segunda-feira, 21 de julho de 2014

Hearthstone: Curva de mana

Ao construir um deck no Hearthstone, as cartas são divididas pelo seu custo. é muito interessante manter um equilíbrio entre esses custos porque um deck cheio de cartas de custo alto entrega facilmente a vantagem ao adversário e precisa correr atrás do prejuízo durante o resto da partida, enquanto um deck cheio de custos baixos possui muitas cartas fracas no late game e não tira o melhor proveito de suas manas no final do jogo. Equilibrar os custos não significa usar a mesma quantidade de cartas para todos os custos, muito pelo contrario. O ideal é o gráfico que mostra o total de custos formar um curva.



Pode-se dizer que o "Magic Number" do custo das cartas é 4. É possível utilizá-las no começo do jogo se necessário, principalmente se começar com uma mana coin, os lacaios de custo 4 normalmente são fortes o suficiente para serem uteis a qualquer momento e no final do jogo pode-se usar 2 cartas desse custo e a skill do herói no mesmo turno. Por isso a maior quantidade de cartas tende a ser próxima a esse custo.

O deck não precisa ter uma curva tão perfeita quanto o gráfico acima. Apesar de ser o ideal, é muito raro ver uma build que siga isso à risca, afinal a curva de mana serve apenas como referência. O herói escolhido também influencia no curva, não apenas pelas cartas única que cada um possui que pode ter custos mais altos ou mais baixos, mas pela estratégia mais propícia de cada um. Por exemplo, Ladino e Bruxo normalmente são decks focados em velocidade enquanto Druida costuma possuir build mais focadas no late game.


Em decks equilibrados é mais comum ver cartas de custo mais baixo sendo utilizadas em maior quantidade para aumentar as chances de possuir alguma jogada no começo do jogo. Controlar o campo é meio caminho andado para a vitória. É muito mais fácil conseguir esse controle no começo e administrar a vantagem do que tentar tomar esse controle do adversário depois. Mas tudo depende da estratégia do deck e do heroi, alguns decks simplesmente funcionam melhor deixando o oponente gastar cartas e contra atacando, mas isso é assunto para outro post. A próxima matéria de Hearthstone será sobre as quatro estratégias básicas que os decks normalmente seguem. Até a próxima! =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário