quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Road to Nationals 2/4: Controlando o Limit Break

Desde o começo da segunda geração do jogo (a partir da BT06) todos os bosse possuem limit break. O Limit Break permitiu que habilidade mais poderosas fossem introduzidas ao jogo e ter um argumento para dizer que elas continuam equilibradas por possuírem uma limitação a mais. O que vemos normalmente é que sim, o limit break é uma limitação e faz os jogadores pensarem mais e bolarem mais estratégias durantes as partidas, ao mesmo tempo que fatalmente esses efeitos acabarão sendo aplicado pelos menos uma vez no jogo, já que não é tão fácil causar 3 danos no mesmo turno, principalmente levar o oponente de 3 dano para 6 na mesma jogada.


Mesmo assim, ainda é possível controlar isso para que a habilidade mais poderosa do oponente só seja utilizada no momento mais conveniente. Podemos dizer que os efeitos mais fortes do jogo criam uma situação de "Winning Condition", e o ideal é tentarmos evitá-las até possuirmos algum recurso que anule esta condição (normalmente uma sentinel). Não é qualquer deck, clan ou boss que consegue fazer isso com facilidade, mas opções existem e estão ai para ser usadas. As principais formas de conseguir esse controle é com efeitos "on hit" ou efeitos que geram criticos adicionais, ambos funcionam da mesma forma, geram uma vantagem muito grande para que o oponente simplesmente deixe passar. Esses tipos de efeitos "invertem" a winning condition, dando a vantagem estratégica para aquele que não depende do limit break ou já alcançou os 4 danos.

Claro que existem inúmeras hipóteses situacionais como "e se o oponente possuir um self-damager?" ou "e se o oponente ignorar a sua estratégia elaborada e ter a sorte de curar um dano?" ou várias outras. Sim, tudo isso é possível, mas nesse momento o oponente está arriscando perder o jogo para um critical trigger. Afinal, o ponto principal da estratégia é não ficar dependente do fator sorte, certo?

Acabei cortando o raciocínio deste tópico no meio porque o assunto de amanhã é "O que podemos fazer contra um jogador que está controlando nosso limit break" e continuará a mesma ideia de hoje. Obrigado a todos que acompanham! Comentem dêem a sua opinião! estou meio enfrerrujado não tenho certeza se a minha linha de raciocínio ainda se aplica ao jogo. ^^"

2 comentários:

  1. Com certeza se aplica!
    Mas dessa vez tentamos evitar o Break Ride!
    Realmente é meio dificil controlar o Limit Break do oponente, fico imaginando a melhor maneira de fazer isso sem perder a vantagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vanguards com crits ou com efeitos 'on hit' pesados é a única forma consistente que eu consigo imaginar... =/ um The End e similares ou um Majesty e similares, no momento em que o oponente chega a 3 danos qualquer critical trigger pode acabar com o jogo, então eles obrigatóriamente precisam ser defendidos, então vc controla o campo atacando com as RGs nas RGs do oponente e não dando o 4o dano. =]

      jogar desse jeito me fez perder muito o medo das break rides, se vc atrasa bastante o jogo do oponente chega uma hora que ele começa a acumular G3 na mão ou se obriga a baixar nas RGs e esquecer o ride ^^

      Excluir