sexta-feira, 4 de julho de 2014

Yu-Gi-Oh! TCG Banlist - Julho, Agosto, Setembro 2014

Ontem foi revelada a próxima banlist de Yu-Gi-Oh! que começa a ser válida a partir de 14 de julho. Seguem as alterações:

-Banidas :
Nada

-Restritas :
Goyo Guardian
Se pararmos para pensar que Big-Eye faz tudo que ele faz sem precisar atacar, ele não influenciará muito no meta. Com certeza é uma carta boa, será muito utilizada, mas será apenas um recurso a mais em muitos decks.

Geargiagear
Essa todo mundo esperava. Geargia nunca tomou lista e se tornou um dos decks mais consistentes do formato mesmo antes da Geargiagear. Esse suporte desbalanceou um pouco o meta.

-Semi-Restrita :
Magician of Faith
Assim como Tsukuyomi com Mask of Darkness, muito combos alternativos podem ser feitos com ela. Mas todos são bem lentos para o meta atual. Provavelmente não influenciará muito, mas a possibilidade de usar 3 dark holes na mesma partida é muito interessante.

Formula Synchron
Poucos decks competitivos do formato tira proveito de synchros e raras são as opções que conseguem fazer synchro lv2 sem glow-up buld e fishborg blaster. Formula synchro será um otimo suporte para decks menos competitivos que terão a oportunidade de ganhar mais espaço.

Reinforcement of the Army
Nas ultimas listas Tenki foi limitada e voltou a 3, se vermos que poucos decks baseados em warrior têm espaço no meta, essa é outra carta que só vem para contribuir com a variedade do formato.

-Ilimitadas :
Mirror Force
Muitos que usavam, usavam apenas 1 e muitos nem usavam, é uma opção a mais defesa para decks mais lentos, ajuda a equilibrar o jogo com as estratégias que possuem menos recursos.

Dimensional Prison
Mesmo motivo da Mirror Force, mas é mais comum vermos Prison nas decklists graças à grande popularidade de monstros que não são destruidos ou negam destruição.



Lista com pouquíssimas mudanças, é difícil achar motivos para reclamar. O jogo anda muito equilibrado e muito variado, valorizando o jogador e as estratégias diferenciadas. A Konami está finalmente "acertando a mão". Talvez algo de Madolche poderia ter sido limitado, talvez algo de Wind-Up poderia ter voltado, mas as opções ainda são imensas. Uns 25 archetypes têm espaço nesse meta (material pra muito post!), espero que os archetypes novos e os pendulums não mudem isso.

2 comentários:

  1. pendulums(não gostei deles) kkkk...
    a lista foi ate legal, só de voltar os synchros já acho valido, pois e o formato mais divertido na minha opinião.
    Reinforcement of the Army, Mirror Force e Dimensional Prison meu deck de Battlin' Boxer q queria montar agradece! hehehehe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim! é provavelmente o melhor formato que yugioh já teve =D
      seria muito bom se os pendulums só acrescentassem mas não tivesse uma mudança muito drastica =]

      Excluir