quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Dicas, Estratégias & Combos: Estágios do Jogo


Existe característica dentro das teorias de jogos que todo jogo possui. São os Estágios ou fases do jogo, também pode ser conhecido do 'sub-games', por possuir estrátégias, e até mecânicas diferentes. Isso acontece naturalmente em todo os jogos e passa facilmente despercebido. No caso de Vanguard é mais uma questão de nomenclatura, mas ajuda a definir o melhor momento em que cada recurso deve ser utilizado e como planejar as jogadas dependendo do andamento do jogo.

- Early Game: São os primeiros turnos do jogo, o principal objetivo do jogo é conseguir as rides e alcançar o twin drive sem perder turnos.

- Mid Game: Ao conseguir o twin drive, o jogador chega a um ponto de equilibrio de recursos (conseguindo 3 cartas por turno). Nesse momento o principal objetivo é formar um campo ideal. Este também é o momento do jogo em que a administração dos recursos se torna mais importante.

- Late Game: Não importando como o jogador administre seus recursos, sempre existe um momento em que todo combo quebra e começa a faltar shield (se não falta shield começa a faltar deck xD). É o momento de tentar finalizar o jogo com tudo que ainda resta antes que o oponente o faça.

A principal idéia em definir bem essas 3 fases é saber quando vale a pena ou não usar determinada jogada:

Como por exemplo, se você não começou com G3 mas tem muitos G1, é interessante começar atacando muito, e eliminado os recursos do oponente desde cedo, porque provavelmente demorará mais para alcançar o twin drive e precisa fazer algo para equilibrar as coisas.

Outra situação é se você levou dano com crits muito cedo e alcançou o limit break logo ao colocar o G3 como vermilion na mesa. Vale a pena usar tão cedo no começo do jogo e arriscar dar tempo para o oponente se recuperar? Ou é melhor entrar no late game ativando este efeito para eliminar todos os recursos do oponente e garantir uma vantagem(ou a vitoria) maior num momento onde o oponente não consegue mais se recuperar?

Existem efeitos que ajudam a dar consistência ao combo, como é o caso das ride chains e a maioria das superior rides. São efeitos melhor utilizados no Early Game. Existem efeitos que ajudam a montar o combo ou atrasar o oponente, como superior calls, efeitos de busca e draw ou efeitos de retire e stand nas rearguards, que são melhores para administrar os recursos e controlar o jogo no Mid Game. Por fim, existem efeitos para finalizar o jogo como super boosts, críticos adicionais, ataques adicionais com o vanguard e muitos outros. Obviamente, efeito para o Late Game.

Nenhum comentário:

Postar um comentário