quarta-feira, 26 de junho de 2013

Game Theory: Equilíbrio do Jogo

O principal objetivo de qualquer jogo é a diversão. Essa diversão vem a partir da competitividade e da emoção que essa competitividade gera. Mas para isso existir o jogo não pode ser muito fácil e nem muito dificil, para não se tornar tedioso. Num card game, a dificuldade é apresentada pelas regras, diferentes habilidades das cartas e pelo oponente. As regras estão definidas desde que o jogo existe e o nível de competitividade do oponente não pode ser controlado. Por isso toda a evolução do meta e o interesse dos players depende principalmente dos efeitos das cartas.



No caso de Vanguard, acredito que o limite de poder das cartas está nos triggers. Cada vez mais estamos mais próximos de builds e efeitos consistentes que diminuem a necessidade de checar triggers para ganhar, valorizando a habilidade dos jogadores e aumentando a competividade e o interesse dos players. Mas quando as cartas se tornam fortes demais, elas superam o fator skill e surgem os decks "auto-play". Se o jogo continuar aproxima da ideia "100% skill" ele cairá no mesmo padrão que muitos outros card games. Cartas "apelonas" a preços absurdos por que sem elas é impossivel jogar competitivamente. Para evitar que isso aconteça o poder das cartas não devem superar muito o poder do trigger.

Aparentemente a Bushiroad anda cuidando bem das coisas para que isso não aconteça, os efeitos andam melhorando, o jogo está ficando mais consistente e competitivo, mas o trigger check continua sendo indispensável. O efeitos entre os clan estão se equilibrando mais e mesmo que algum clan se destaque, a diferença de força não é tão grande. Não existe build invencível, nem clans completamente superiores aos outros. Este equilibrio de poder valoriza muito os jogadores e enquanto o fator trigger continuar causando um leve desequilibrio o fator diversão não será comprometido.

4 comentários:

  1. realmente, os trigger sao o ponto de diversao do game o que da aquela emoçao e surpresa, devido a isso e tbm a mecanica do jogo, me apaixonei completamente por vanguard, eu jogava yugioh , e pokemon, porem depois que começei com vanguard, nao e despresando nao , mas o fator emoção, surpresa e diversao foram ao extremo, e como o lucas disse, enquanto a bushiroad, continuar valorizando essas coisas o vanguard sera sempre minha primeira opçao e o melhor card game que ja joguei...

    cada hora que saca um critico, aquela hora tensa que se necessita de um heal e ele vem... simplismente sublime \o/

    let´s image
    let´s vanguard \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente ^^
      tomara que o jogo continue assim por muito tempo!

      Excluir
  2. Perfeita sua análise Lucas!

    É exatamente o que eu penso!

    Grande abraço!

    Bruno Cavalcanti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Bruno!

      Vamos que vamos, esperando que o jogo fique cada vez melhor! =D

      Excluir