sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Game Theory: Obetivo Principal e Objetivos Secundários

Todo jogo possui uma ou mais formas diretas de ganhar, os objetivos principais. No caso de Vanguard a única forma de vencer é fazendo o oponente chegar aos 6 danos. Mas todo jogo possui inúmeros caminhos para se chegar ao objetivo principal, estes são os objetivos secundários. Os objetívos secundários dão variabilidade e flexibilidade ao jogo, o que o torna menos previsível, e ao mesmo tempo mais interessante e divertido. Dentro do cenário de Vanguard, existem características fixas que dão essa flexibilidade, as mais importantes são estratégias de cada clan e as escolhas dos triggers.

Também existem características que não estão ligadas aos clans nem mesmo às cartas, estão ligadas às regras do jogo, à mecânica e ao estilo de jogo de cada um, que também viabilizam uma variadade de objetivos secundários. Aqui vão algumas dessas variações, que principalmente caracterizam diferentes estilos de jogo.




Rush Puro: É o jogo rápido e agressivo, a ideía é atacar apenas o vanguard com muitas colunas desde os primeiros turnos, busca a vitória antes que o oponente consiga juntar recusos para formar seus combos. Obviamente existem clans mais recomendádos para seguir este estilo de jogo, como Spike Brothers.




Control Puro: O jogo lento e defensivo, que vai minando as forças do oponente e economizando cartas, até que ele não tenha mais recursos e a vitória se torne uma mera formalidade. O principal clan que segue este estilo de jogo é o Kagero.



Totem: É o tipo de jogo onde o player foca todos os boosts e efeitos em uma única carta, normalmente seu boss e ganha o jogo a partir disso. Perfect Raizer e Phantom Blaster Dragon são bons exemplos de boss totem, mas o clan que tem a mecênica mais focada nesse estilo de jogo é o Dimension Police.




Full Effects: O estilo de jogo que que usa muitas habilidades e características únicas para ganhar força e/ou vantagem numérica. Todos os clans do jogo conseguem jogar dentro deste estilo, ou pelo menos parciamente neste estilo.




Power Columns: Similar ao estilo de jogo "totem", mas invés de focar os boosts em 1 unidade, distribui os poderes para conseguir vários ataques consistentes, É a base de todas as builds beatdown do jogo.




Setup: São os combos que depois de prontos rodam sozinhos, se focam em jogadas automáticas, geradas a partir de outras ou jogadas que criam loops que proporcionam resultados positivos.

- O Jogo Híbrido (all-rounded)
Dificilmente um jogador segue 100% um único estilo de jogo, ou muda de estilo a cada etapa do jogo. É muito comum no poker começar de forma equilibrada e na medida que for tomando vantagem começar a arriscar mais e jogar de forma mais agressiva, ou quando se está perdendo jogar na defensiva. No Vanguard essas mudança de estilo se dividem pelo 'Early, Mid e Late Game'. Esses estilos de jogo baseados nas etapas do jogo variam muito com relação a mão inicial e com a forma que o jogo caminha.

Muitas vezes a nossa mão inicial nos obriga a jogar de forma lenta ou nos dá a possibilidade de "sair arrebentando" logo no começo, e na medida que o jogo se desenvolve, os nossos recursos ditam a nossa forma de jogo. Não existem muitas opções para termos controle da mão incial, apenas o muligan, já durante o desenvolvimento do jogo, é mais facil criar uma tendência de jogo que leve a qualquer estilo de jogo. Ao encontrar um estilo de jogo que melhor se adapta, fica mais facil e rápido para o jogador evoluir e construir suas vitórias, mas sempre é importante conhecer todos os estilos para saber como jogar contra cada 1 deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário