sexta-feira, 5 de julho de 2013

Game Theory: Fundamentos do Meta - Decks Competitivos

No começo da semana falei sobre as tendências de jogo que estão enriquecendo o meta, deixando o jogo menos dependente de sorte e valorizando mais o habilidade do jogador. Mas e o deck? o deck também influencia na competitividade e muito. Os fatores que mais influenciam no jogo competitivo são Sorte, Skill, Build e Dinheiro.


Sorte - O fator sorte é necessário para a que o jogo não seja 100% previsível, o que dá mais emoção às partidas e ajuda a deixar tudo mais interessante. A sorte também causa um leve desequilibrio por não ser algo "justo". Mas uma partida equilibrada demais não cria oportunidades de reviravoltas. Como na Formula 1, quase toda a emoção está na largada, depois disso tudo se mantêm quase do mesmo jeito até o final.

Skill - Pode-se chamar de habilidade, talento, nível de jogo, etc. As decições que o jogador toma, de forma conciênte ou por acaso é o único fator controlável durante uma partida e onde mais podemos evoluir. O assunto principal da maioria das discuções sobre gameplay.

Build - Outro assunto recorrente nas discuções dos players, mas nesse caso um fator pré-jogo. A build como o deck é montado, é onde o jogador coloca a sua personalidade, planeja suas joagdas mais importantes, prevê as melhores jogadas e como se comportar em diferentes situações contra diferentes players. Jogo de tabuleiro tradicionais ou praticamente qualquer jogo que não seja um jogo colecionável, não permite essas mudanças, as builds não existem ou já vem pré-definidas pelo próprio jogo.

Dinheiro - Não necessariamente os deck mais caros são os únicos que ganham, mas é natural que as melhores cartas sejam mais caras. Também não é uma verdade absoluta que o deck mais caro tem mais chances, mas um deck de 50 comuns certamente não tem muitas chances. Não é por acaso que todo deck competitivo possui 4 sentinels e uma base similar independente da mecânica. Diferente de outros card games, no caso de Vanguard é fácil conseguir um deck competitivo completo por um valor não tão absurdo, sempre existirão decks com um custo/benefício melhor outros, mas nenhum deck competitivo será baratíssimo.

Essas são as quatro principais armas do jogo competitivo. Sempre ganharemos usando todas elas e sempre perderemos para todas elas. É importante se conformar que não temos toda a sorte do mundo, sempre cometemos erros, todas as builds têm pontos fracos, nenhuma deck é de graça. E que o mais importante no final é se divertir =].

4 comentários:

  1. realemente.. concordo com esse ponto de vista...
    e acrescente, que mesmo um deck que nao e tao competitivo graças ao fator sorte, vc pode muiiito bem ganhar de um deck completo...

    e indiferente de como o seu deck esteja, eu garanto, que voce sempre ira se divertir ... sempre... e consequentemente.. voce ira querer ficar mais forte, mudar seus combos, cartas, e depois disso voce nunca mais saira do mundo vanguard ^^'

    let´s image
    let´s vanguard

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim! ^^

      por isso chamamos os decks mais fortes de competitivos e não de invencíveis xD
      todo mundo perde e ganha, mas alguns ganham mais e ninguem gosta de perde ^^

      Excluir
    2. A questão é q a maioria dos boss sozinho ñ faz mt coisa,já quando a estrutura ta bem montada é um estrago imenso se td der certo,e se for Great Dayusha é ainda maior,rsrsrs,lembro da época q yugioh passava na tv e eu era uma humilde criança,kra vc ñ tem noção dos coroas se reunindo num shooping de uma praia daqui só pra jogar e apostar as keycards do deck q usa no duelo,acho q vcs ñ fazem isso por ai,até pq no Vanguard isso pode prejudicar mt mais q no Magic ou Yugioh,já q no Vanguard as cartas dependem da sinergia da build pra rodar com perfeição,mas seria mt legal d qualquer jeito,e eles sempre davam cartas pra garotos como eu,pegavam um bolo de cartas q ñ funcionavam mais pra proposta de jogo deles e distribuíam entre os q estavam assistindo,enfim mt bom o post,q venham os próximos
      By:Igor

      Excluir
    3. Kaycards é uma boa! =D
      Obrigado pela sugestão!

      Excluir