quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Deck Analisys - VGB Top 4 - 1/4

A repercussão do nacional continua e agora foram divulgadas as deck lists do top 4. Durante essa e a próxima semana veremos mais detalhadamente cada um desses decks. Não vem ao caso dar opinião ou comentar se algo deveria ser mudado. Se eles chegram tão longe com essa build, eles têm seus méritos. Espero acertar a minha análise conforme o que os jogadores pensaram na hora de montar o deck ^^". Começaremos pelo 4o lugar! O Angel Feather Celestial do Anderson Menezes, também conhecido como Kusanagi:

Grade 0


1x First Aid Celestial, Peniel
2x Fever Therapy Nurse
2x Critical Hit Angel
4x Recovery Celestial, Ramuel
4x Celestial Landing Pegasus
4x Hot Shot Celestial, Samyaza

Grade 1


3x Battle Cupid, Nociel
3x Adamantine Celestial, Aniel
4x Marking Celestial, Arabhaki
4x Underlay Celestial, Hesediel

Grade 2


3x Candle Celestial, Sariel
4x Wind Shot Celestial, Raquel
4x Essence Celestial, Becca

Grade 3

4x Prophecy Celestial, Ramiel
4x Solidify Celestial, Zerachiel

Gameplay:
Primeiro fato a chamar a atenção é o fato do deck não ser 100% Celestial, e as cartas fora do archetype são importantíssimas para a jogabilidade e estratégias. Dessa forma o deck roda com 6 draws e 6 crits, sem stand triggers. O que é natural num deck que precisa ter aceleração e uma grande variedade de recursos na mão para poder trocar com o dano. E é aqui que a outra unit fora do archetype entra, Battle Cupid, Nociel é a melhor carta quando o assunto é trocar recursos com a damage zone. Enquanto outras cartas possuem custos, ou limitações para ativar este tive de efeito, ela faz isso ao mesmo tempo que defende um ataque. Ainda falando de forma defensiva, ela pode buscar uma carta que acabou de ir para a damage zone como um trigger com 10k de shield ou uma sentinel, permitindo que o jogador tenha esperança de sobreviver aos ataques do late game mesmo sem possuir um total de shield suficiente.

Por este motivo Angel Feather é um dos poucos clans que tem uma desculpa para não usar 4 sentinels. Nociel também é muito util para que a Hesediel consiga ativar seu efeito e se tornar um boost de 9k. Já a Arabhaki é um boost de 7k como muitos, mas na falta de beaters ou na necessidade de rush no early game se torna um beater de 10k formando colunas muito inteessantes.

Os G2 completam a força do beatdown com os 10k Vanila e os 12k Beaters, finalizando com a Sariel para complementar os combos de boost e garantir que as colunas se formem facilmente. A Break Ride aumenta os recursos na mão e acelera a damage zone, permitindo o alcance a mais recursos, além de todos os boosts. A Zerachiel é a unit que o deck todo gira em torno, com uma cópia na damage zone e outra como vanguard toda as colunas recebem mais 6k, formando colunas laterais de 27k. Todos os CBs do deck são exclusivos para os efeitos de boost dela também, que podem garantir a vitória no late game e pode ser utilizados muitas vezes pela mecânica de "damage swap" dos Angel Feathers, que consequentemente desvira os danos.

Esta foi a primeira análise das decklists do VGB! Espero que tenham gostado. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem vindas! =D

4 comentários:

  1. hoooo Gostei de ver um Angel feather entre os tops... ja que jogo com ele...

    na minha opiniao e o clan que tem a dinamica mais divertida de se jogar... e nao deixa de ser forte....

    a break dele acho um pouco desfalcada.. mas o kusanagi. conseguiu alocar bem ela.. no deck..

    bem e isso

    let´s image
    let´s vanguard \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo que se for comparar com outras breaks ela parece que faz pouco, mas ela faz tudo que precisa p/ combar com o clan ^^...

      ela não dá critico de graça e nem acaba com o campo ou mão do oponente. mas se for analisar bem, as break rides que fazem isso normalmente são de um clan que não uma mecânica muito definida (Royal Paladins) ou é pq a mecânica básica precisa duma forcinha extra (Tachikaze) ^^"

      Excluir
  2. Caraka... até aqui meu deck ta sendo comentado kkkkkkkk

    Só tenho a dizer q esse torneio foi massa; duelistas de alto nível e com bastante experiências em montar estratégias.

    Confesso q esse deck rodou perfeitamente, ainda mais com a ajuda Battle Cupid, Nociel, onde certo momento do jogo q acabaria travando G2 ou G3, quando oponente enviava alguma carta para damage zone e era uma das citadas acima, usava Nociel para trocar alguma carta por elas, evitando travar e, muitas das vezes na ajuda de pegar Perfect guard ou enviar copia Zerachiel da mão para damage zone.

    Tinha vez q Ramiel ajudou bastante e teve vez q me quebrou as pernas bonito (Enviando Heal para DZ). Mas por se tratar archetype Celestial, com apoio LB Zerachiel e booster Hesediel, formava coluna 26k (31k trigger). Com coluna fortalecidas, oponente era forçado a gastar sua defensiva para proteger VG ou teria q deixar perder Reaguard.

    Ouve momentos q os oponentes tentavam controlar LB Zerachiel, atacando unicamente minhas reaguards. Foi então q lembrei da matéria postada aqui: Road to Nationals 3/4: Alcançando o Limit Break, onde resolvi segurar minhas RG e força o oponente a atk VG para ficar 4 dano, assim formava minhas colunas e partia com tudo em cima do VG e das RG oponente. Tai uma coisa q aprendi nesse fórum.

    Consegui chegar invicto no top 8 e só vim a perder no top 4 contra 2º: Bruno Tavarnes - Kagero - Blockade Cross (2x1) em um duelo bastante agressivo e infelizmente perdi 3º: Mauricio Santana - Granblue - Basskirk (2x0) pois deck travou G2 na primeira partida e G1 segunda partida). E assim fiquei 4º lugar.

    Parabenizo todos q participaram no torneio e esperemos q ocorra outro na mesma quantidade e premiação.

    Parabéns tb a todos do blog Final turn na qual sempre estou acompanhando cada publicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha valeu! =]
      Obrigado por acompanhar o blog!
      Que bom que o material do blog foi útil p/ vc no torneio! =D

      Excluir