quarta-feira, 16 de julho de 2014

Vanguard: Atualzando meu Nova Grappler #2

Hoje vamos falar dos robôs azuis! O Archetype 'Blau' foi um dos primeiros do jogo e provavelmente o mais popular entre os Nova Grapplers. O Stern Blaukluger acabou se receber sua Cross Ride, assim como uma Break Ride nova para o clan inteiro:


2x Galaxy Blaukluger
2x Stern Blaukluger
4x Mond Blaukluger


3x Blaukluger
4x Jupiter Blaukluger
4x Mars Blaukluger


4x Blau Dunkelheit
4x Polar Stern
4x Blaupanzer
2x Blade Arm Leprechaun


4x Schnee Regen
4x Regenbogen
4x Schones Wetter
4x Red Lightning
1x Blaujunger

Gameplay:
Apesar do deck possuir uma mecânica de stand, a lineup de trigger é a básica com 8 crits porque os principais efeitos já levantam units. O Starter é o Blaujunger pois, para aumentar a efetividade do efeito do morgenrot é preciso usar toda a ride chain do grade 1 ao 3. Nesse caso é preferível usá-lá completa e aproveitar melhor todos os efeitos. Outro ponto negativo do Morgenrot é o fato de muito fraco para um boost e de seu efeito pagar CB, sendo que todos os efeitos importante do deck também pagam.

A lineup dos G1 também não tem nenhum segredo, sentinel, 10k beater, ride chain e boost para o vanguard, com a maior quantidade de 'blau' units possíveis. Mesma coisa para os G2, mas sem o 12k beater pelo fato dele não ser uma 'blau' unit. Para que todos os beaters do deck sejam 'blau', o Blaukluger é imprescindível, mesmo que não possua nenhum efeito.

Essa lineup tão exagerada quanto ao archetype se deve ao efeito do Galaxy Blaukluger que se aplica quando qualquer 'blau' unit acerta o vanguard. Mas deve ser ativado na primeira oportunidade em que uma 'blau' unit acerta. É isso que o texto "(Even if you do not pay the cost, this ability cannot be used for the rest of that turn.)" quer dizer. Mesmo se o custo não for paga quando as condições do efeito acontecerem, o efeito não pode ser ativado depois. Isso limita muito o potencial do Galaxy, mas ele ainda é uma cross ride, ainda se levanta sozinho e ainda possui um combo muito devastador com a Break Ride.

Mas se a questão é combo, o Stern Blaukluger é o vanguard com efeito se "auto-stand" com mais liberdade do jogo. E se encaixa perfeitamente com a build. Pode levantar mais de uma vez, a cada vez que levanta ativa o efeito da Break Ride, levantando o campo inteiro, pode ser buscado e recebe suporte de todas as units do archetype. O combo poderia ser maior com cartas que desviram dano, para utilizar melhor os Counter Blasts. Mas para causar 6 danos o combo básico é mais que o suficiente e mais consistente.

Este é o deck de Blaukluger que eu acredito que melhor roda nesse meta. Claro que ando jogando pouco e a build tem muitos detalhes que é normal as pessoas não concordarem. Então quero saber a opinião de vocês! Concorda com essa build? Prefere uma mais tradicional com as cartas novas? Deixe sua sugestão, crítica e opinião nos comentários. =]

2 comentários:

  1. Muito obrigado pela explicação! Essa limitação torna o Galaxy mais complicado de usar, por que para aproveitar o Limit Break, o Galaxy tem que estar em rest, Se o oponente deixa o vanguard ser acertado por uma rear-guard do oponente com o Galaxy ainda em stand (e conhecendo um deck de Blau é certeza dele deixar), já era o Limit Break. Dependendo da situação, acho que o melhor a se fazer é:
    1 - Se estiver no turno da Break Ride, atacar primeiro as rear-guards do oponente com as próprias rear-guards, depois atacar com o Galaxy e levantar o campo inteiro;
    2 - Se não estiver no turno da Break Ride, atacar primeiro com o Galaxy e torcer para alguma rear-guard acertar o Vanguard do oponente.

    Me parece que um dos pontos fracos desse deck é o altíssimo uso de Counterblasts, não creio que 4 Red Lightings desviram danos suficientes para aproveitar os efeitos mais vezes.

    Belíssima matéria, esclareceu minha dúvida perfeitamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, essas opções são a mais viaveis mesmo. =]

      Pois é, o deck praticamente não desvira dano. Se for focar no combo com a break ride, dá p/ substiruir o leprechaum por tool kit boy. Porque, para aumentar o combo, precisamos virar 5+ CBs na mesma battle phase. E já que toda a front row precisa ser 'blau' unit, storm não é uma boa opção.

      Valeu! Obrigado pelo feedback =D

      Excluir