segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Deck Analisys - VGB Top 4 - 2/4

Voltamos com a deck list do 3o lugar do torneio. O Granblue do Maurício Satana! É tão bom ver um deck das antigas no top, isso prova que o jogo é equilibrado o suficiente ao ponto dos jogadores poderem usar aquilo que realmente gostam e conseguirem bons resultados. Dessa vez preferi conversar com o Maurício e pedir p/ ele explicar o deck. Afinal, é um build tão diferente que fica claro que ele pensou em muita coisa p/ chegar a cada carta.

Grade 0



1x Skeleton Assault Troops Captain
4x Hook-Wielding Zombie
4x Rough Seas Banshee
4x Knight Spirit
4x Doctor Rouge

Grade 1



2x Deadly Nightmare
3x Dandy Guy, Romario
3x Samurai Spirit
4x Dancing Cutlass
4x Gust Jinn

Grade 2



1x Stormride Ghost Ship
1x Undead Pirate of the Frigid Night
2x Greed Shade
1x Commodore Blueblood
2x Skeleton Swordsman
3x Deadly Spirit

Grade 3



1x Ice Prison Necromancer, Cocytus
1x Witch Doctor of the Abyss, Negromarl
2x Death Seeker, Thanatos
3x King of Demonic Seas, Basskirk

Gameplay:

Algo a se reparar logo de cara é que o deck não usa Chapie de The Ghostie, um dos mais comuns buscadores do clan, e segue a line up mais tradicional de triggers, 8 crits, 4 draw e 4 heals. Os draws garantem uma certa aceleração e chances de vantagem numérica. Num deck que já acelera muito "dropando" cartas, um exagero em efeito como o do Chapie podem resultar em deck off muito facilmente. "Ah! mas o Chapie é muito bom! Dava p/ cortar outras cartas." Sim, mas o Chapie é grade 0 acaba tirando o equilibrio dos grades.

16 G1 nessa build! Gust Jinn não precisa de explicações, assim como Romario. Decks de archetype acabam não usando mais o Vanilla G1 mas decks que não são limitados por essa condição e que não possuem 12k beaters precisar de boosts fortes para alcançar no mínimo 16k com qualquer unit e 18k facilmente contra cross rides. 4 Dancing Cutlass mostram que a ideia do deck é comprar muita carta, e mesmo sendo um boost fraco, os Deadly Nightmares e Samurai Spirits corrigem este problema. Ambos possuem exatamente a mesma função mas com custos diferentes, o que garante que o deck não fique travado por falta de dano nem soul. A quantidade menor do Deadly Nightmare é exatamente para equilibrar com os efeitos do Dancing Cutlass, que não são aplicados apenas 4 vezes, já que quando é revivido também pode comprar carta.

O deck tem um de cada tipo de beater G2 e 2 Greed Shade. Como o deck compra muito, o Greed é o beater que mais fácilmente aplica efeito, mas como o deck revive unit fácil cada uma delas pode ser melhor em determinada situação e no mid/late game o deck provavelmente terá acesso a todas. Caso qualquer uma delas não esteja sendo bem aproveitada o Skeleton Swordsman e o Deadly Spirit resolvem este problema, assim como também resolvem caso sobre booost e falte beater, já que o deck roda com muito mais G1.

Chegamos na parte mais inusitada, os G3. o Basskirk é o boss principal, ele alimenta a soul para o efeito do Dancing Cutlass, o que acelela muito o deck, compra muita carta e enche a drop zone. Tudo isso sem desperdiçar slots e efeitos dropando cartas. Thanatos e Negromarl são os suportes que revivem facilmente e com pouco ou nenhum custo. O Negromarl mal conta como G3, ele tem 8k, é impossivel usar mais de 1. Já o Thanatos ajuda a colocar o oponente sob pressão e forçar alguns shields, garantindo que o Greed Shade ganhe seus boosts nos últimos ataques do turno.

E finalmente o Cocytus, o Maurício disse que ele só entrou porque não encontrou o 3o Thanatos a tempo, mas o Cocytus merece algumas observações também. Uma hora todos os recursos acabam e ele é o vanguard mais forte do clan. Quando o jogo chega no late game e tudo que importa é dar o 6o dano, ele é quem melhor faz esse trabalho. Além de parar a aceleração desenfreada do Basskirk e garantir que o deck não vá acabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário