sexta-feira, 6 de junho de 2014

Análise de Pokemon #1: Greninja

Com certeza um dos pokemon mais versáteis e interessantes da nova geração. Seu design é incrível e ao jogar com ele vemos que foi muito bem planejado, nos mínimos detalhes. Eles aprende todos os golpes que um ninja aprenderia, como double team, substitute, spikes, smokescreen, acrobatics e shadow sneak. Alguns desses golpes foram inclusive incorporados ao seu personagem do Super Smash Bros. Aquele cachecol enrolado no pescoço é na verdade sua língua e faz referência a um dos jogo de ninja mais icônicos dos video games, Shinobi.


Competitivamente, ele é monstruoso, é um dos pokemon mais rápidos do jogo com 122 de speed base, conseguindo superar qualquer pokemon com base 80 mesmo se estiver com choice scarf. Por que, quando estamos usando um pokemon que tem todas as características de sweeper mas não possui tanto speed, costumamos usar scarf nele, e o Greninja é o counter perfeito. Sua Hidden Ability Protean, é a cereja do bolo, ele se transforma no tipo do último golpe que usou, tornando todos os seus ataques STAB. Prevendo corretamente os ataques do oponente ele pode se devender de muita coisa.

Sua build mais comum é focada em Special Attack. Com Surf, Ice Beam, Dark Pulse e Extrasensory. Se for conveniente ele pode possuir Hidden Power dando ao Greninja um potencial ilimitado se transformando em qualquer tipo do jogo. Também não é nenhuma surpresa ver um Greninja usando Spikes, já que é o único golpe Ground que ele aprende, tornando-o imune a ataques elétricos. Em partidas de dupla, é muito recomendado usar o Greninja com seu golpe único, Mat Block. É um golpe que protege ele e seu parceiro de ataques diretos, mas sem a prioridade do Protect e similares.


Para quem gosta de builds diferentes, é bacana experimentar o Greninja físico. Ele possui uma variadade de ataques muito maior que o special e com efeitos muito mai variados. Water Shuriken é um move com prioridade que acerta de 2 a 5 hits, perfeito para derrubar um Talonflame com Brave Bird e dar flinches com king's rock aproveitando os multiplos ataques. Shadow Sneak é outro ataque com prioridade que dá imunidade a ataques normais e é perfeito para derrubar outros fantasmas com shadow sneak, que com certeza serão mais lentos. Power-up Punch não é um dos golpe mais fortes, mas com o Greninja trocando de tipo e ganhando imunidade o oponente acaba perdendo alguns turnos trocando e dando ataques pouco efetivos, o que permite ao greninja atacar e ficar mais forte ao mesmo tempo. U-Turn consegue compensar todos os tipos que o Greninja não puder se transformar trocando-o por um outro pokemon do time depois do ataque. Ele ainda possui Night Slash, Rock Slide, Aerial Ace e muitos outros golpes não ofensivos.

Independente da build, os itens mais comuns de se ver num Greninja são Focus Sash, Life Orb, Expert Belt. O Sash dá mais segurança, tornando mais difícil derrubá-lo, se o oponente não estiver esperando por isso possuir poucas opções para cuidar do Greninja, terá muitas dificuldades mesmo se ele estiver com apenas 1HP. Já a Life Orb e o Expert Belt são para builds mais agressivas, normalmente são usados quando o resto do time consegue dar cobertura e tudo o que falta é o sweeper mais forte possível.

Essa foi a primeira análise de pokemon! Todas terão algo sobre o Design deles, Builds mais comuns e alguma sugestão para quem não gosta de fazer tudo igual. Gostaram da análise? Qual pokemon você quer ver por aqui? Deixe sua sugestão nos comentários.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo post! Quero ver um sobre o Arcanine, ele é meu preferido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! ^^
      Anotado! Vou escrever algo sobre o Arcanine =]

      Excluir
  2. como eu consigo o Mat block ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um golpe que o Greninja pode reaprender no "Move Reminder", gastando 1 heart scale

      Excluir