segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Defesa (2/2) - "No Guard, 5k Guard & Over Guard"


Hoje vamos falar sobre as diferenças entre os tipos de ação que o jogador defensor pode tomar a cada ataque.

No Guard: Aceitar levar o dano, os melhores momentos para tomar essa decisão são contra os ataques mais forte do oponente em momentos em que ainda se tem poucos danos.

Guard ou 5k Guard: Defender com o mínimo necessário. É a forma mais recomendável ao defender as RG do oponente por não possuirem drive check, tendo um poder fixo e previsível. Só é recomendável defender o vanguard assim se for uma situações de vida ou morte, onde o boost de um possivel trigger toaria os próximos ataques indefensáveis e a derrota certa.

Overguard: Defender com mais do que o mínimo necessário. Recomendável principalmente para defender Vanguards G3 pelo fato de que mesmo que revel um trigger no twin drive o ataue ainda não passa. Existem situações onde vale a pena gastar 1 trigger com 10k de shield para defender um ataque que podia ser parado por 5k. os G1 e G2 possiem mais força e mais utilidade no campo, enquanto os triggers serve principalmente como escudo.

Defender o Vanguard para não passar mesmo com 2 triggers: Já vi calculos dizendo que a chance de conseguir um duplo trigger é em média de 2%. É uma chance muito baixa e muitos jogadores não se arriscam, por isso também não é comum fazer esse tipo de Over Guard. Existem momentos no Jogo onde é aceitável o defensor fazer esse tipo de jogada para não ter o mínimo risco de perder para o acaso. Assim como também existem momentos onde o jogador Aposta tudo no duplo trigger por saber que as as colunas laterais não darão conta e por não possuir defesa suficiente para sobreviver mais um turno.

È muito dificil dizer que um jogada é certa ou errada, mas existem as jogadas mais recomendáveis onde o acaso pode torná-las ruins, assim como as jogadas menos recomendáveis que podem se tornar boas se vierem com um pouco de sorte. É aquela velha hitória de jogar certo e perde ou jogar errado e ganhar. Mesmo que dê certo uma ou outra vez, é importante saber qual é o melhor momento para tomar cada decisão durante o jogo. Ao fazer isso e ter conciência do porquê que cada jogada começamos a perceber que este jogo depende muito menos de sorte do que imaginamos. =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário