quinta-feira, 14 de março de 2013

Dicas & Estratégias: Sub-clans (2/2)

No post anterior falei sobre a influência dos sub-clans na mecânica e sobre a necessidade de uma mudança contínua no jogo. Dessa vez falarei mais sobre as opções que os sub-clans permitem dentro do jogo.

Naturalmente, as cartas de sub-clan são feitas para funcionarem melhor entre si, ou criar a necessdade de possuir a maior quantidade possível de cartas de sub-clan no deck. Os primeiros sub-clans geravam essa necessdade a partir do efeito do boss, por precisar de uma grande quantidade de cartas com um determinado nome. Os Raizers e os Machinings foram os primeiros conjuntos de cartas com essas características, lançados na EB01.



No final da primeira temporada, começaram a sair novos bosses e suportes específicos que tornassem as novas build melhores que as builds genéricas. As principais características desses novos suportes é o fato de só poder dar alvo em cartas com determinado nome ou precisar possuir um vangaurd específico para ativar os efeitos. Exemplos disso são os Blasters e os Overlods.

Durante a segunda temporada, esses tipos de suporte foram usados com mais frenquência e também misturando as características anteriores na mesma build. Nessa época surgiram builds de Battle Sisters, Beast Deitys, Death Armys, Dimensional Robos, Ezel, Musketeers e mais suporte para os Raizers.



Agora na Terceira temporada, os sub-clans ficaram mais definidos, começou a sair suporte suficiente para 100% do deck possuir o nome do sub-clan, inclusive começou a sair reprints de cartas fixas (staples) que são necessárias para todo deck, como vanilas e sentinels. Para criar a necessidade de 100% do deck ser do mesmo archetype um novo tipo de efeito surgiu, o 'Special Counter Blast' que é basicamente um counter blast que só pode ser pagado virando cartas de determinado archetype. Os membros desse grupos divulgados até o momento são os Liberators, Eradicators, Jewel Knights, PRISM e Seal Dragons.

Mesmo com a "sugestão" de que o ideal é usar 100% do deck de cartas do mesmo sub-clan, ainda é muito aceitável usar algumas key cards que não sejam, ou que até mesmo nem sejam do clan! Sempre foi aceitável e até mesmo incentivado que alguns decks utilizassem cartas de outros clans, como Still Vampir no OTT, Mr. Invincible em deck que pagam muito CB e não possuem um boss (ou que o boss ativa efeito na RG, como o Dragonic Overlord), High-Speed Brakki em decks que não usam soul e precisam de mais agressividade, Blaster Dark no Royal Paladin e Wingal Brave no Shadow Paladin. Acredito que cartas cruciais para determinados clans (como Comander Laurel no Dimension Police) continuarão sendo populares.

Outro ponto importante a se lembrar é que a principal função dos sub-clans, aparentemente é limitar os clans muito grandes e talvez nem todos os clans recebam esse tipo de limitação. No caso dos Spike Brothers, já foi divulgado todos os seus suportes da BT10 e este clan não recebeu nenhuma limitação do tipo. Mesmo que o futuro do jogo esteja ligado aos sub-clans, por enquanto não existem motivos para acreditar que os clans menores sofrerão a mesma restrição.

No momento existem 16 sub-clans no jogo. Falarei sobre cada um com mais detalhes nos próximos posts.

6 comentários:

  1. tem dois sub clãs q concerteza irei montar, os erradicators e os raizers.

    ResponderExcluir
  2. cara ótimo post, obrigado por ter se preocupado comigo e ter feito um post sobre sub clans, muito e obrigado e parabéns pelo excelente post que abriu minha cabeça sobre os sub clan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valew! ^^
      eu ia escrever sobre os sub clans de qlqr jeito, mas dei uma priorizada p/ ele por causa do teu pedido =D

      Excluir
  3. Leeee eu denovo pedindo um favor, meu parceiro se não for pedir d+ queria que você fizesse um post sobre bermuda triangle, eu agradeceria muito se vc fala-se práticamente tudo sobre elas seu ponto forte, fraco etc..., mas sem os teus novos suportes ou seja o deck bermuda com apenas aquela be02 se não me engano.
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu já escrevi sobre bermuda uma vez: http://finalturntcg.blogspot.com.br/2013/02/decks-cartas-clans-bermuda-triangle.html
      pretendo falar sobre as builds isoladamente mais tarde =]

      Excluir