quarta-feira, 3 de julho de 2013

Fundamentos do Jogo: Mudança na Tendência Ofensiva

Não sei se no resto do mundo sempre foi assim ou nunca foi assim. Não sei se o nível de jogo está aumentando ou é apenas uma tendência, mas ultimamente ando sentindo que a tendência das jogadas ofensivas está mudando. Existem duas formas básicas de jogo, a focada na velocidade e a focada no controle. Hoje veremos mais a fundo as diferenças nessas duas tendências de jogo e quando é mais válido aplicar 1 ou outra.

Antes atacava-se mais o Vanguard adversário procurando ganhar o jogo rápidamente, assim ganhava o jogador que possuísse mais volume de recursos, essa vantagem de recursos vem através de efeitos positivos e triggers, efeitos são parcialmente controláveis (se vierem na mão ou forem buscadas elas são controladas, se não estiverem ao alcance estão ao acaso), mas não existe nenhum tipo de controle sobre o trigger check. Por isso muitos jogadores de outros card games que conhecem vanguard superficialmente dizem que o jogo é muito dependente de sorte.


O jogo está evoluindo e os jogadores também, as estratégias estão ficando mais refinadas e para fugir do fator sorte os jogadores estão buscando mais o controle e menos a velocidade, cada vez mais encontramos builds focadas em atacar o Vanguard com o Vanguard e as Rearguards com as Rearguards. Esse tipo de tendência torna o jogo mais longo, numa partida mais longa os 2 jogadores têm mais oportunidades de checar trigger e o número de acertos para cada lado se equilibram. Nesse caso o principal fator que define a vantagem de recursos são as decisões dos players a cada jogada, consequentemente o jogo começa a valorizar menos a sorte e mais a skill. Mas não é em qualquer partida que é facil segurar um oponente que ataca apenas o vanguard sem parar, nesse momento a skill também envolvem a decisão do jogador de mudar a forma de jogar em alguns momentos ou até mesmo durante uma partida inteira.

Para definir a melhor forma de jogar é importante definir os recursos em 2 tipos, defensivos e ofensivos. Recursos defensivos são Sentinels e Triggers, as cartas que são mais úteis na mão como shields do que no campo. Os recursos ofensivos são todas as cartas que são mais úteis no campo, forçando shield e acertando ataques do que na mão. A mão inicial é um fator determinate decidir como jogar, mas o controle de recursos se torna mais acirrado no mid game, depois que os jogadores chegam no G3. Por isso o fator mais importante seria o total de recursos nesse periodo. Se os recursos defensivos estão em maior número é facil tornar o jogo lento, se a quantidade de recursos ofensivos é grande é facil aceitar muitos ataques e ganhar antes que o oponente acumule shield.

Alguns clans possuem mecânicas que não permitem trocar a forma de jogo com tanta facilidade, mas geram vantagens muito maiores seguindo a forma de jogo adequada, como os spike brothers. Mas a maioria dos clans conseguem variar a forma de jogar sem dificuldades.

Também podemos jogar de acordo com o adversário, procurando eliminar o tipo de recursos que ele menos possua. Mas para isso devemos indentificar essa falta de recursos, como no começo do jogo não temos muita informação sobre a mão do oponente, o jeito é ir na tentativa e erro ou esperar mais informações a partir do check e das jogados do oponente.

Na prática é dificil jogar um partida com 100% de recursos ofensivos ou 100% de recursos defensivos ou acertar todos os recursos do oponente, mas existe uma regra simples que funciona bem em situações gerais, ignorando efeitos 'on hit', estratégias e key cards: "Se você tem unit para substituir a unit atacada e você vai gastar mais shield do que esta unit vale, não defenda".

8 comentários:

  1. Aquela build de Great Dayusha com beaty q te falei tbm é um bom exemplo de deck q precisa rodar rápido,principalmente por causa do laurel q tem custo alto,e normalmente ele já faz pressão pelos 2 crits e 15k solo,montei uma baseada em draws q fica quase impossivel de causar dano quando a cross ride é bem sucedida,agora tem mts mikas e Sentinels

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma build bem interessante mesmo =D
      o bom de draw e X-ride é que mesmo nos jogos demorados vc fica com mão p/ ir sobre vivendo =]

      Excluir
    2. além disso,se o oponente ñ tiver forçando mt shield,a mecânica dos Dimensional robos pode ser util pra aumentar o poder do Vanguard e forçar ainda mais Shield com qualquer magic number,como ele bate forte e crita bem essa força extra inesperada pode acabar com o adversário,é um risco de Final Turn toda hora,a partir de dois danos já tem q ficar ligado,kra quando vi q esse clã tinha menos cartas já fiquei com pé atrás,to começando a descobrir pq,queria mt poder jogar com essa galera dai

      Excluir
    3. vc é de onde? vamos tentar organizar uns torneios grandes com premiação bacana e marcar com antecedência pro pessoal dos outros estados aparecerem =D

      Excluir
  2. sou do Rio Grande do Norte,infelizmente ñ da pra mim,se fosse em estados como Paraíba ou Pernambuco até dava,mas Curitiba é inviável,obg pelo convite cara,quem sabe mais pra frente,talvez eu participe de um evento na minha área de estudo q acontecera em gramado,quem sabe eu ñ paro ai pelo caminho,vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. blz! ^^ quem sabe quando tiver um evento grande em SP o pessoal do Brasil n se reune xD

      Excluir
    2. Vai ter o Sana Fest no ceará,é um evento grande pra caramba,ñ sei se haverá jogadores de vanguard,vai sair uma caravana daqui,caravanas são uma boa,se o jogo fosse popular como yugioh na era de ouro ou magic com certeza tinha um bom suporte pra esse tipo de reunião,torneios de card game só acontecem por aqui no yujô fest q aconteceu recentemente,mas só pokemon e yugioh tem destaque pq nos temos a loja pokemart estabelecida e q sempre apoia os eventos assim como a imperionerd faz ai,o pessoal daqui ñ tem cultura de compra pela net,acho q tbm ñ querem jogar com cards em inglês,pois aqui tem mt discussão pq a galera leva a risca oq ta na carta,msm assim o jogo q recebe mais apoio é o league of legends,por causa das mts lojas de informatica,porem magic é tradição e a garotada joga mt pokemon por aqui,espero q em breve vanguard chegue por aqui tbm,e com força total,mas acho q pra isso precisaríamos do anime,pois a galera gosta mt de anime,tanto q os eventos são baseados nisso,kra falei mt sobre cultura nerd do meu estado,ainda tem mt mais,porem vou ficando por aqui,quem sabe agente ñ se esbarra um dia num campeonato brasileiro de vanguard,SONHO!!!

      Excluir
    3. Hahaha! Espero que esse sonho não esteja tão longe... já existem lojas oficiais de vanguard no Brasil... a Imperio Nerd é uma delas.

      Acho que é questão de tempo pro suporte oficial chegar na america latina =]

      Excluir