quarta-feira, 4 de junho de 2014

Pokemon XY - Metagame 10/10 - Esperando o Inesperado

Finalmente chegamos na matéria final sobre o metagame de pokemon. Como vimos nas últimas semanas, batalhas pokemon são baseadas em prever as ações do oponente e surpreendê-lo. Já falamos sobre alguns meios de usar o máximo potencial de cada pokemon e mesmo assim ter recursos inesperados para o oponente. Mas da mesma forma que buscamos as jogadas mais vantajosas e mais difíceis de ser previstas, nossos oponentes farão o mesmo e muitas vezes terão sucesso.

Com o tempo, acabamos conhecendo diferentes builds e estratégias e será mais difícil de sermos surpreendidos, mas as possibilidades de jogadas são inúmeras, sempre existirá algo novo para se conhecer ou testar. Mesmo depois de formar o time ideal e aprender a cobrir seus pontos fracos, ainda existe um grande caminho a trilhar com relação ao conhecimento dos times adversários. Por exemplo, é extremamente importante conhecer a velocidade dos pokemon mais comuns, conseguindo prever quem atacará antes e assim tomar a melhor decisão entre atacar ou trocar.


Ao adquirir mais experiencia com o próprio time, acabamos descobrindo quais membros sobrevivem aos ataques mais comuns, mesmo sendo super efetivos. Comparando isso com seus stats é possível também prever quais outros pokemon sobreviveriam à uma situação similar. Numa situação onde apenas o Ice Beam do seu Blastoise pode derrotar um Dragonite do adversário que pode possuir Thunderpunch, ter o conhecimento que o Dragonite aprende ataques elétrico e a experiencia para saber se o Blastoise sobrevive a esse ataque é o que diferencia os jogadores experientes do novatos e os campeões do resto.

O jogador que hoje ganha um torneio, é por que já aprendeu muito com seus erros e faz as jogadas tendo certeza do resultado. Jogar sem ter esse conhecimento pode até ser mais emocionante, mas a emoção sempre vai existir no risco de um crítico, ou nas varias possíveis ações que cada jogador opta por fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário