quarta-feira, 19 de junho de 2013

Deck Profile: OTT Cross

Continuando a falar sobre os novos suportes da BT09, temos a X-ride da Oracle Think Tank. A Goddess of the Sun surge no jogo sob muita crítica, os principais argumentos dessa crítica são o fato de OTT não ter uma mecânica de Tool Box e o fato de busca uma carta, seja qual for, quanse sempre é pior do que comprar 5. Apesar de tudo isso, um deck com mecânica de draw com um vanguard de 13k já é algo complicado para qualquer oponente e mesmo não sendo um tool box, adicionar absolutamente qualquer carta é um efeito com muito potencial. Aqui está uma build focada apenas na Amaterasu:


4x Goddess of the Sun, Amaterasu
4x CEO Amaterasu


4x Battle Deity, Suzanoo
4x Silent Tom
3x Oracle Guardian, Red Eye


4x Oracle Guardian, Gemini
4x Battle Sister, Chocolat
3x Lucky Bird
2x Battle Sister, Cocoa
2x Weather Girl, Milk


4x Victory Maker
4x Oracle Guardian, Nike
4x Psychic Bird
4x Lozenge Magus (starter)

Gameplay:
A build segue um padrão beatdown usando muitos suportes originais do clan. Como a mecânica básica da Amaterasu e do boost de 10k se foca no controle de recursos e na vantagem de mão, esse é o principal conceito na forma de jogar com o deck. "Boost de 10k? mas por que usar a milk se a Amaterasu + um boost de 7k alcançam 21k e qualquer cross + 8k também?". Não podemos esquecer que agora vários decks jogarão com cross ride e essa é a tendência do TCG, se é possível alcançar 23k é bom fazê-lo (principalmente quando o vanguard tem um dos efeitos "on hit" mais fortes do jogo). Para ajudar nessa mecânica de draw, o Lucky Bird faz um belo papel utilizando como custo a soul que a própria CEO gera e para que ele não fique impossibilitado o Red Eye e o Psychic Bird podem aumentar a soul de forma controlada, garantindo que o deck não acerele rápido demais. Com a Cocoa é possível saber se vale a pena usar os efeitos de draw ou atacar para checar o que está no topo e mesmo não sendo um boost muito forte, com o Suzanoo a coluna alcança 18k. Num meta onde praticamente todos os vanguard têm 11k e muitos ficam com 13k, mais que 18k é desnecessário. Mesmo assim, com um Gemini o Suzanoo ainda consegue alcançar 20k caso necessário.

O Silent Tom é um dos se não for o melhor G2 do jogo, não tem como não lembrar dele ao falar de OTT. Mas a primeira coisa que todo mundo lembra ao falar do efeito da Goddess of the Sun é que o melhor ou único alvo para o seu efeito de busca é a Chocolat. A Sentinel sempre é um alvo interessante e contra qualquer deck que o vangaurd ganha criticos extras ou possui efeitos on hit é provavelmente a melhor opção, mas não é a única. As melhores opções variam de acordo com o ritmo do jogo. Adicionar o boost ou o beater certo, como Gemini, Suzanoo ou Silent Tom é interessante para formar as colunas ideais e aproveitar melhor o deck, ou buscar algo que complemente um combo como Red Eye ou Lucky Bird aumenta a sinergia do deck.



Com o deck conseguindo fazer o esperado, se defendendo bem e comprando cartas é possível usar a Lozenge Magus como boost para aumentar as chences de curar. Lembrando que enxugar o deck ao mesmo tempo que os triggers voltam aumentam bastante as chances de checar novos trigger, mas arriscar nesse tipo de jogada só vale a pena quando se tem controle total da partida.

2 comentários: