quinta-feira, 17 de julho de 2014

Yu-Gi-Oh! - Mudança de Regras no TCG

Com a chegada do novo Starter Deck com os Pendulums e uma nova mecânica, finalmente o jogo terá a mesma mecânica do OCG, os detalhes sobre essas alterações estão no blog da konami, mas para quem não quer ler tudo, não quer ler em inglês ou quer saber no que tudo isso afeta, as mudanças e suas consequências serão:

-Pendulum:
Nova geração, nova mecânica. Desde o GX tem sido assim e no Arc-V não será diferente. O campo ganhou duas novas zonas, as pendulum zones, e o jogo ganhou um novo tipo de monstro com o mesmo nome. Os pendulum monsters podem ser invocados no campo como monstros regulares ou ativados como mágicas contínuas nas pendulum zones, em cada lugar eles possuem efeitos diferentes. Além dessa versatilidade, os pendulum monsters possuem mais uma característica única, quando saem de campo são enviados para o extra deck virados para cima. Enquanto as cartas pendulum estão nas pendulum zones, elas possuem escalas referantes a levels de monstros, que podem variar de 1 a 12. Uma vez por turno, enquanto as duas pendulum zones estiverem ocupadas, o jogador pede realizar pendulum summons. Essas invocações consistem em trazer monstros pendulum do extra deck ou quaisquer monstro da mão, quantos o jogador quiser, todos ao mesmo tempo, apenas uma vez por turno. Ao mesmo tempo que a nova mecânica parece trazer benefícios para alguns archetypes como gadgets, monarcas e outros decks mais lentos, ela parece ser tão superior a tudo que já existe que funcionará melhor pura. E isso pode ser um problema para a variabilidade do jogo, que está tão grande nesse momento.



-É possível ter duas mágicas de campo em jogo:
Cada jogador nunca pode controlar mais de um campo e isso continuará assim, mas quando um jogador ativava uma magia de campo enquanto o oponente controlava outra, a carta do oponente era destruída. Isso mudou, agora ambos os jogadores podem controlar suas magias de campo ao mesmo tempo. Já que os campos possuem os mais variados efeitos e normalmente afetam diretamente a dinâmica do decks e suas estratégias, essa mudança visa aumentar o sucesso dessas estratégias, por que antes o campo do oponente poderia acabar com combos e decks inteiros.

-O jogador que começar não compra:
Agora, o jogador que começar não compra da primeira draw phase. Muitos jogadores diziam que a vantagem do jogador que começa era muito muito grande, e pelo jeito a Konami concorda. Os motivos para isso são, o fato de quento começa sempre tem uma carta a mais, invoca monstros no primeiro turno sem que o oponente possa fazer algo em resposta e pode preparar o campo para responder a todas as jogadas do oponente. Agora quem começa ainda pode preparar o campo para responder às jogadas do oponente sem que ele tenha como responder, mas não possui a vantagem numérica. Então, se o jogador que começar não administrar bem seus recursos e não aproveitar bem essa vantagem, seu oponente pode ficar trocar cartas e sair na vantagem, por que possui a vantagem de cartas. O raciocínio agora é invertido, é como que o jogador que começa fosse o segundo, mas antes dele começar o adversário tem a oportunidade de preparar o campo.

Qualquer jogador experiente já percebeu que a Konami adora resetar o jogo lançando 3 archetypes nominantes onde cada um ganha de um e perde do outro e depois de um tempo nivela eles com todo o resto do jogo. Pode jeito Shadoll e Satellaknight farão parte da nova trindade junto com algum deck baseado em Pendulum, talvez Qliphoth. Isso é normal e acontece sempre, é a forma do jogos se renovar e continuar vivo. Só espero que essa nova era não seja tão drástica quanto a dos Dragon Rulers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário