quarta-feira, 13 de março de 2013

Game Theory: Sub-clans (1/2)

Os sub-clans ou archrtypes são a mecânica do jogo que parece ser o maior investimento da bushiroad em novos lançamentos. Dentro de cada clan, estão surgindo conjuntos de cartas que só funcionam ou funcionam melhor entre si. Essa mudança trás características positivas e negativas para o jogo, mas gosto de pensar que toda elas são necessárias.



- Limitação:
Os clans estão ficando muito grandes e já possuem cartas muito boas. Essa mecânica nos faz usar o máximo de cartas do sub-clan e o mínimo das cartas genéricas. O Limit break também criou uma limitação de efeitos. As cross rides impossibilitam o uso e vários boss no mesmo deck. E as Break Rides também trazer limitaçções junto aos seus efeitos. Lados bons e ruins é o que mantém o jogo equilibrado e valorizam a habilidade do jogador durante cada partida, sabendo explorar os ponto positivos da sua estratégia e os pontos negativos do oponente. Para quem reclama que o jogo é só sorte, ele estpa ficando cada vez mais só habilidade.

- Diversificação:
Apesar de limitar a quantidade de cartas uteis para cada deck, essa mecânica aumenta a quantidade de decks novos no jogo. Cada boss e cada mecânica possui sua própria build, logo a cada novo archetype é um deck novo no jogo e não apenas um deck igual com um boss diferente.

- Uso:
Do jeito que o jogo estava se encaminhando nós continuariamos usando as cartas velhas e teriamos apenas 1 ou outra carta boa por coleção. Ter muitas cartas boas e uteis por coleção é extremamente saudável para o jogo. Aos jogadores de Yu-Gi-Oh! Isso lembra alguma coisa? xD

- Evolução:
Essas limitações permitem criar cartas mais fortes e suportes melhores sem desequilibrar o jogo. É uma forma interessante do jogo evoluir, as cartas antigas podem ficar mais fracas, mas ainda continuam mais consistentes, obviamente os suportes novo fazendo lançamentos se manterem consistentes também, mas quanto mais carta você precisa combinar para alcançar um resultado mais difícil é de alcançar esse resultado. O custo/benefício nas jogadas continua igual ou muito próximo.

- Venda das cartas/Popularidade:
Se o jogo continuasse evoluindo pouco ou não evoluindo. A bushiroad não conseguiria vender as coleções novas e o jogo morreria. Nenhum jogador teria interesse nas coleções novas se não existisse mudança mecânica, os decks velhos continuariam competitivos e não valeria a pena investir nos lançamentos.

- Preço das cartas:
Se existisse apenas 1 ou outra carta boa por coleção elas seriam caríssimas para compensar as várias box abertas para tirá-la. O fato das coleções continuarem equilibradas mantem o preço das cartas equilibrado também. Um exemplo é a BT05, The End, Phantom Blaster e Majesty são consideradas as cartas mais poderosas do jogo, mas não são muito mais caras que Tsukuyomi, Alfred, Soul Saver e Amaterasu na época que foram lançadas.

- Capitalismo:
Acima de tudo, a Bushiroad é uma empresa e empresas visam lucro. Ela precisa vender para continuar existindo e para vender ela precisa que cada novo lançamento supere o antigo. Pode ser triste saber que as cartas velhas não receberão nenhum suporte, vão acabar sendo esquecidas e provavelmente nos obrigaremos a usar as cartas novas e sempre continuar gastando para sermos conpetitivos, mas é assim que o negocio funciona.

6 comentários:

  1. nossa este post foi excelente, abriu minha cabeça sobre os sub clãns. e pow cara tira esses negocios de senha pra comentar vc apos ler um post como esse fica doido pra comentar mas quando vc lembra que tem de digitar essa senha vc quase desiste ou desiste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de que senha vc ta falando? estou te respondendo sem estar logado e sem precisar colocar nenhuma senha...

      Excluir
    2. aparece assim
      Prove que você não é um robô

      então pede pra eu digitar um código que aparece e que é aleatorio.

      Excluir
    3. isso é um sistema anti-spam do google, eu não vou tirar isso, senão vai começar a aparecer um monte de propaganda automática nos comentários...

      Excluir
  2. Fantástico o seu jeito de pensar sobre este assunto, que entre todos, certamente é o mais delicado de se tocar, o investimento.
    Mas convenhamos, mesmo que a bushiroad de certa forma nos "obrigue" a continuar comprando novas coleções, não teria graça continuar jogando se não puder continuar comprando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhauhauaauh com certeza! ^^
      uma hora a gente acaba enjoando dos nossos decks preferidos e montamos builds novas de qualquer jeito, mas a bushiroad não vai esperar a nossa paciência acabar p/ mudar de deck, vai lançar cartas e mecânicas cada vez mais competitivias e interessantes =D

      Excluir