sexta-feira, 12 de julho de 2013

Top5: Keycards

Ao começar a escrever este post me encontrei numa dúvida com relação a o que é uma key cards. Silent Tom é uma keycard ou apenas uma unit muito poderosa? qual a diferença entre key card e suporte? As key cards são aqueles suportes extremamente necessários para o deck ou para o combo, cartas que sem eles a estratégia não funciona ou fica extremamente debilitada. A partis disso, o critério mais importante para escolher as melhores foi a necessidades que o clan/deck tem. Outro critério importante foi o resultado que o efeito da key card causa assim como sua consistência na mecânica:

5o: Chapie the Ghostie

A única carta de granblue que escolhe qualquer carta do deck e coloca na drop zone e granblue sendo um clan que revive unit torna Chapie uma carta imprescindível em qualquer build. Mesmo sendo completamente necessária na build, é possível jogar sem ela. O grande resultado que esta units traz é dar a possibilidade do GB possuir qualquer unit ao alcance, se tornando um Toolbox.

4o: Purple Trapezist

Antes dela, o Pale Moon era um clan lento e inconsistente, seus melhores combos eram irreais até mesmo na teoria. Com ela, as bulds de circo das trevas ganharam muita consistência e velocidade. A Purple Trapezist é muito versátil, consegue corrigir colunas fracas, gerar ataques extras fortes e até mesmo combos de ataques (quase) infinitos com Midnight Bunny. Mesmo com os novos suporte do OCG, a Purple Trapezist tem seu espaço garantido aumentando o poder e sinergia dos novos combos.

3o: Battle Cupid, Nociel

O principal "Damage Swaper" depois da Shamsiel, mas a Shamsiel é um boss e com o tempo será substituída por um boss mais forte, assim como acontece em todo clan. Mas o Nociel continuará sendo importantíssimo, como a única carta que ativa esse tipo de efeito durante o turno do oponente. Nos decks atuais, ele não é apenas um shield de 7k, pois os 2k adicionais duram todos os ataques do turno. Assim como o Chapie the Ghostie, ele ajuda a tornar o Angel Feather um 'Toolbox' e assim como a Purple Trapezist, torna o deck mais consistente, sendo um dos motivos do AF ser conhecido como "o deck que joga com duas mãos".

2o: Binoculus Tiger

Great Nature é um clan onde todos os suporte ativam seus poderosos efeitos ao morrer na end phase. Para isso acontecer, ele precisar de efeitos que os faça morrer e o Binoculus Tiger possui este efeito. Ele não apenas é o gatilho de todos os combos do clan como também é o que torna as colunas do deck mais do que um simples beatdown, ajudando a alcançar qualquer Magic Number. Ele pode não ser tão espetacular à primeira vista, ou pode não continuar sendo tão importante na medida que surgirem novo suportes, mas até o momento ele é insubstituível em absolutamente todas as builds de Great Nature.

1o: Storm Rider Basil

Não apenas o Basil, mas todos os Storm Riders são a chave do combos de Aqua Force no TCG. Todos eles possuem um efeito que gera ataques extras, mesmo que mais fracos, antes do vanguard atacar, e graças a isso os efeitos que necessitam de 4 ataques ou mais para ser ativados são possíveis. O poder desses efeitos são referentes ao poder do efeitos do boss. Afinal, sem esse tipo de suporte o deck do Maelstrom simplesmente não funcionaria.

Acredito que muitas pessoas estavam esperando ver um Silent Tom ou um Palamedes entre as key cards, mas mesmo sendo cartas importantísimas para seus clans, elas são fortes por si só e não por causa de um combo, seus decks continuam jogando normalmente sem elas. O próximo Top 5 será de rearguards individuais e vocês já sabem agora duas cartas que estarão lá. Condordam com o Top5 de hoje? Acham que esqueci de alguma key card mais importante que essas? Comentem! Critiquem! Dêem as suas sugestões!

