quarta-feira, 25 de junho de 2014

Game Theory: Game Vs Puzzle

Existe uma vertente acadêmica dentro de teoria de jogos que separa jogos de quebra-cabeças. Essa teoria começa partindo do argumento de que a diversão em um jogo está diretamente ligada ao desafio oferecido e à imprevisibilidade do resultado. Imprevisibilidade essa que dá mais emoção, prende a atenção dos participantes e permite que sejam jogadas várias partidas sem que os jogadores percam o interesse.

Dentro desse raciocínio, puzzles são caracterizados como desafios que possuem um segredo a ser desvendado, uma receita p/ vencer o quebra-cabeças. Basicamente, quebra-cabeças seriam repetitivos depois da primeira vez que se termina pois não existe mais desafio a ser vencido já que tudo o que se tem que a fazer é seguir os mesmos passos.


Normalmente imaginamos que puzzles são mais simples. Essa diferenciação não possui nenhuma ligação com a complexidade do material. O Rubix Cube, mais conhecido no Brasil pelo nome infame de "Cubo Mágico", é um quebra-cabeças razoavelmente complexo, onde o participantes precisa seguir inúmeros passos para resolver. Mas algumas pessoas com paciência de resolver e decorar esses passos conseguem até resolver de olhos fechados. Enquanto outros sistemas muito mais simples como o vicio generalizado do momento, o 2048, mesmo que possua macetes que ajudam a resolver, as posições onde os novos números aparecem e até mesmo o valor desses números variam. Consequentemente, existe um fator de imprevisibilidade predominante que torna cada partida e cada resultado diferente, aumentando o nível de desafio.


Ao comparar com card games e jogos competitivos, podemos entender o porque de muitos considerá-los jogos vivos. Não apenas pelas inúmeras expansões, mas pelo fato de cada partidas ser diferentes das anteriores e por existir um cenário muito vastos de análise para essa competitividade. Exatamente como existe nos esportes físicos.

Gostou da matéria? Quer ler mais sobre criação e teoria de jogos? Dê seu apoio, deixe seu comentário e sua opinião. =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário