terça-feira, 23 de julho de 2013

Game Theory: Metacall

Nos torneios, sempre surgem alguns decks e builds que são considerados os mais fortes e mais populares. Automaticamente, esses decks começam a definir o metagame. Mas o meta está em constante transformação, isso se deve ao fato de que alguns jogadores sempre procurarão builds e estratégias que tenham vantagem contra o meta e ao terem sucesso nos torneios e suas análises derem resultado, um novo meta surge. Esses decks que surgem para tirar vantagem do meta se chamam "metacall".

Por exemplo, no japão, o clan mais popular pe o Narukami e sua builds de dividem de Vermilion e Eradicator. Ambos dependem do limit Break de seus bosses para tomam uma grande vatagem na partida. Por isso o metacall do OCG são os decks que permitem controlar o limit break desses bosses e não sofram muito com a perda de algumas unit por efeitos de retire. Majesty Lord Blaster com seu crítico extra e os efeitos dos Royal Paladin de buscar units é uma dessas soluções. Shadow e Gold Paladins com seus muitos efeitos para repôr suas units também são uma opção, mas não conseguem controlar o limit break. Vanguards com efeitos "on hit" também ajudam nesse controle, como The End, Stern Blaukluger, Amaterasu, etc.


Já no ocidente, o clan mais popular TCG é o Kagero e seu principal boss é o Dragonic Overlord The End, que não possui limit break e controla o limit break do adversário. As melhores formas de jogar contra ele, é com decks de controle que são sintam a pressão da cross ride. Decks que alcançam 18k no mínimo em todas as colunas e gerem ataques extras com facilidade para controlar as colunas laterais e forçar alguns shields ao mesmo tempo. Os Paladins conseguem gerar uma vantagem inicial no campo facilmente, que pode gera uma vantagem maior a cada turno em que conseguem eliminar mais caras do oponente. Asura Kaiser, Sarah, Dudley Emperor e outros bosses que conseguem gerar ataques adicionais também são uma opção competitiva.

Vanguard ainda é um jogo muito novo e tem muito a ser desenvolvido antes de começar uma discução mais aprofundada sobre metagame. No momento o importante é saber que essa tendencia está começando a aparecer e que o metacall existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário