terça-feira, 3 de junho de 2014

Pokemon XY - Metagame 9/10 - Jogadas Inesperadas VS Jogadas Padrão

Nas últimas matérias vimos sobre as formas de prever as jogadas do oponente e como surpreendê-lo. Hoje faremos um comparativo sobre esses dois estilos:

-Jogadas Padrão:
É comum que a maioria dos pokemon da mesma espécie sigam a mesma build. Por exemplo, um Blaziken sempre será sweeper, nunca tank, pois seus status não permitem. Mesmo que o pokemon não possua sempre os mesmos golpes, alguns golpes sempre são recorrentes. No caso do Blaziken, ele normalmente terá os STABs Fogo e Lutador, e Protect para garantir o Speed Boost de sua Ability. Sobrando 1 golpe que pode variar entre um terceiro ataque ou Swords Dance. O motivo de sempre se a mesma base é simples, são os golpes mais fortes. Flare Blitz e Close Combat possuem power base 120 e são do mesmo tipo, o que significa que é como se possuíssem poder 180. Trocar esses golpes por algo mais fraco que possa ser super efetivo não seria vantajoso, já que a maioria dos golpes possuem power 80 ou 90. No máximo teria a mesma base de dano. Mesmo que o oponente saiba exatamente o que vem pela frente pouco pode ser feito contra isso.


-Jogada Inesperadas:
Ai mesmo tempo que, em alguns casos, muitos pokemon não possuem uma variação muito grande de golpes, outros possuem uma variação muito grande. Gengar e Alakazam são exemplos de pokemon que possuem 8 golpes ofensivos muito fortes de tipos variados, além dos golpes de status. Com o Hidden Power correto e a combinação ideal, eles podem possuir golpes super efetivo a quase qualquer tipo do jogo. Ou pelo menos cobrir praticamente qualquer fraqueza de um tipo. É completamente esperado que eles possuam golpes dos seus tipos primários, mas todo o resto pode ser uma ameaça. Outra situação em que o oponente pode ser surpreendido são as builds que misturam ataques físicos e especiais, mas nesse caso, ele não terá o máximo do potencial por não ser possível investir tantos pontos de EV nos stats.


-Conclusão:
Cada pokemon possui no máximo 2 tipos, o que significa que terão no máximo 2 golpes STABs e mais 2 espaços para qualquer outro golpe. É possível usar um ou outro golpe com efeito surpresa sem perder o potencial máximo. Por exemplo um Infernape, ele pode possuir Flare Blitz e Close Combat e nos espaço que sobram um Thunder Punch contra Voador e Água, e um U-Turn contra Psíquico. Contra atacando as suas principais fraquezas. Na maioria dos casos, é possível misturar os dois tipos de jogada sem que uma atrapalhe a outra.

Só falta mais um post para completar essa serie sobre o metagame de pokemon. Depois disso pretendo trazer algumas builds de time, análises de pokemon e análises dos diferentes formatos e regras. Mas o que vocês preferem ver antes? Analise de algum pokemon específico? Times? Regras? Sua opinião é muito importante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário