sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Dicas & Estratégias - Grade 3 Relevantes ao Meta 1/3

O jogo cresceu o suficiente para que todo clan tenha uma quantidade mínima variações de jogadas e builds. Sempre é difícil dizer qual build de cada clan ou de carta estratégia é a ideal, existem muitos fatores que influenciam nisso, entre eles o estilo de jogo do próprio jogador e os decks mais populares no lugar onde ele joga. Mesmo assim não é mais possível falar que toda carta é útil e que tudo tem como ser usado. O jogo cegou num ponto da sua evolução em que começaram a surgir cartas com exatamente a mesma função que outras, só que mais consistentes em todos os sentidos. Um exemplo são os Limit Breaks genéricos que funcionam como 15k beaters como VG e 12k Beaters como RG, os antigos 12k beaters G3 antigos não possuem nenhum lado positivo ao serem comparados com eles.



Esse exemplo, junto com a grande quantidade de break rides e cross rides que estão sendo lançadas provam a principal função do G3 no meta é ser o vanguard. Todo deck precisa ter um boss, que será a base de todos os combos. Mas apenas 4 G3 num deck é muito pouco, por isso é necessário inserir um segundo G3 no deck. Mesmo que não seja o boss, ele terá que dar suporte a ele de alguma forma.

Basicamente existem 3 tipos de G3 que dão suporte ao seu boss. Se ele for uma X-ride, sua versão orignal deixará ele mais forte continuamente. As break rides o deixarão muito mais forte por 1 turno e ativarão algum efeito adicional que tem sinergia com o deck e o próprio boss. Por último, esses Limit Breaks genéricos funcionam como um G3 forte enquanto o boss não vier e como uma RG forte depois que o Set up estiver pronto. Todo o resto dos G3 do jogo, se não possuírem uma fução muito específica dentro do combo (como Juggernault Maximum no Spike Brothers) é completamente irrelevante ao meta. Por que num torneio, onde o jogador terá que passar por 8~10 rodadas e a cada rodada ele terá de 2~3 partidas, um G3 que não ajuda o boss fatalmente vira na mão inicial, irá atrapalhar a sinergia do combo e aumentará muito as chances de derrota.



Ainda analisando o meta, a base dos magic numbers esta cada vez mais se tornando 11k e 13k. 10k não é mais parâmetro de poder. Consequentemente, colunas de 20k se tornam um desperdício de força. Por isso um G3 que ataca com 12k e defende com 10k está cada vez mais próximo de ser considerado obsoleto e os próprios limit breaks genéricos já não são tão úteis. Restando apenas as cross rides e break rides. O que nos leva ao tema do próximo post! Cross Rides Vs Break Rides! Qual usar?


























Nenhum comentário:

Postar um comentário