segunda-feira, 7 de julho de 2014

Análise de Pokemon: Vaporeon e Umbreon

Começando a falar sobre o Metagame do Eevee Friendly Online Competition teremos Vaporeon e Glaceon. As duas principais walls das Eeveelutions:

Vaporeon @ Leftovers

Ability: Water Absorb
HP/Atk/Def/SA/SD/Spd
130/65/60/110/95/65
-Wish
-Protect
-Ice Beam
-Scald

A evolução de água é normalmente usada como como Wall/Support investindo EVs em HP e Def, afinal possui HP mais alto que seus parentes. Como o foco dos EVs é defensivo, Scald se torna melhor que Surf por causa da chance de causar Burn. O combo Wish + Protect permite se curar de forma segura maximizando o dano residual do Burn, mas também pode curar qualquer membro do time se invés de usar Protect trocar após usar o Wish. Ice Beam fecha a build como um golpe secundário que será neutro ou super efetivo contra quem é resistente a água além das chances de congelar. Graças a seus pontos de S.Atk, o Vaporeon também pode ser usado como Special Tank, investindo EVs em S.Atk e HP e mantendo os mesmos golpes.

Umbreon @ Lum Berry

Ability: Synchronize
HP/Atk/Def/SA/SD/Spd
95/65/110/60/130/65
-Toxic
-Moonlight
-Protect
-Payback


O Umbreon possui muita versatilidade de golpes, mas todas as suas builds serão focadas em seus altíssimos stats defensivos, maximizando os EVs de HP e distribuindo o resto entre Def e S.Def, também pode-se escolher um tipo de defesa para investir completamente se existirem membros no time que complementem suas deficiências. Como qualquer wall, sua principal fonte de dano é o Toxic e a principal forma de ser derrotado também seria a partir de dano residual, mas a combinação de Lum Bery e Synchronize faz com que o status negativo seja jogado para o oponente enquanto o umbreon se cura. Dois golpes de dano direto são viáveis para completar a build. No meta normal, cuja velocidade do Umbreon é uma das mais baixas, Payback se torna uma opção de dano direto muito viável. Mas como 5 das 8 evoluções do Eevee possuem speed igual ou menor ao do Umbreon e normalmente elas não possuem investimento em Speed. Nesse caso, com uma natura favorável a speed ou algun investimento, podem tornar Dark Pulse um ótimo golpe para combar na estrátégia de atrasar o oponente graças à chance de flinch.

Hoje tivemos os dois pokemon mais defensivos entre os parentes do Eevee. Antes do início da Competição veremos todos os outros.

6 comentários:

  1. qual seria a nature ideal para esse Umbreon?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gosto de bold, mas muita gente também usa sassy ou calm.
      depende se ele vai ter algum golpe físico ou especial, o importante é ganha bônus em alguma defesa

      Excluir
    2. eu adquiri um Eevee com Nature Careful(+Sp.D -Sp.Atk), vc acha que ele seria um bom Umbreon?

      Excluir
    3. seria sim! alguns dos golpes ofensivos mais comuns dele são físicos, vc não perderia nada. Na verdade o golpe ofensivo mais comum dele é foul play, que vc usa o atk do adversário como base de calculo, então nenhum dos atks dele precisa ser atk =]

      Excluir
    4. Obrigado por responder as minhas perguntas

      Excluir
    5. De nada! Eu que agradeço pela participação =D

      Excluir