8 comentários:

  1. hey lucas...

    olha entao eu nao discordo do top 5 que vc fez nao, acho que ta ok... apesar que nao sou a melhor pessoa a comentar isso... kk ^^'

    agora vou pedir uma ajuda sua, eu to começando a jogar de AF, nao muiiito tempo e concordo absolutamente, que o nociel, e a key do clan, agora quando vc fala, dos 2 k adicionais na defesa, vc se refere quando vc usa as units que ganham 2k quando as cartas sao trocadas certo, nao tem nada a ver com o nociel, em si , certo???

    vlw, pelo posts...

    let´s image
    let´s vanguard \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, o nociel em si não dá boost, mas dentro do combo do clan, ou pelo menos dentro da build da Shamsiel (que é a que mais joga no momento) ele acaba gerando esse boost praticamente sempre e para quase todas as units =]

      Claro que o que eu falei acaba não se aplicando numa build de Kiriel ou Ergodiel com tanta frequencia. Todo clan possui várias builds e inúmeras variações, não tem como falar de todas ao mesmo tempo por isso procuro falar daquelas que são vistas como as mais competitivas...

      Excluir
  2. Eu discordo do primeiro lugar,ok,o basil é muito importante pra mecânica do maelstron,mas é apenas para q funcione no começo,vc pode substitui-lo fácil pelo g3 e g2 correspondente,acho q o tema é key card,nesse caso são varias cartas q estão mais pra categoria suporte,pois eles apenas possibilitam a jogada,ñ criam um efeito vantagem sobre o outro jogador,acho q a purple trapezist é a q se encaixa melhor na mecânica e da uma vantagem realmente devastadora dentro das possíveis jogadas,como vc falou,key card é a carta q sozinha abre um leque de possibilidades de eliminar o oponente,o basil só possibilita e facilita uma simples jogada pro efeito do boss,de resto achei legal,sou suspeito pra falar mas acho q o laurel devia estar ai,se bem q na ultima posição,essa é a minha opinião,eu ñ conheço muito vanguard,admiro mt vc lucas,mas pela sua proposta do inicio do post é isso q acho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como diz na primeira frase sobre o Basil, todos os storm riders podem substituí-lo, mas os efeitos deles tem a maior importancia entre todas as cartas key cards, aginal, sem eles é impossível do aqua force rodar. A purple trapezist é gera muitos combos no Pale Moon, mas o Pale Moon consegue jogar mesmo sem ela ^^

      Não discordo da sua opinião, está errada, é por causa disso que logo no começo de cada top5 coloco os critérios que usei. Normalmente eles acabam definindo essa ordem ^^"

      Excluir
    2. ñ entendi mt bem seu segundo parágrafo,e acho q talvez vc ñ tenha me compreendido,vc disse no começo do post uma coisa mas na purple e no basil meio q se contradisse,pq citou outras cartas necessárias para o inicio e funcionamento,pra mim uma key card é a chave para o inicio d uma super jogada comandada por ela,q vai causar estrago se bem feita,enfim já dei minha opinião,só quero contribuir,posso ter me expressado mt mau na hora de falar da purple,pq ela é mt boa pros pale mons mas tbm ñ roda sem outros suportes importantes

      Excluir
    3. Putz, escrevi errado o segundo paragrafo ^^"

      Faltou um "não", eu quis dizer que não discordo da sua opinião, não está errada, é natural existir várias definições para cada nome que damos. No caso cada um tem um endentimento diferente sobre o que é uma keycards e o por que de achar um carta melhor que outra.

      Por isso defini esses critérios, a partir disso escolhi as melhores seguindo esse parâmetro =]

      Desculpa pela forma que escrevi, obrigado pela contribuição, é muito importante para o blog, vou revisar os meus comentários antes de postar ^^"

      Excluir
    4. blz kra,vou continuar comentando tds os posts q achar q tem haver comigo,infelizmente alguns ñ da pra comentar pq ñ tem nada a ver comigo,como o deck de great nature,tipo mt bom como vc fez,gostei de ler,mas tipo ñ tem oq falar pq ñ conheço sabe?enfim,ta de boa,dps faz o top desafio q propus pra superar o the end e tal,e comenta um pouco sobre a diferença das primeiras cross rides,pras cross rides pós LB e pras q vão sair acho q na bt12(reverses e tal),vlw e boa sorte

      Excluir
    5. pode deixa, essa semana eu posto ^^

      Excluir