terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Decks, Cartas & Clans: 'Beatdown Genérico'



O primeiro deck que eu gostaria de falar, é o que eu chamo de beatdown genérico, é um deck que existe para quase todos os clans, é extremamente barato e eficaz. Esse deck é basicamente composto por cartas "clones", aquelas cartas que quase todo clan tem uma cópia com o mesmo efeito.

A função desse deck é somar 20k facil e atacar com o maximo de força o mais rápido possivel:

G3
4x 12k beater
4x 12k boost

G2
4x 10k Vanila
4x Special Intercept
2x 11k beater

G1
4x 8k Vanila
4x Sentinel
4x 7k CB1: +1k
3x 10k Boost

G0
4x Stand
4x Crit
4x Draw
4x Heal
1x G3 Searcher


Bem simples, no OCG, dos 20 clans do jogo, 16 tem cartas para montar exatamente essa build ou superior a ela. Eu uso esse deck como divisor de águas, jogo pelo menos 10 partidas contra um deck assim e vejo a estratégia que eu montei se mostrou superior ou igual, sabe se mostre inferior a essa build, o deck precisa de monidifcações. Acredito que se o seu deck não tiver um diferencial ou não for superior à build mais generica (e barata) do jogo, ele não merece o esforço de ser montado.

Para poupar tempo, muitas vezes eu comparo o campo ideal desse deck contra o campo ideal do deck a ser montado, imagino como seria a partida se os 2 jogadores tivessem a mesma sorte e jogassem da mesma forma, para que a unica diferença entre os 2 seja o deck.

Suponho que uma partida normal dure em média 8 rodadas, sendo que nas 3 primeiras os jogadores fizeram seus rides para chegar no G3 (early game), nas 3 rodadas seguintes os jogadores conseguiram defender os ataques sem grandes dificuldades sem passar por apuros (mid game) e nos 2 turnos finais é quando os recursos começam a faltar até que um dos jogadores não consegue mais segurar todos os ataques e perde (end game).

Dentro dessa suposição, as 5 ultimas rodadas são onde a estrategia realmente acontece. Todos os grades podem ser baixados na mesa, a maioria dos efeitos podem ser ativados e os combos mais importantes podem ser feitos.
As comparações são feitas com relação a vantagem numérica:

- cada dano vale 1 carta
- cada ataque que force 10k ou menos de shield vale 1 carta
- cada ataque que force 20k ou menos de shield vale 2 carta
- qualquer ataque mais forte que isso vale 1 dano garantido (1 carta)
- cada efeito de retirar vale 1 carta
- cada efeito de busca ou draw vale 1 carta
- cada custo que faça perder um carta do campo ou na mão vale 1 carta negativa

Depois de somar esses valores nós podemor comparar numericamente qual deck (EM TEORIA) teria mais vantagem. No caso de efeito que pagam counter blast, eles tem uma limitação, então teria que supor quantas vezes seria possivel usar esse efeito. E no caso de efeitos "on hit", "G3 check" ou qualquer efeito que não seja garantido, o calculo seria mais complicado. Mas invés de ficar quebrando a cabeça calculando e supondo tudo isso para no final ter um resultado impreciso (porque na pratica as suas decisões e as decisões do oponente são a maior variável e isso é impossivel calcular) o melhor é jogar umas partidas e ver os resultados na prática! =D

Ao fazer testes praticos, nunca considere absoluto um resultado só por ter conseguido logo de primeira ou porque deu certo uma vez. Esses testes precisam ser feitos muitas vezes para alcançar um resultado mais confiavel. Por que afinal, em um torneio de 8 rodadas, se o seu deck rodou em 50% das tentativas, significa que você automaticamente perderá metade e tentará ganhar a outra metade (supondo que o oponente tem a mesma sorte e as mesmas habilidades), possivelmente você sairá desse torneio com 25% de aproveitamento, o que é um pessimo resultado.

Mas claro se o seu objetivo é se divertir e não jogar de forma competitiva, jogue da forma que acha mais divertido. Apesar de que eu não considero muito divertido perder sempre. ^^"

Nenhum comentário:

Postar um comentário