmore
2x Incandescent Lion, Blond Ezel

G2

3x Sacred Guardian Beast, Nemean Lion
3x Mage of Calamity, Tripp
3x Player of the Holy Bow, Viviane
4x Knight of Superior Skills, Beaumains

G1

4x Knight of Elegant Skills, Gareth
4x Sleygal Dagger
4x Halo Shield, Mark
2x Charjgal

G0

4x Silent Punisher
4x Flame of Victory
4x Fortune Bell
4x Elixir Sommelier
1x Crimson Lion Cub, Kyrph


Total Shield: 290k + 4x sentinels

Este Gold Paladin foi uma das primeiras builds a se consagrar após o lançamento da Bt06, com a grande popularidade do dragonic overlord, asura kaiser e o com o lançamento do vermilion, os G3 que somavam 20k chamram pouca atenção, enquanto um vanguard vem por superior ride do deck no turno 2 que outro que fazia uma coluna de 26k e trazia qualquer carta para o campo sem muito esforço se tornaram muito interessantes. Essa build maximiza os efeitos do Garmore ao extremo, aumentando rapidamente a soul com a superior ride, aumentando a quantidade de alvos válido para o efeito de busca.

17/14/10/9
G3

4x Asura Kaiser
4x Beast Deity, Azure Dragon
1x Death Metal Droid

G2

4x Death Army Lady
3x King of Sword
3x Brutal Jack

G1

4x Tough Boy
4x Death Army Guy
4x Twin Blader
2x Dancing Wolf

G0

4x Battleraizer
4x Grapplemania
4x Tree Minutes
4x Wall Boy
1x Beast Deity, White Tiger

Total Shield: 240k + 4x sentinels

Este Nova Grappler ganhou um dos regionais japoneses no começo do ano passado. Possui uma quantidade muito grande de G3 que é necessária para aumentar as chances do Asura Kaiser e do casal Death Army ativar seus efeitos. Mesmo possuindo um total de shield abaixo da média, é um deck muito agressivo e normalmente joga com uma front line inteira de 11k, facilitando a defesa das units. Com a grande quantidade de efeitos e triggers de stand e a grande facilidade de fazer colunas de 18k. É um dos decks mais agressivos da era das cross rides, mesmo sem usar cross rides. Conseguindo realizar até 5 ataques de 18k por turno.

Mesmo que essas duas builds não participem do mesmo meta, é possivel comparar seus pontos fortes e fracos e o que foi usado para compensar suas desvantagens defensivas ou ofensivas. O primeiro possui uma vantagem defensiva dada pelo total de shield e uma desvantagem ofensiva pela falta de units que somam 20k, que é compensado pelos efeitos +1, pelo vanguard que consegue atacar com 26k e pelos stand triggers que geram mais pressão através de ataques extras. O risco de usar pouco G3 é suprido pelo efeito do starter, que busca o Ezel do deck. Já o segundo tem uma vantagem ofensiva dada pelos efeitos e triggers de stand e pela facilidade em somar magic numbers, mas possui uma desvantagem defensiva devido ao total de shield que é compensada pela possibilidade de uma frontline de 11k.

O ponto aqui é mostrar que é possivel usar alguns pontos fracos ao seu favor, deixando os pontos fortes mais fortes e suprindo as fraquezas ao mesmo tempo. Umas boa forma de começar a analisar esses pontos é a paritr do potencial defensivo e ofensivo do deck. ;D

2 comentários:

  1. cara vc é um gênio quando disse "O ponto aqui é mostrar que é possivel usar alguns pontos fracos ao seu favor, deixando os pontos fortes mais fortes e suprindo as fraquezas ao mesmo tempo. Umas boa forma de começar a analisar esses pontos é a paritr do potencial defensivo e ofensivo do deck. ;D " mas tem um problema na teoria sua tese pe ideal mas na prática análisar o deck usado de tal forma requer muita experiência com o tal, em suma meus parabéns pelo post e pela idéia.
    (na buils gold paladin acho que tiraria um garmore e colocaria mais uma elzel)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! auhuhauhauha Obrigado! xD
      N sou gênio não, só ando me dedicando bastante =]

      Na verdade não gosto muito de colocar quantidade nas builds, além de ficar mudando e fazendo variantes o tempo todo, pequenas diferenças não chegam a influenciar no funcionamento geral do deck. Claro que existem cartas que obrigatóriamente vão 4, como ride chains ou cartas que ganham efeito pela quantidade de cópias ue o jogador possui, mas num geral acho que essas variações é questã de gosto mesmo =]

      Excluir